Abigail, mulher rica e respeitada, era uma esposa prudente e sábia. Seu marido Nabal, no entanto, tinha fama de prepotente: expulsou Davi e seus seguidores das suas terras. Abigail teve o pressentimento de que, na luta de Davi contra o rei Saul, o primeiro sairia vencedor.
Abigail é a mulher do rico Nabal, mencionado na Bíblia. Abigail casou-se com o rei David depois da morte do primeiro marido. David desejara a morte de Nabal, mas Abigail dissuadiu-o de consumar o crime (I Samuel 25:35).
A atitude de intercessão de Abigail evitou o derramamento de sangue. E a Bíblia diz que Davi recebeu das mãos dela tudo que tinha trazido, como confirmação de que ela poderia voltar em paz à sua casa, porque o seu pedido fora aceito.
A vida de Abigail encerra lições preciosas: ela não se deixou amargurar pelas adversidades, mas suportou-as com resignação. Além disso, em sua intercessão com Davi, ela lhe assegurou que a mão de Deus não se havia retirado dele, e que por mais ameaçador que fosse o presente, ele seria rei de Israel.
Abigail é uma criança extrovertida de oito anos cujos olhos brilham de paixão por Jesus. Ela é tão apaixonada por Cristo e Sua Palavra que procurou a ShareWord Global para compartilhar porque ela ama tanto sua Bíblia e agradecer àqueles que fornecem as Escrituras para crianças que não conhecem a Jesus.
2Samuel 3:2-39 NTLH. Os filhos de Davi que nasceram na cidade de Hebrom são estes: o primeiro foi Amnom, filho de Ainoã, da cidade de Jezreel. O segundo foi Quileabe, filho de Abigail, viúva de Nabal, da cidade de Carmelo. O terceiro foi Absalão, filho de Maacá, que era filha de Talmai, rei de Gesur.
O que aconteceu com Abigail depois de casou com Davi?
Rei de Hebrom lamenta a morte da esposa com um grito de dor e sofrimento. Davi carrega Abigail ainda viva, enquanto o sangue dela escorre por seu corpo. No entanto, a israelita não resiste aos ferimentos e morre nos braços do marido.
Como resposta Davi bendisse ao Senhor, Deus de Israel, por ter enviado Abigail ao seu encontro pois graças a sua intercessão ele não vingaria mais a desonra por parte de Nabal e assim não derramaria sangue. E aceitou os presentes.
(Ex 15,20). Em seguida, a juíza e profetisa Débora, mulher de fé que liderou o povo de Israel, quando não havia um rei para orientar e guiar o povo frente aos inimigos, era o tempo dos Juízes. Foi considerada sábia, conselheira e temente a Deus.
O filme 'Abigail', estrelado por Melissa Barrera, apresenta um final emocionante onde Joey (personagem de Barrera) escapa da morte e recebe uma mensagem de voz de seu filho, sugerindo um recomeço.
Na temporada anterior, A Conquista, Abigail não resistiu aos ferimentos e morreu nos braços de Davi após tentar salvar Quileabe, ainda criança, de um afogamento.
1 Samuel 25.32 a 33: “Então, davi disse a Abigail: Bendito o SENHOR, Deus de Israel, que, hoje, te enviou ao meu encontro. Bendita seja tua prudência, e bendita sejas tu mesma, que hoje me tolheste de derramar sangue e de que por minha própria mão me vingasse.”
“Então, Abigail tomou, a toda pressa, duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos, e os pôs sobre jumentos, e disse aos seus moços: Ide adiante de mim, pois vos seguirei de perto.
Há quem defenda que Abigail, irmã de Zeruia, era “filha de Naás”, embora não se declare isso diretamente a respeito de Zeruia (2 Samuel 17.25). Diz-se também que Zeruia e Abigail eram “irmãs” dos filhos de Jessé (1 Crônicas 2.16).
Abigail vem montada em um burro. Ela apresenta uma oferta pela transgressão de Nabal (sacrifício pelo pecado) Ela pede a David que deixe a culpa pela ofensa recair somente sobre ela (culpa substitutiva) Ela profetiza sobre o reinado de Davi (declarando o reino)
1Samuel 25 relata uma história incrível de uma mulher extraordinária que fazia exatamente isso. Ela não é tão conhecida como outras mulheres na Bíblia, como Maria de Nazaré, Débora ou Sara. Mas Abigail tem muito a nos ensinar pelo exemplo de sua vida.
Além das parteiras do Egito – Séfora e Fuá -, de Mirian, Débora, Judite, Rute, Jael e tantas outras do Primeiro Testamento, as mulheres referidas no livro de Números integram o grande Movimento de Mulheres de luta na Bíblia.
A Bíblia não especifica as circunstâncias da morte de Abigail. Sua morte é mencionada sem detalhes adicionais, deixando muitas perguntas sobre os eventos que a cercaram.
Abigail é um exemplo notável de virtude na Bíblia, representando um equilíbrio notável de sabedoria, coragem, humildade, bondade e prudência. Sua história não apenas destaca essas virtudes, mas também nos inspira a cultivá-las em nossas próprias vidas.
O nome Abigail possui uma origem hebraica e traz consigo um significado rico e profundo. Derivado do termo hebraico "Avigayil", que significa "alegria do pai", esse nome carrega uma mensagem de felicidade e afeição. Abigail também é conhecido como um nome bíblico, com referências no Antigo Testamento.
Na cena, o garoto quase se afoga no rio e por isso a mãe corre para salvá-lo. Davi consegue trazer esposa e herdeiro para a terra firme, mas é tarde demais para ela, que não aguenta os ferimentos e morre.
A verdade de Abigail e sua convicção de fé eram muito mais fortes do que a opinião dos que achavam que ela precisava fazer isso ou aquilo. Ela não andava de acordo com o conselho dos ímpios. Apesar de viver com um louco, era uma mulher livre que encontrou, no Senhor, força, amparo, alegria e motivação.