Os personagens Ubaldo Vaqueiro (vivido por Allan Souza Lima) e seu pai, Amaro, foram criados com base em Valdetário Carneiro, um homem considerado o precursor do novo cangaço, os ataques a bancos em cidades pequenas comandadas por quadrilhas fortemente armadas.
O personagem Amaro Vaqueiro, pai de Ubaldo, é inspirado em Valdetário Carneiro, morto em 2003 durante confronto com a polícia. Natural de Caraúbas, Rio Grande do Norte, Valdetário era fã de Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, e usava inclusive o famoso chapéu de couro que também é característico do bando de Lampião.
Em fotos e flashbacks, o personagem é também interpretado por Allan Souza Lima. Amaro Vaqueiro é inspirado em Valdetário Carneiro, dito precursor do "novo cangaço".
Ubaldo chega à cidade, passa a ser cultuado pela forte semelhança com o pai, e é chamado a cumprir seu destino como o novo mítico “cangaceiro” e líder supremo da gangue.
A série foi gravada em Campina Grande, Boa Vista, Cabaceiras, Pocinhos, Puxinanã e Queimadas (Paraíba), Parelhas e Carnaúba dos Dantas (Rio Grande do Norte), além de outras cidades menores. Em Cabaceiras, já foram gravados diversos filmes brasileiros, como O Auto da Compadecida.
No terceiro episódio, Mikhael continua eliminando os capangas de Ubaldo e mata o fazendeiro, enquanto no Rio, Sarah perde a jovem Jenifer, assassinada e encontrada na Baía de Guanabara. Alianças criminosas progridem, e o delegado Rodolfo investiga a chacina no Pará, revelando o envolvimento de Mikhael.
Xexéu é o primogênito de Salustiano, vaqueiro lendário do sertão nordestino. Ele carrega nos ombros a missão de perpetuar o legado de seu pai, mas tem planos bem diferentes para sua vida.
O principal líder desse movimento foi José Valdetário Benevides, popularmente conhecido como Valdetário Carneiro, que comandou dezenas de ações cinematográficas pelo Rio Grande do Norte, vindo a morrer em 2003 durante um confronto com a polícia.
Ubaldo Osório Pimentel (Itaparica, 16 de maio de 1883 — Itaparica, 1974) foi um escritor, historiador e político brasileiro. É o avô materno de João Ubaldo Ribeiro.
João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro (Itaparica, Bahia, 1941 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014). Romancista, contista, cronista, roteirista e jornalista.
Túlio Starling é ator. Nascido em Belo Horizonte (MG), fez carreira artística em Brasília (DF). Começou a estudar teatro em 2003, aos 13 anos de idade. Aos 25, formou-se em artes cênicas pela UnB (Universidade de Brasília).
é uma entidade e uma sub falange da. falange de Exu caveira, uma linha de espíritos de esquerda que. trabalha no campo astral e nos terreiros de umbanda.
Um menino afoito, azarão, misterioso. Os elementos se entrelaçam numa história de solidariedade e respeito humano. A lenda do vaqueiro misterioso, um ser mítico que percorre os campos do sertão de Pernambuco volta sempre que alguém está em apuros. É a representação do sentimento de ajuda mútua que domina o nordestino.
Ele veio do português com o índio e, até hoje, cuida do gado no Sertão Nordestino. Dono da fazenda ou empregado, o vaqueiro está sempre montado em seu cavalo verificando as pastagens, as cercas e levando o gado para se alimentar.
A gangue de Ubaldo é surpreendida por Ameaço e companhia, levando a um tiroteio que mata homens em ambos os lados. Paralelamente, os seguidores fanáticos de Gastão marcham para destruir a Irmandade. Eles ateiam fogo na capela com Ernesto dentro.
O cangaço foi um movimento de banditismo ocorrido no final do século XIX e início do XX na região Nordeste do Brasil. Os bandos eram formados por habitantes da região semiárida nordestina que, organizados, praticavam diversos delitos, como roubo a cidades, sequestros, assassinatos e estupros.
Após muita espera, a série brasileira Cangaço Novo está oficialmente renovada e terá uma segunda temporada no Prime Video. A produção foi lançada em 2023 e explora o cotidiano de drama e crime de uma cidade no interior nordestino.
O cangaço foi um fenômeno social, político e cultural que ocorreu no Sertão nordestino, principalmente entre 1870 e 1940. Os cangaceiros se movimentavam pela Caatinga, assaltando fazendas e pequenas cidades do Sertão. Muitas vezes, assassinavam autoridades locais.