Os laticínios (como leite e derivados) devem ser evitados quando as pessoas com a colite têm sintomas como dor abdominal ou distensão abdominal. Mesmo aqueles que antes ingeriam normalmente a lactose podem apresentar uma intolerância a lactose transitória nas exacerbações da doença.
Olá, na verdade, não existe contra indicação do uso de leite ou derivados em que tem doença inflamatória intestinal (doença de crohn ou retocolite ulcerativa).
Pessoas com colite ulcerativa também podem apresentar intolerância ao glúten. Nestes casos, é aconselhado evitar alimentos como bolacha, bolo, biscoito, pão, torrada, macarrão e massa de pizza feitos com centeio ou trigo.
Carnes magras e peixes, leites e derivados com baixo teor de gordura, frutas e vegetais sem casca, bagaço e sementes, gorduras boas como azeite extra virgem, óleo de coco e abacate. Evite consumir: Cafeína, comidas apimentadas, industrializados ricos em sal e conservantes, bebidas alcóolicas e açúcar refinado e doces.
Os remédios caseiros para colite como suco de maçã, chá de gengibre ou chá verde, podem ajudar a aliviar os sintomas relacionados com a inflamação do intestino, como diarreia, dor abdominal ou gases, por exemplo, além de manter o corpo hidratado.
Com retocolite ulcerativa pode comer pão de sal francês? Os alimentos feitos de farinha de trigo refinada devem ser evitados em quem doença inflamatória intestinal, principalmente no período de atividade de doença.
Consuma alimentos com pouca gordura. A passagem de gordura pelo intestino pode piorar a diarréia. Alimentos que podem ser especialmente problemáticos incluem manteiga, margarina, creme de amendoim, nozes, maionese, abacate, nata, sorvete, frituras, chocolate e carne vermelha.
Geralmente está associada a distúrbios autoimunes, como a doença celíaca, Crohn, diabetes tipo 1 ou psoríase, ou uso de remédios como inibidores da bomba de próton, antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina ou anti-inflamatórios não esteroides, como o ácido acetilsalicílico, por exemplo.
Na atividade da doença reduza o consumo de folhas cruas (alface; rúcula; agrião; acelga; repolho; almeirão; couve; espinafre; mostarda) e legumes crus (tomate; cenoura; beterraba; pepino; cebola; pimentão. Prefira sempre os vegetais bem cozidos e cortados em pequenos pedaços.
Os alimentos suaves podem ser mais bem tolerados do que aqueles picantes ou muito condimentados. Limite o consumo de certos alimentos que contenham muita fibra, como as nozes, as sementes, o milho e a pipoca.
Se houver, juntamente à colite ulcerativa, intolerância a glúten ou lactose, também deve-se evitar alimentos preparados com farinha, leite e seus derivados.
Não há nenhum problema em consumir ovo cozido em pacientes com diverticulite. No entanto, há de se moderar a quantidade de consumo por refeição devido a presença de radicais de enxofre que podem aumentar a flatulência.
Na crise aguda não se deve consumir nada cru. Os legumes que pode colocar em sopa são cenoura,chuchu,abobora moranga,abobrinha,palmito,tubérculos como batata,mandioca,batata doce. O correto realmente é consultar uma nutricionista.
Habitualmente mamão papaia não faz mal para nenhum paciente que seja portador de uma doença inflamatória intestinal, mas por ser um alimento com fibras, pode ser recomendado que seja evitado temporariamente se o paciente estiver tendo crises de diarreia.
ALIEMNTOS PERMITIDOS: Pão branco, cereal refinado cozido, macarrão, arroz branco. Bolacha de água e sal, de água, torrada, biscoito de polvilho. Banana-maçã, banana-prata, maçã sem casca ou raspada, purê ou papa de frutas, frutas assadas ou sem casca, sucos coados.
Uma pesquisadora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) desenvolveu um extrato a partir do bagaço da uva, usualmente descartado na produção de produtos a base da fruta, que pode ajudar a combater inflamações no intestino, como a colite e a doença de Crohn.
As fibras presentes tanto na polpa quanto na água de coco ajudam também a regular o trânsito intestinal, sendo indicada para melhorar o funcionamento do intestino e recomendada para pacientes com gastrite, colite e úlcera.
✔ Evitar alimentos picantes, fritos e gordurosos; ✔ Manter-se hidratado; ✔ Fazer atividade física regularmente, orientado pelo seu médico e um educador físico, para ajudar a melhorar a função intestinal; ✔ Reduzir o estresse, que pode piorar os sintomas da colite.
As frutas cítricas estão no topo da lista dos sucos bons para inflamação. Laranja, limão e abacaxi são exemplos disso. Mas, tem outras frutas e vegetais que também trazem esse benefício, como goiaba, maçã, couve, tomate, caju, maracujá, frutas vermelhas e romã.