Segundo compêndio católico da vida dos santos, São Longuinho foi o legionário romano que, com sua lança, perfurou o lado do corpo de Jesus crucificado, para certificar-se da sua morte.
Segundo Alves, "diante desse fato miraculoso e vendo os acontecimento que sucederam com a morte de Jesus", o soldado se converteu, deixou o exército romano e teria fugido para a Capadócia, onde acabou sendo preso e martirizado.
Qual o nome do soldado que perfurou o lado de Jesus?
"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves.
Caio Cássio Longino, em latim Gaius Cassius Longinus (antes de 85 a.C. — outubro de 42 a.C.) foi um senador romano e o principal agente na conspiração contra Júlio César, e o cunhado de Marco Júnio Bruto. 85 a.C.
São Longuinho foi, na verdade, o soldado romano Longinus, que se encontrava na Terra Santa e integrou o grupo encarregado de promover a execução de Jesus Cristo. Consta que água espirrada do corpo de Cristo pingou no olho de Longinus e curou um defeito. Ele se converteu, tornou-se cristão.
O DESTINO do SOLDADO que PERFUROU o LADO de JESUS na CRUCIFICAÇÃO: VEJA O que aconteceu depois!
Porque saiu água e sangue quando o soldado perfurou Jesus?
Estando Jesus já morto e ainda pregado na cruz, diz o evangelista, um soldado aproximou-se, feriu-lhe o lado com a lança, e imediatamente saiu sangue e água: a água, como símbolo do batismo; o sangue, como símbolo da eucaristia.
Cláudio Lísias ou apenas Lísias é uma pessoa mencionada nos Atos dos Apóstolos do Novo Testamento da Bíblia. Segundo Atos 21, 22, 23 e 24, Lísias era um tribuno e comandante (quiliarca) da guarnição romana de Jerusalém (coorte em Atos 21:31).
Segundo compêndio católico da vida dos santos, São Longuinho foi o legionário romano que, com sua lança, perfurou o lado do corpo de Jesus crucificado, para certificar-se da sua morte.
Um desses é Aurélio Quintus Pompeu, filho de um modesto oficial da legião romana da Judeia e de uma jovem grega, que ele conhecera e com quem se casara, em Jerusalém. O oficial romano cedo desencarnou, durante uma expedição em que combatia uma dessas rebeliões, tão frequentes na Judeia e na Palestina.
Enviado pelo rei Pilatos (Peter Firth), o soldado Clavius (Joseph Fiennes) se vê diante de uma série de questionamentos sobre o sumiço do corpo. A princípio, ele pensa que os discípulos de Jesus roubaram o cadáver.
A Lança do Destino (também conhecida como Lança Sagrada ou Lança de Longino), segundo a tradição da Igreja Católica, foi a arma usada pelo centurião romano Longinus para perfurar o tórax de Jesus Cristo durante a crucificação. Lança do Destino, gravura representando a ponta de lança conservada em Viena.
"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves. Nos evangelhos canônicos, não há menção ao nome do soldado.
Ainda que não exista comprovação histórica da associação de São Longuinho ao soldado romano, a crença ao santo diz que: após perfurar Jesus com uma lança, Longuinho recebeu um jato de sangue em seus olhos e, no momento, o seu problema de visão foi resolvido. Foi então que ele percebeu que aquEle era o filho de Deus.
Foi acusado de desertor e condenado à morte, a não ser que renunciasse à sua fé em Cristo. Longuinho se manteve firme e, por isso, foi torturado, teve seus dentes arrancados e a língua cortada. Depois, foi decapitado. Quase mil anos depois, em 999, São Longuinho foi canonizado pelo Papa Silvestre II.
Esta terceira teoria aponta que Gaius é o centurião de Mateus 27:54 e João 19:34 (Segundo tradições católicas, o soldado romano de João 19 é o centurião de Mateus 27) que perfurou o lado de Jesus na crucificação.
O que aconteceu com os soldados que acoitaram Jesus?
Os soldados açoitaram Jesus e zombaram Dele, vestiram-No com um manto e sobre Sua cabeça uma coroa de espinhos. Ele foi levado ao Gólgota, onde O pregaram em uma cruz. Enquanto sofria, Jesus pediu ao Pai Celestial que perdoasse os soldados que O crucificaram e disse a Seu Pai que Sua obra estava terminada.
Caio Cláudio Glabro (em latim: Gaius Claudius Glaber) foi um comandante do exército da Roma Antiga, ostentando os postos de general (também chamado de legado) e pretor em 73 a.C. Ele foi derrotado durante a batalha no Monte Vesúvio contra as forças do gladiador rebelde Espártaco (do latim Spartacus) na célebre revolta ...
Um cristão chamado Gaio é mencionado na Macedônia como sendo companheiro de Paulo em sua terceira viagem missionária juntamente com Aristarco (Atos 19:29). No capítulo seguinte, um Gaio de Derbe é listado como um dos sete companheiros de viagem de Paulo que esperaram por ele na Trôade (Atos 20:4).
Diz-se que ele gozava de fama de santidade na comunidade cristã antiga, e era conhecido como São Longino ou "Longuinho". Portanto, não há nenhum indício histórico sobre ele e tudo o que é eventualmente dito a seu respeito é fruto da tradição, a qual tentou preencher uma lacuna deixada pelas fontes antigas.
Quando, finalmente, Clavius encontra Yeshua (Cliff Curtis) vivo, o filme se torna uma fantasia sobre a fé e o poder transformador desta. Quando ele vê o homem intacto e saudável conversando alegremente com seus discípulos, seu ceticismo é abalado.
Quia per sanctam crucem tuam redemisti mundum. Ao saírem, encontraram um homem de Cirene, chamado Simão, e requisitaram-no, para levar a cruz de Jesus.
Quando o centurião Clavius encontra Jesus ressuscitado e passa a presenciar os milagres operados por ele, as dúvidas do militar desaparecem gradativamente.