Cláudio Lísias ou apenas Lísias é uma pessoa mencionada nos Atos dos Apóstolos do Novo Testamento da Bíblia. Segundo Atos 21, 22, 23 e 24, Lísias era um tribuno e comandante (quiliarca) da guarnição romana de Jerusalém (coorte em Atos 21:31).
O tribuno militar romano Clavius (Joseph Fiennes) permanece fielmente na sua função na Judéia por 25 anos. Após uma grande disputa entre romanos e judeus por causa de Jesus (Cliff Curtis), Clavius é escolhido para investigar o mistério do que aconteceu com seu corpo após sua crucificação.
Caio Cássio Longino, em latim Gaius Cassius Longinus (antes de 85 a.C. — outubro de 42 a.C.) foi um senador romano e o principal agente na conspiração contra Júlio César, e o cunhado de Marco Júnio Bruto. 85 a.C.
"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves. Nos evangelhos canônicos, não há menção ao nome do soldado.
São Longuinho foi, na verdade, o soldado romano Longinus, que se encontrava na Terra Santa e integrou o grupo encarregado de promover a execução de Jesus Cristo. Consta que água espirrada do corpo de Cristo pingou no olho de Longinus e curou um defeito. Ele se converteu, tornou-se cristão.
Pr. Denilson Lima - O Soldado Romano Lucius Claussius
O que aconteceu com o soldado que enfiou a lança em Jesus?
Segundo o evangelho de João 19:34, "um soldado lhe atravessou o lado com uma lança, e imediatamente saiu sangue e água." Já os relatos não bíblicos dizem que esse líquido saído do corpo de Jesus teria respingado nos olhos do soldado, curando-o instantaneamente de uma grave doença ocular.
Gaio ou Caio é o nome de diversas pessoas no Novo Testamento da Bíblia. Um cristão chamado Gaio é mencionado na Macedônia como sendo companheiro de Paulo em sua terceira viagem missionária juntamente com Aristarco (Atos 19:29).
Caio Antônio ou Caio António (em latim: Gaius Antonius, 82 a.C. - 42 a.C.) foi um político da gente Antônia da República Romana, segundo filho de Marco Antônio Crético com Júlia Antônia, irmão de Lúcio Antônio e do triúnviro Marco Antônio.
Kirk B. R. Woller como Gaius: um centurião romano e ex-associado de Mateus. Giavani Cairo como Tadeu: um ex-pedreiro em Betsaida e um dos doze apóstolos de Jesus.
O que aconteceu com Pilatos depois da morte de Cristo?
Pilatos é levado como prisioneiro com ela a Roma para ser julgado, mas toda vez que o imperador vê Pilatos para condená-lo, sua raiva se dissipa. Isso se revela porque Pilatos está vestindo o casaco de Jesus; quando o casaco é removido, o imperador o condena à morte, mas Pilatos comete suicídio primeiro.
Ele interpreta Clavius, um ambicioso oficial romano, ordenado por Pôncio Pilatos para localizar o corpo desaparecido de Yeshua (Jesus de Nazaré), a fim de acabar com uma revolta iminente em Jerusalém. O impacto de Clavius sobre os apóstolos, e deles sobre ele, conduz a uma reflexão criativa sobre o drama.
Eles obedecem – e qual não é a surpresa das duas ao se dar conta de que a vítima de Terencius e Longinus é ninguém menos que Caius, o qual caiu em desgraça após perder os movimentos da pernas. O vilão, é claro, morre de vergonha ao ser visto como um mendigo pela mulher que um dia desprezou.
Quando o centurião Clavius encontra Jesus ressuscitado e passa a presenciar os milagres operados por ele, as dúvidas do militar desaparecem gradativamente.
Um desses é Aurélio Quintus Pompeu, filho de um modesto oficial da legião romana da Judeia e de uma jovem grega, que ele conhecera e com quem se casara, em Jerusalém. O oficial romano cedo desencarnou, durante uma expedição em que combatia uma dessas rebeliões, tão frequentes na Judeia e na Palestina.
Pouco se sabe sobre o passado de Gaius, além do fato de ele ter sido confrontado pela Seita das Máscaras após ter se tornado poderoso demais, sendo relatado por Carina Leone como tendo portado uma máscara da mesma no passado, e se juntado a Ordo Calamitas em determinado ponto de sua vida por motivos desconhecidos.
"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves. Nos evangelhos canônicos, não há menção ao nome do soldado.
Quinto Túlio Cícero (em latim: Quintus Tullius Cicero; 102 a.C.–43 a.C. (59 anos)) foi um político e general romano da gente Túlia que atuou sob o comando de Júlio César durante as Guerras Gálicas. É conhecido principalmente por ter sido o irmão mais novo do famoso orador Cícero, cônsul em 63 a.C..
O Evangelho de São João relata quando os soldados foram quebrar as pernas dos dois homens que estavam crucificados ao lado de Jesus, mas quando chegaram diante de Cristo, “como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água” (Jo 19 ...
Jesus curou um empregado que estava acamado à distância, do centurião, oficial romano que estava em Jerusalém com uma centena de soldados romanos. “Ele está sofrendo terrivelmente com uma paralisia”, disse o centurião a Jesus. Jesus lhe disse que iria curá-lo.
Porque saiu sangue e água quando soldado perfurou Jesus?
Pois assim como Deus formou a mulher do lado do homem, também Cristo, do seu lado aberto, nos deu a água e o sangue para que surgisse a Igreja. E assim como Deus abriu o lado de Adão enquanto ele dormia, também Cristo nos deu a água e o sangue durante o sono de sua morte”.