O creme de Chantilly foi uma criação de Fritz Carl Vatel e teve origem na França. Certo dia, Vatel notou que o leite da região de Chantilly (onde ele morava) era mais gorduroso.
No Brasil, as confeitarias chegaram por volta dos anos 50 e 60, vindos principalmente da França. Nessa mesma época, os confeiteiros estrangeiros traziam a técnica do manuseio do chantilly, da massa folhada, do fondant e produziam seus produtos em padarias, pois confeitarias, exclusivamente, eram extremamente raras.
O crème chantilly (em francês) ou chantili (grafia em português) é o creme de leite fresco com pelo menos 30% de gordura, gelado, batido com açúcar (refinado ou de confeiteiro) até a formação de picos firmes e estáveis (ou ponto de chantilly).
Qual a diferença entre o chantilly e o creme tipo chantilly?
O creme tipo chantilly é uma das coberturas mais utilizadas na confeitaria. Ele possui uma textura mais porosa e bem branquinha. Se for exposto por muito tempo à temperatura ambiente, ele pode perder a sua consistência e estabilidade. O chantininho é uma variação do creme tipo chantilly.
CHÂTEAU DE CHANTILLY: A HISTÓRIA DO CASTELO E DO CREME
Pode bater chantilly puro?
O chantilly puro é uma cobertura tradicional e que vem acondicionado em caixinha para ser batido em uma batedeira plana ou em um sifão. Existem diferentes tipos desse produto, como: Standard: é o tipo de chantilly mais adaptável a todos os tipos de receita.
Creme de leite pasteurizado, açúcar, emulsificante esteres de mono e diglicerídeos de ácidos graxos, aroma artificial de baunilha, estabilizante carragena, e gases propelente óxido nitroso e nitrogênio.
O Chantilly precisa estar bem gelado antes de ser batido, o que minimiza as chances de ele derreter. O ideal é que esse produto fique armazenado por, pelo menos, 12 horas na geladeira para ir à batedeira em uma temperatura entre 4º e 8º C, conforme indicação da embalagem.
Muitas comidas que estamos acostumados no Brasil usam Creme de Leite na sua receita, como por exemplo, o delicioso strogonoff. Então vem a pergunta: Tem Creme de Leite na Alemanha? A resposta é Não!!!
Após aberto deve-se manter sob refrigeração até 4 dias. E permanecer em sua embalagem original apenas vedado com filme plástico, para evitar conato com outros ingredientes armazenados no mesmo local.
A primeira confeitaria a surgir no Brasil foi a Casa Cavé em 1860 e mais tarde foi inaugurada outra confeitaria, considerada a mais famosa do país, a Confeitaria Colombo, em 1894.
Essa é uma versão não láctea do Chantilly tradicional. Geralmente, é feito com uma combinação de óleos vegetais, como óleo de coco ou óleo de soja, e outros ingredientes como açúcar, emulsificantes e estabilizantes. Assim como o Chantilly tradicional, ele é batido até atingir uma consistência leve e aerada.
A denominação “chantilly” surgiu mais tarde, no final do século XVIII. Foi o autor culinário conhecido como Menon que publicou a primeira receita mencionando o creme com esse nome. Trinta anos depois, se estabeleceu uma associação entre o “chantilly” e o castelo, provavelmente relacionada às festas da corte.
Por que o chantilly não endurece? Provavelmente, o chantilly está no ponto errado. Para isso não acontecer novamente, você precisa seguir à risca com a receita e o modo de preparo dela. Todos os ingredientes devem estar gelados na hora de montar o chantilly.
Reza a lenda que o criador desse creme leve e aerado, ligeiramente adocicado, foi François Vatel (1631-1671), um dos cozinheiros mais prestigiados pela corte de Luís XIV.
Para resfriar rapidamente o Creme Tipo Chantilly Fleischmann, deixe-o no congelador por até 40 minutos ou no freezer por até 30 minutos. Basta deixa-lo no congelador por até 40 minutos ou freezer por até 30 minutos.
Nesse caso, o produto deve ser armazenado em até 2 dias na geladeira, em temperatura de 4°C. Essa é a validade do produto em forma UHT. Lembre-se: o chantilly que ainda não foi batido não pode ir ao congelador.
Quantas horas o chantilly deve ficar na geladeira?
É aconselhável que ele esteja armazenado na geladeira há, pelo menos, 12 horas antes. Depois que a embalagem for aberta, o produto não batido deve retornar à geladeira e permanecer no local por até 3 dias, seguindo as condições de armazenamento.
A Mistura para Chantilly Nestilly NESTLÉ é uma mistura láctea de creme de leite para o preparo de cobertura tipo chantilly, feito a base de creme de leite fresco, compõe a linha de cremes de leite NESTLÉ profissional!
Como por exemplo, o corante em gel é mais usado em massas com texturas cremosas e duras, como o chantilly e a pasta americana. Sendo assim, nesta matéria, além de tirarmos as principais dúvidas sobre corantes, vamos te ajudar a entender melhor como e onde usar cada um deles!
Não bata o chantilly em temperatura ambiente, porque dessa forma, ele não vai montar e também não vai chegar no ponto certo. O chantilly precisa estar bem gelado antes de ser batido, o que minimiza as chances de ele derreter.
Caso você tenha comprado a mistura de chantilly para bater em casa, é só seguir o tempo indicado na embalagem para atingir a consistência ideal do produto. Caso você faça a versão caseira, o ideal é bater a mistura por pelo menos 5 minutos, ou até que atinja a consistência que você precisa.
O chantilly pode ser batido tanto na batedeira quanto à mão, com o auxílio de um batedor de arame (ou fouet). Na batedeira levará menos tempo e você não fará tanto esforço físico. Porém, há quem prefira bater o chantilly à mão pelo maior controle da textura e espessura do creme.