O senhor Tranca Ruas é considerado o capitão das encruzilhadas, o grande guardião dos caminhos, defensor das mulheres e dos oprimidos, sendo o responsável por comandar uma falange de exus, como Exu Capa Preta, Exu Meia Noite, Exu Curador, Exu Caveira e Pombagiras.
Tranca Rua é conhecido por sua imagem de um homem elegante e astuto. Geralmente, está vestido com roupas finas e portando uma bengala. Ele é visto como um guardião das encruzilhadas, representando os caminhos e as escolhas que as pessoas enfrentam na vida.
Segundo o entendimento de alguns, apesar de não ser um consenso, os Exus e Pombajiras estão ligados aos orixás, e aos domínios dos mesmos. Nesta concepção, Tranca Ruas teria ligação com o orixá Ogum, já Tranca Rua das Almas teria também ligação com Oxalá e Omolu.
“O Tranca-Rua é um egum na umbanda, um catiço que representa as populações marginalizadas”, explicou Santos, se referindo a espíritos que buscam abrir os caminhos. Os eguns correspondem aos indivíduos que pertencem a grupos marginalizados da sociedade, como escravizados, indígenas, mulheres, crianças, idosos.
seu tranca ruas em vida. se chamava Geraldo branco. e diferente do que dizem por aí, ele não era necessariamente um médico, mas sim um excelente curandeiro, trabalhava com.
Exu Tranca-Ruas. Geralmente é representado com um tridente, o que ao longo do tempo fez com que fosse associado, por membros de religiões de matriz cristãs a uma figura maligna, pelo fato de serem espíritos que trabalham em religiões de matriz africana.
Os túmulos mais famosos do Cemitério da Saudade reúnem os personagens considerados “milagreiros” por alguns fiéis. Destes, talvez o mais popular seja o Santuário do Senhor Tranca Rua das Almas, o popular Tranca Ruas. “Algumas pessoas acham que este túmulo é apenas a representação do candomblé, mas é mais do que isso.
Os filhos de Exu Tranca Rua das Almas gostam muito do prazer da intimidade. Isso mesmo, são pessoas que possuem uma conexão diferenciada com o lado íntimo. Desse jeito, podem dar muito valor a uma boa relação carnal. Em alguns casos, esse tipo de característica se transforma em algo negativo.
Os exus mais evoluídos são chamados de "Exus cabeças/chefes de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Sete Encruzilhadas- serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Yori.
Em geral bebidas destiladas são oferecidas: cachaça, conhaque, uísque. Fuma charuto. Por ser um Exu ligado às Almas, Tranca Rua das Almas atua protegendo ambientes e pessoas de Eguns. Por esse mesmo motivo, o Dia de Finados é um dia votivo específico para esta entidade.
Ela é a Pombagira, rainha do cabaré Tranca Rua vem na frente, 'pra' dizer quem ela é A gargalha se repete, só que mais estridente e aguda que a anterior, pois Pombagira chegou! Ela se identifica como Pombagira cigana, e enquanto o sangue continua derramando pela sua pedra, a mesma gargalha alto e pede um cigarro.
Projeto de lei do vereador Clàudio Janta (SD) para incluir o Dia do Exu Tranca Ruas das Almas, celebrado anualmente em 17 de agosto, no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre), está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Filho de Antônia Alves Torres e de Osmar Serafim dos Santos, de uma família numerosa de vinte e cinco filhos, Josimar desde cedo batalhou por melhores condições de vida.
Segundo a religião, Tranca-Rua é considerado o guardião dos caminhos, defensor das mulheres e também dos oprimidos. A imagem dele segurando um tridente foi associada, por muito tempo, pelas religiões cristãs, como um “demônio”, mas não existe “demônio” nas religiões de matriz africana.
O senhor Tranca Ruas é considerado o capitão das encruzilhadas, o grande guardião dos caminhos, defensor das mulheres e dos oprimidos, sendo o responsável por comandar uma falange de exus, como exu Capa Preta, exu Meia Noite, exu Curador, exu Caveira e Pombagiras.
Exu representa o ponto de encontro entre os caminhos, tanto no plano invisível como no visível – o espiritual e o material –, sendo a encruzilhada seu ponto de força. Tam- bém possui influência sobre os caminhos que levam aos destinos dos espíritos.
Tranca Ruas é um exu e espírito venerado nas religiões de matriz africana. A figura ficou conhecida após uma polêmica depois que a frase "Só Jesus expulsa o Tranca Ruas das pessoas" foi exibida durante o show de Ludmilla no Festival Coachella, nos Estados Unidos, neste mês.
Era um terreiro de Candomblé, mas a devoção àquele Exu ultrapassava os limites de qualquer religião. O pai de santo era muito respeitado. Fora iniciado numa casa tradicional de Salvador, mas nunca abandonou seus guias da velha umbanda, especialmente Seu Tranca-Ruas das Almas.
Ele também é responsável por proteger. as ruas das cidades. Seu nome tranca vem exatamente desse trabalho, no qual ele fecha as ruas. para os espíritos desequilibrados.
Encontramos entre elas Tranca Ruas das Almas, de Embaré, das Porteiras, dos Caminhos, das 7 Encruzilhadas, do Cruzeiro, das Estradas, das Matas, das Luas.. dentre outros.