Em 1947, o diplomata brasileiro Oswaldo Aranha presidiu a 1ª sessão especial da Assembleia Geral da ONU, sobre Palestina, e presidiu a 2ª sessão da AGNU. O país, desde 1955, profere o discurso de abertura do Debate Geral da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Marcolino Gomes Candau (Rio de Janeiro, 30 de maio de 1911 – Genebra, 23 de janeiro de 1983) MPH, FRCP, M.D. foi um médico brasileiro ligado às Nações Unidas. Foi o primeiro brasileiro a dirigir um organismo especializado da ONU, a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Quem foi o primeiro presidente brasileiro a discursar na ONU?
O privilégio brasileiro permitiu que em 2011, durante a 66ª assembleia, a ex-presidente Dilma Rousseff fosse a primeira mulher na história a proferir o discurso de abertura. Na época, ela condenou a espionagem americana revelada por Edward Snowden.
O Brasil é um dos membros fundadores da ONU, e conta com representação fixa desse organismo em seu território desde 1947. Ao todo, 27 entidades ligadas à ONU desempenham atividades no país.
Presidiu a II Assembleia Geral da ONU que votou o Plano da ONU para a partição da Palestina de 1947, que culminou na criação do Estado de Israel, fato que rendeu a Aranha eternas gratidões dos judeus e sionistas por sua atuação.
Por que o Brasil sempre abre a Assembleia Geral da ONU?
O que Israel já fez pelo Brasil?
Brasil e Israel compartilham uma longa história de intercâmbio nas áreas técnica, científica e tecnológica. Desde os anos 1960, Israel contribui para o desenvolvimento da agricultura do semi-árido, por meio da difusão de técnicas de irrigação em regiões do Nordeste brasileiro.
A criação do Estado de Israel aconteceu no dia 14 de maio de 1948, por intermédio da Organização das Nações Unidas, como parte da divisão da Palestina que essa organização estabeleceu.
É a segunda vez no atual biênio que o Brasil ocupará a presidência temporária do Conselho – a primeira ocorreu em julho de 2022. O país também é um dos maiores participantes entre os membros não-permanentes do CSNU, atrás apenas do Japão. Desde a criação do órgão, em 1948, esse é o 11º mandato brasileiro.
O diplomata Sérgio França Danese será o novo representante permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU). O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) a indicação feita pela Presidência da República, por meio da Mensagem 7/2023.
24 de outubro de 1945: A fundação das Nações Unidas
A deliberação dos delegados foi redigida com base em propostas elaboradas pelos representantes da China, União Soviética, Reino Unido e dos Estados Unidos em Dumbarton Oaks, nos Estados Unidos, em agosto e outubro de 1944.
Em 2024, Alberto Pacheco Capella assumiu o posto de oficial responsável pelo Escritório do PNUMA no Brasil. Desde 2022, atua como Diretor do Escritório Sub-regional para o Cone Sul da América Latina, sendo Representante para Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
A ordem tradicional dos discursos – Brasil primeiro, Estados Unidos em segundo, e depois os demais países, de acordo com um sistema que leva em conta, entre outros critérios, o nível de representação (se é o chefe de Estado quem vai falar, ou um ministro, ou um embaixador) só começou, de fato, em 1955, na Décima ...
A bandeira das Nações Unidas consiste no emblema que representa a projeção equidistante azimutal branca do mapa-múndi, centrada no Polo Norte, com dois ramos de oliveira brancos colocados à sua direita e à esquerda, localizados no fundo azul-celeste.
O Brasil é um dos 51 membros fundadores das Nações Unidas, tendo depositado sua ratificação da Carta da ONU em 21 de setembro de 1945. A Missão Permanente do Brasil junto à ONU em Nova York representa o país nas principais áreas de atuação da Organização: paz e segurança, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.
No Brasil, o Sistema das Nações Unidas está representado por agências especializadas, fundos e programas que desenvolvem suas atividades em função de seus mandatos específicos.
António Manuel de Oliveira Guterres GCC • GCL (Lisboa, 30 de abril de 1949) é um engenheiro, político e diplomata português que serve como nono secretário-geral da Organização das Nações Unidas desde 2017.
O secretário-geral atua como porta-voz de facto e líder da ONU. O atual é o português António Guterres, que substituiu Ban Ki-moon em 2017 e cujo segundo mandato expira em 2023. Descrito por Franklin D.
Historicamente reservado, Guterres passou a ser ainda mais cuidadoso com aquilo que diz em entrevistas desde que assumiu a liderança das Nações Unidas.
A própria ONU faz o acompanhamento global da implantação dos ODS, da agenda 2030. E tem conhecimento das dificuldades de sua implementação pelos países. Este é um dos motivos, inclusive, da criação do “Grupo de Líderes Para o Estímulo dos ODS”, onde o ministro Márcio Macêdo representa o Brasil.
Os cinco países permanentes do Conselho de Segurança da ONU são: Estados Unidos, Rússia (herdeira da cadeira anteriormente pertencente à URSS), França, Reino Unido e China.
País passou para o 89º lugar, em lista de 193 países. Dados foram coletados em 2022. Suíça, Noruega e Islândia aparecem como primeiras colocadas. O Brasil caiu duas posições no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado nesta quarta-feira (13) pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“Israel” é uma combinação do verbo he- braico “Lisrôt” ou “Sará”, lutar contra ou contender com, e do vocábulo “El”, Deus. O termo significa o que lutou contraDeus. Segundo a narrativa bíblica, Isaac, filho de Abraão, foi pai de dois filhos, Esaú e Jacob (ou Jacó).
O rei Davi (cerca de 1004 a 965 AEC) estabeleceu seu reino como uma grande potência na região através de expedições militares bem sucedidas, incluindo a derrota final dos filisteus, e através de uma rede de alianças amistosas com reinos vizinhos.
A resposta para a pergunta “Quem surgiu primeiro, Israel ou Palestina?” é complexa e controvertida. Historicamente, a Palestina existe como uma região habitada há milênios. No entanto, o surgimento do Estado de Israel em 1948 marcou um momento crucial na história moderna da região.