Personagem marcante do universo da animação, Shrek aparentemente teve a sua aparência inspirada por um lutador que fez fama na década de 1940, embora os responsáveis pela franquia nunca tenham confirmado. Estamos falando de Maurice Tillet, cuja compleição se assemelha à do ogro das telonas.
Maurice Tillet, mais conhecido como The French Angel (O Anjo Francês), foi um figurão da luta livre que fez sucesso nos anos 1930 e 1940. Shrek é um dos personagens mais icônicos dos anos 2000 e seus filmes com sátiras aos contos de fada marcaram a infância de millhões de crianças em todo o mundo.
O personagem principal, interpretado pelo ator Mike Myers (foto) na versão original, teria sido inspirado na triste história de Maurice Tillet, um lutador popular dos anos 20.
Dessa forma, a teoria explica que a história vista nos primeiros minutos de “Shrek” (2001) fala sobre o passado do Dragão que se torna o par romântico do Burro, defendendo que a maldição da princesa loira era se transformar em um dragão a noite, já que na página que fala sobre o feitiço, há a imagem de um dragão ...
Maurice tillet -o verdadeiro Shrek da vida real - o anjo francês
Como Shrek virou humano?
Mas algo que poucos pensaram foi sobre a transformação do dragão. Quando Shrek (Mike Myers) e Burro (Eddie Murphy) tomam a poção "Felizes para sempre", eles se transformam em versões alternativas de si mesmos: um belo humano e um enorme alazão.
Assim como Fiona, Dragão era uma princesa, mas ela sucumbiu ao feitiço porque ninguém foi resgatá-la. Em todos longas, Shrek consegue zoar e reinventar inúmeros contos de fada, algumas com o final perfeito e outras nem tanto.
Os próprios animadores do filme afirmaram que Tillet era a inspiração visual para o personagem, e que eles estudaram fotos e vídeos dele para criar a aparência de Shrek. “The French Angel” (“O Anjo Francês”), cujo nome verdadeiro é Tillet, nasceu na Rússia, em 1903.
O nome "Shrek" é a romanização da palavra iídiche שרעק, que corresponde a palavra alemã "Schreck"/"Shreck", que literalmente significa "medo", ou "susto", mas também pode ser usada como uma exclamação comum, muitas vezes na forma Oy Shrek!.
Tillet sofria de acromegalia, uma doença que faz o corpo inchar por uma produção excessiva de hormônios do crescimento. Pacientes de acromegalia costumam ter várias complicações de saúde e morrer precocemente – Tillet viveu até os 51 anos.
Quando Shrek é levado ao castelo, ele exige que Rumpel explique o que ele fez. Rumpel confessou que enganou Shrek para apagar sua própria existência, dando-lhe o dia em que nasceu, assim ele nunca conheceu Fiona e teve filhos.
Shrek estreou em 2001 e apresentou alguns dos personagens mais queridinhos do mundo das animações, como o Burro. O que nem todos sabem é que ele é inspirado em um animalzinho de verdade, que se chama Perry e agora precisa de ajuda para custear problemas de saúde.
Shrek revela, de forma particular, ingredientes que formam o ciclo do conto de fadas. Mesmo seguindo caminhos distintos, culmina ao final com uma moral: o que importa em uma pessoa não é a aparência externa, mas aquilo que traz no seu âmago, marcando desta forma um valor reinvestido de propriedade na produção.
O personagem Shrek foi criado pelo escritor William Steig em 1990, sendo que apenas 5 anos depois a DreamWorks SKG e a Pacific Data Images começou a trabalhar na sua adaptação para os cinemas.
Embora o filme estreie nas telonas apenas daqui a dois anos, sim, a produção de "Shrek 5" já foi iniciada. Quem falou recentemente sobre o assunto foi Eddie Murphy, a voz do Burro, que afirmou já ter gravado algumas das falas de seu personagem em estúdio.
Doris, intitulada de "feia meia-irmã" do filme Shrek, é uma mulher transexual ? No DVD do Shrek 2, é revelado que Doris nasceu homem e, provavelmente, com a ajuda da fada madrinha, fez sua transição.
Fiona carrega consigo um segredo: de dia é uma “linda” princesa; à noite transforma-se em um “ogro”. Essa transformação é fruto de um feitiço que só chegaria ao fim com o encontro da sua verdadeira essência e quando fosse beijada por um príncipe.