Drible popularizado por Falcão, do futsal, tem autoria incerta. Primeiro registro em vídeo é de ex-jogador do Santos, mas pernambucanos apontam outro criador. Lambreta, carretilha ou chapéu mexicano.
Principais dribles. Drible da vaca - Também conhecido como meia-lua. É um drible onde o jogador de frente para o oponente, toca ou chuta a bola para um lado, e corre para o lado oposto, buscando a bola novamente. O mais famoso drible da vaca da história foi o "Drible do Pelé", executado na Copa do Mundo de 1970.
A expressão dribble existe no inglês desde 1863, mas foi com os jogadores negros que a expressão ganhou notoriedade. Afinal, foi aí que o drible se tornou um “passo” mais importante do futebol, e apareceu como uma forma totalmente distinta e surpreendente de manejar a bola.
Esse drible consiste em parar a bola com um pé, e puxar o outro sobre a bola, dando um giro de 360º graus. Esse drible era a marca registrada do francês Zidane, campeão do mundo pela França em 1998.
Segundo seus estudos, o segredo para um drible bem-sucedido é mudar o centro de gravidade do adversário. "Tenho consciência em mudar o centro de gravidade do oponente.
O correto seria "dribladoras", derivada do verbo "driblar", conforme manda o dicionário. Mas quem conhece futebol sabe bem que o "dibre" sempre existiu. Não foi "inventado" por um de seus maiores maestros, Ronaldinho Gaúcho, como dizem alguns.
Dessa maneira, existem três tipos básicos de drible: drible em velocidade, drible de controle e drible de mudança de ritmo. Primeiramente, o drible em velocidade, conhecido também como drible alto. Empurre a bola à frente, longe do corpo, esticando seus braços em direção ao chão.
O drible da bicicleta consiste em mover as duas pernas por cima da bola sem lhe tocar para enganar o adversário e depois de um, dois ou três movimentos de engano mover a bola para um lado, arrancando rapidamente. ...
O argentino possui 94 de drible em sua carta, além de quatro estrelas de fintas e o PlayStyle+ de “Técnica”, que o permite atingir uma velocidade maior em piques controlados e conduzir com maior precisão em curvas abertas.
O drible é a ação de impulsionar e dirigir a bola em direção ao solo, uma ou mais vezes, sem perder o controle da mesma. O drible serve para progredir na quadra ou reter a bola em situação especial.
Em síntese: o maior driblador da história esculpiu com gestos de perna, talhou e inventou tensões estéticas com os pés – Garrincha é o segundo nome do Barroco Mineiro.
Qual foi o jogador que inventou o drible elástico?
O drible foi inventado pelo jogador brasileiro descendente de japoneses Sérgio Echigo. Em uma entrevista, Roberto Rivellino afirma que "Echigo inventou o drible, mas eu tornei ele perfeito".
O drible foi inventado pelo jogador holandês Law Adam na década de 1920, o qual ficou conhecido pela alcunha "Adam Scissorsman", e foi utilizado pelo italiano Amedeo Biavati na década seguinte. O brasileiro Romeu Pellicciari utilizava o drible na decada de 30 com o nome de "Passo de Ganso".
Como os jogadores negros não podiam tocar nos jogadores brancos, a hipótese foi o surgimento do drible como alternativa para que os jogadores negros pudessem se movimentar em campo.
Os dribles são: drible alto ou de velocidade (utilizado para se deslocar com velocidade ou quando o jogador está sem marcação) e drible baixo ou de proteção (utilizado quando há marcação próxima ao jogador com bola; nesse caso, o jogador deve flexionar as pernas e proteger a bola com seu corpo).
Diferentemente do futebol, o futsal requer um uso muito mais ativo e criativo de dribles por parte dos jogadores, justamente por conta do espaço reduzido da quadra, menor número de jogadores e outras diferenciações entre ambos os esportes citados.
Não é permitido driblar utilizando as duas mãos ao mesmo tempo; quicar a bola colocando a mão por baixo dela; iniciar um drible, interrompê-lo e iniciar um novo drible.
Para fazer um drible em dois toques você deve avançar em direção ao adversário enquanto conduz a bola. Quando estiver a mais ou menos um metro dele, toque na bola com a parte de dentro de um dos seus pés em direção a outro pé.
Será eleito Rei ou Rainha do Drible o atleta que efetivamente driblar mais durante a partida (antes levava o troféu quem somasse mais pontos). O formato de disputa segue com uma partida em dois tempos de 10 minutos, com cronômetro parado, disputada por equipes compostas por três jogadores na linha e um goleiro.
Para executar um drible com sucesso, o jogador precisa ter habilidade técnica, velocidade e criatividade. O drible pode ser realizado de diversas formas, como dribles curtos, dribles longos, dribles em velocidade e dribles em espaços reduzidos.
Os fundamentos técnicos básicos do futebol, de acordo com PAOLI & GRASSELI (2003)[5] são: passe, chute, cabeceio, condução de bola, drible, finta, domínio, recepção e marcação.