O Melhor jogador do mundo pela FIFA em 1998 foi vencido por Zinedine Zidane, depois de ajudar a França a vencer a final da Copa de 98 por 3-0 sobre Brasil. Zinedine Zidane, ganhador do prêmio e camisa 10 da franca naquela copa.
O Melhor jogador do mundo pela FIFA em 1999 foi Rivaldo com 543 pontos. David Beckham ficou em segundo lugar, a posição máxima de um futebolista inglês.
Romário foi o grande destaque do mundial levando o Prêmio FIFA Bola de Ouro de melhor jogador; A narração de Galvão Bueno durante a Copa do Mundo entrou para história com bordões como “Vai que é sua, Taffarel”, que ele repetia sempre que o goleiro brasileiro fazia uma defesa.
Quando George Weah chegou ao rossonero italiano, a saudade que os fãs tinham por Van Basten foi diminuindo. Na Itália, viveu a sua melhor fase; no mesmo ano de 1995, foi eleito Futebolista Africano do Ano, ganhou a Ballon d'Or da Europa e foi eleito o Melhor jogador do mundo pela FIFA.
O prêmio de Melhor Jogador do Mundo pela FIFA em 2002 foi vencido pelo brasileiro Ronaldo, que superou Oliver Kahn e Zinédine Zidane e conquistou seu terceiro título.
Em seu auge, ficou conhecido pelas suas arrancadas, dribles e sua capacidade de finalização. Foi eleito o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA em 1996, 1997 e 2002.
Agora, Messi tem, por exemplo, três Bolas de Ouro a mais do que Cristiano Ronaldo, que é o jogador que mais se aproxima na lista de ganhadores. O último prêmio vencido pelo português foi em 2017.
Por anos, Neymar foi grande a aposta do Brasil para quebrar o jejum de títulos da Bola de Ouro. Porém, o craque brasileiro não consegiu o objetivo. Afastado dos gramados desde outubro, o jogador do Al-Hilal disse que teve um pouco de azar e por isso nunca venceu a principal premiação do futebol.
A disputa pela Bola de Ouro 2024 segue inflamando os debates entre os apaixonados por futebol. Em 28 de outubro, no Théâtre du Châtelet, em Paris, a France Football e a UEFA anunciarão o melhor jogador do mundo da temporada 2023/24. Nomes como Vini Jr., Bellingham, Mbappé e Rodri concorrem ao troféu.
O Melhor jogador do mundo pela FIFA em 2005 premiou o brasileiro Ronaldinho pela segunda vez consecutiva, fazendo a maior diferença em pontos do prêmio, tendo passado pelo também brasileiro Rivaldo. Ele terminou à frente do meio-campista do Chelsea Frank Lampard e de seu companheiro de equipe no Barcelona Samuel Eto'o.
Assim, decidiu a entidade dividir o prêmio. No dia 11 de dezembro de 2000, no evento de premiação do melhor jogador do ano, em Roma, na Itália, Pelé e Maradona receberam o Prêmio FIFA Melhor Jogador do Século. A cerimônia também premiou o francês Zinédine Zidane como o melhor jogador do ano de 2000.
A Bola de Ouro de 2004, dado ao melhor jogador de futebol da Europa, julgado por um painel de jornalistas esportivos de países membros da UEFA, foi entregue ao atacante ucraniano Andriy Shevchenko em 13 de dezembro de 2004.
O primeiro prêmio da FIFA de melhor jogador do mundo foi concedido em 1991 ao alemão Lothar Matthäus, ficando à frente do francês Jean-Pierre Papin e do inglês Gary Lineker.
ª cerimônia anual do Ballon d'Or, apresentado pela France Football, concedida ao melhor jogador de futebol do mundo. Avaliada por um painel internacional de jornalistas esportivos, a premiação foi vencida por Lionel Messi, do Barcelona, em 1 de dezembro de 2009.