Santo Estêvão é chamado de Protomártir, ou seja, ele foi o primeiro mártir de toda a história católica. O seu martírio ocorreu entre o ano 31 e 36 da era cristã. Eis a descrição, tirada do livro dos Atos dos Apóstolos: “Estêvão, porém, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
Santo Agostinho é um dos santos com vida mais "antiga". Enquanto nomes como Santo Antônio e Santa Rita de Cássia viveram a partir do século XII, Agostinho viveu entre os séculos IV e V — mais próximo de São Bento, que teria nascido por volta do ano 480 d.C..
História. Imagem medieval de Santa Rita de Cássia, a mais antiga a representar uma santa. Pintura dos meados do século XV. Santa Rita de Cássia, filha de Antonio Lotti e Amata Ferri Lotti nasceu em Roccaporena em 1381.
Uma dessas instituições, que demorou nove séculos em produzir um dos melhores diamantes espirituais da Igreja, é a das canonizações: o primeiro homem oficialmente elevado à honra dos altares foi Santo Ulrico, Bispo de Augsburgo, na atual Baviera, Alemanha, no século X.
História por trás dos fatos: Quem foi o primeiro Santo da Igreja Católica?
Quem criou os santos na Igreja Católica?
A prerrogativa papal para declarar oficialmente "novos" santos só veio no ano 1170, em documento do papa Alexandre 3º – a doutrina católica afirma que os santos são apenas reconhecidos pela Igreja, e não criados por ela.
Santo Antônio, São João e São Pedro são tradição da maior festa do Nordeste. A tradição das festas juninas em Alagoas é marcada por muita devoção aos três homenageados do mês: Santo Antônio, São João e São Pedro. Mas também não pode faltar muita festa, comidas típicas, fogueiras, forró no pé.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida surgiu em outubro de 1717, quando pescadores foram ao rio Paraíba com a missão de conseguirem peixes. Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves fizeram uma oração pedindo a ajuda da Mãe de Deus para que a pesca fosse bem sucedida.
Santa Mônica rezou por ele sem parar e, pouco a pouco, Cristo respondeu às suas orações. Santo Agostinho teve uma conversão de coração e a partir desse momento dedicou sua vida a Deus. Esta é a prova do que é uma boa mãe e do que muita oração pode fazer por um filho rebelde.
Santo Expedito foi um general. E um general naqueles tempos tinha enorme poder. Sob suas ordens estavam milhares de homens. Sob sua responsabilidade estava toda a segurança de uma região, e diz a história que ele comandava uma legião inteira que protegia o Império Romano dos bárbaros asiáticos.
"Porque ele foi declarado santo pelo próprio Cristo, foi Cristo quem o canonizou. Seguindo essa linha eclesiológica, embora não tenha sido uma canonização nos moldes convencionais, sua sagração seria de causar inveja a qualquer santo, a qualquer cristão", acrescenta ele.
O primeiro santo brasileiro nascido no Brasil seria reconhecido apenas em 2007, em missa celebrada pelo papa Bento XVI em São Paulo. O frade franciscano Antônio de Sant'Anna Galvão (1739-1822), mais conhecido como Frei Galvão, é famoso entre os fiéis pelos relatos de curas milagrosas.
No relatório, Cid Gomes lembra que o Padre Cícero já é considerado um verdadeiro "santo popular" por muitos fiéis católicos e exalta a trajetória do homem quem são atribuídos milagres. O início do processo de beatificação de Padim Ciço pela Igreja Católica foi autorizado em 2022.
Quem foi o primeiro santo canonizado? O Papa João XV (985-996), em 993, realizou a primeira canonização formal. O primeiro santo canonizado foi Santo Ulrico, Bispo de Augsburgo (Baviera), falecido em 973.
Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, em 13 de setembro de 1191 e morreu com 36 anos, em 13 de junho de 1231, nas vizinhanças de Pádua, Itália. Por isso, é chamado Santo Antônio de Lisboa e Santo Antônio de Pádua, um dos santos mais populares da Igreja, “o santo do mundo todo” chamou Leão XIII.
Pai do monaquismo cristão, Santo Antão nasceu no Egito em 251 e faleceu em 356; viveu mais de cem anos, mas a qualidade é maior do que a quantidade de tempo de sua vida, pois viveu com uma qualidade de vida santa que só Cristo podia lhe dar.
A Igreja ensina que seu fundador é Jesus Cristo. O Novo Testamento registra vários eventos considerados essenciais para o estabelecimento da Igreja Católica, incluindo as atividades e o ensino de Jesus e sua nomeação dos apóstolos como testemunhas de seu ministério, sofrimento e ressurreição.
Jesus era judeu, nascido de mãe judia. Foi circuncidado no oitavo dia, de acordo com a lei judaica (Lucas 2,21), e se considerava um judeu fiel às suas origens. Seus ensinamentos derivam das leis e das tradições judaicas com as quais Jesus se criou e que jamais negou.
As canonizações pontifícias entre os anos 1588 e 2019 proclamaram 835 homens e 221 mulheres como santos e santas católicas ao incluir seus nomes e memórias no livro oficial da Igreja. Há perto de 11.300 santos/as e beatos/as na Igreja Católica anotados neste livro: Martirológio Romano.
Isso ocorre porque a convenção do mundo cristão é comemorar o nascimento de São João Batista, que, segundo a Bíblia, teria nascido exatos seis meses antes de Jesus. A data escolhida é um evento raro, já que o costume católico é de celebrar os santos na data de sua morte.