O homem faz música há pelo menos 35 mil anos Esse chinês tocava uma espécie de cítara e teria transcrito a peça Jieshi Diao Youlan. Cerca de 1.200 anos antes, Pitágoras, o grego do teorema, já estudava música: ele chegou a inventar uma afinação de instrumentos.
A resposta curta à pergunta é: ninguém sabe quem inventou a música. Não existe nenhuma evidência histórica para nos dizer exatamente quem cantou a primeira música, ou assobiou a primeira melodia, ou fez os primeiros sons rítmicos que se assemelhavam ao que conhecemos hoje como música.
Em 3.000 a.C., na Ásia, as culturas indiana e chinesa desenvolviam suas próprias expressões musicais e a música era encarada como um espelho do universo. Entre os chineses o instrumento mais comum era a cítara, um instrumento de cordas que mais tarde deu origem ao violão e à guitarra.
Bach é tido como o maior nome da música barroca, considerado um dos maiores compositores de todos os tempos, ganhando também o título de “Pai da Música”. Foi elogiado e estudado por grandes compositores como Mozart e Beethoven, deixando muitas obras que constituem a consumação de seu gênero.
O homem faz música desde pelo menos a invenção da flauta de osso, há 35 mil anos. Mas a primeira pessoa a registrar em papel uma música foi Qiugong, no século 6. Esse chinês tocava uma espécie de cítara e teria transcrito a peça Jieshi Diao Youlan.
Jubal O Pai Da música A Origem da música Na Bíblia.
Quem foi o inventor das notas musicais?
As notas musicais foram criadas pelo monge beneditino francês chamado Guido de Arezzo, que nasceu no fim do século X. Ele organizou esse sistema de notação musical, que é conhecido até hoje.
Os cantores vão na frente, e os músicos, atrás; no meio, estão as moças tocando tamboris. Louvem a Deus na reunião do seu povo. Louvem a Deus, o SENHOR, todos os descendentes de Israel!
Claro que diversos povos passaram a cantar em rituais e momentos de festas, mas a primeira música e letra a qual é possível fazer a reconstrução sonora é o Hino Hurrita nº 6. A música foi encontrada em Ugarit, sua criação teve o intuito de formar um ode à deusa Nikkal, na região da Mesopotâmia.
Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar.
A música é um dos principais elementos da nossa cultura. Há indícios de que desde a pré-história já se produzia música, provavelmente como conseqüência da observação dos sons da natureza. É de cerca do ano de 60.000 a.C. o vestígio de uma flauta de osso e de 3.000 a.C. a presença de liras e harpas na Mesopotâmia.
O sistema de sete notas proporcionou uma base sólida para a harmonia e a melodia na música ocidental. Essas sete notas formam a estrutura básica para a criação de acordes e progressões harmônicas.
A teoria musical só começou a ser elaborada no século V a.C., na Antiguidade Clássica. São poucas as peças musicais que ainda existem deste período, e a maioria são gregas. Na Grécia a representação musical era feita com letras do alfabeto, formando “tetracordes” (quatro sons) com essas letras.
Mas nós temos indícios do primeiro instrumento musical comum em todas as culturas primitivas: a flauta. Quem primeiro teve a ideia ainda é objeto de debates, assim como a data e a origem, mas em pinturas de cavernas, que datam de 60.000 a.C., foram descobertos vários desenhos de flautas e apitos.
Portanto, o primeiro músico mencionado na Bíblia é Jubal, conforme texto extraído do relato bíblico: “Ada deu à luz Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado. O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta” (Gênesis 4:20-21).