O ferro é absorvido no duodeno e na parte superior do jejuno. A absorção de ferro é determinada por sua fonte e por quais outras substâncias são ingeridas com ele. A absorção de ferro é melhor quando o alimento contém ferro-heme (carne).
Os antiácidos e suplementos de cálcio também podem reduzir a absorção de ferro. Consumir vitamina C em sucos ou ingeri-la em forma de suplemento aumenta a absorção do ferro, assim como comer pequenas quantidades de carne, que contém a forma de ferro mais facilmente absorvida (ferro heme).
Qual o órgão que guarda o principal depósito de ferro?
Assim, a reserva de ferro no corpo é de 3-4 g, sendo que 65% desse ferro está presente apenas nas hemácias, em forma de hemoglobina! O resto vai ser armazenado por todo o sistema retículo-endotelial, mas principalmente no fígado, que vai ser o principal órgão armazenador de ferro no corpo.
Nosso organismo não produz ferro, então você precisa absorvê-lo a partir da dieta - seja por meio do consumo de alimentos naturalmente ricos em ferro ou daqueles enriquecidos com o mineral, como pão de forma e cereais matinais.
O ferro é mais bem absorvido no ambiente ácido. Por isso, pessoas que fazem uso crônico de antiácidos ou bebem muito líquido durante as refeições podem ter dificuldade para absorver o mineral da dieta.
O que pode atrapalhar a absorção de ferro pelo organismo? Algumas condições podem causar a má absorção de ferro. Entre elas estão doença celíaca, doença de Crohn, cirurgia gastrobariátrica e ingestão de antiácidos ou antibióticos em excesso.
Pode estar elevada em condições como hepatopatias, alcoolismo, malignidades, doenças infecciosas e inflamatórias (ex artrite reumatoide), hipertireoidismo, infarto agudo do miocárdio, doença renal avançada e sobrecarga de ferro (hemossiderose e hemocromatose)1,2.
Para a produção do ferro, o minério mais utilizado é a hematita. Ele é feito em altos-fornos com carvão coque para ser queimado e produzir calor. É colocada também uma mistura de hematita, calcário e carvão coque que são favorecidos por uma corrente de ar que leva a uma reação de oxirredução.
Não existe nenhum processo fisiológico para a eliminação do ferro do corpo quando em excesso, apesar deste poder ser eliminado pela menstruação, nas mulheres. De uma forma geral, o ferro é absorvido e utilizado para suprir as necessidades do organismo, principalmente para a produção de células vermelhas do sangue.
Você sabia que aquela xícara de cafézinho pós almoço pode estar prejudicando a absorção de ferro no seu corpo? Isso acontece porque o café contém polifenóis, como os taninos, substâncias presentes em plantas, que podem ligar-se ao ferro e inibir a sua absorção no intestino.
Algumas dicas para aumentar a absorção de ferro incluem comer alimentos ricos em vitamina C, como laranja, caju, goiaba e acerola, junto com alimentos ricos em ferro e evitar o uso frequente de medicamentos antiácidos.
A hepcidina é um hormônio produzido no fígado que exerce sua função por meio da ligação à ferroportina, proteína presente na membrana de macrófagos, enterócitos e hepatócitos, células responsáveis pelo sistema imune e pela absorção dos alimentos. Só que em grande quantidade, a hepcidina inibe a absorção do ferro.
O que é ferritina? A ferritina é uma proteína produzida pelo fígado. Sua função normal é estocar moléculas de ferro para subsidiar a produção normal de glóbulos vermelhos do sangue, visto que o ferro é fundamental na produção destas células.
Embora raro, a ferritina alta pode ser causada por alguns tipos de câncer como linfoma ou leucemia, mas a sua dosagem no sangue normalmente não é indicada com a finalidade de identificar estas condições.
Para baixar os níveis de ferritina deve-se evitar alimentos ricos em ferro como carne vermelha, verduras escuras (espinafre, couve e brócolis), além de reduzir o consumo de feijões e leguminosas, frutas cítricas, suplementos que contenham ferro e alimentos industrializados enriquecidos com ferro e Vitamina C.
O ovo é um alimento considerado fonte de ferro, porém sua disponibilidade, quando analisada a amostra pura (A11), foi baixa. HEATH & FAIRWEATHER-TAIT [21], apontam em seus estudos que a avidina, glicoproteína presente nos ovos, é um componente responsável pela inibição da absorção do ferro não-heme pelo organismo.
Outra forma de aumentar a absorção do ferro das frutas, é comer alimentos ricos em vitamina A, como cenoura, tomate e espinafre, pois esta vitamina também promove a absorção do ferro pelo organismo. Veja outras frutas e vegetais ricos em vitamina A.
As carnes vermelhas talvez sejam a fonte de ferro mais conhecida. Coração, fígado e rins de boi, por exemplo, são algumas das opções que podem ser incluídas no cardápio.