Aristóteles foi o primeiro pensador a sistematizar a ética. Com a problematização acerca da moral e do convívio das pessoas, surgia a chamada filosofia moral, que mais tarde ficaria conhecida como ética.
Sócrates, Platão e Aristóteles são os pensadores gregos mais estudados e citados no campo da ética. De um modo geral, afirmavam que a conduta do ser humano deveria ser pautada no equilíbrio, a fim de evitar a falta de ética.
A origem da palavra ética vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim mos (ou no plural mores), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral.
No entanto, Sócrates é que vai ser o grande iniciador da ética. Ele concebe a virtude como fundamento. Não interessa apenas cumprir a lei, mas saber qual o sentido da lei. É uma tentativa de formulação da racionalidade da conduta.
Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter.
A origem do conceito de ética remete aos primeiros grandes pensadores da humanidade: os filósofos gregos. A criação do termo e tudo o que ele engloba surgiu em meados do século 4 a.C, quando teve início a ascensão das Cidades-Estado gregas.
Segundo Descartes, pai da ética moderna, a ética é racionalizada por um sujeito pensante. Em seu livro Discurso do Método, expõem a necessidade de todos os homens utilizarem a razão, inclusive os de senso comum.
A ética nasce como uma orientação (despertamento) de ordem interna ao homem e tem preocupação com a harmonia das relações humanas. para a ordem das estrelas, considerava o grego que na órbita das relações humana deveria haver uma harmonia.
Sócrates foi o primeiro filósofo a se debruçar sobre a ética. Até então, nenhum pensador havia se dedicado a estudar o tema. Para entender a ética socrática, primeiro é preciso se familiarizar com o conceito de “intelectualismo moral”. Segundo o pensador grego, o homem é bom por natureza e possui valores morais.
De certa forma, o primeiro documento específico, formal, voltado para a ética da pesquisa (pesquisa médica) ocorreu em 1947 com o Código de Nuremberg. A partir de então, assumiu-se que a ética própria do pesquisador não seria, infelizmente, suficiente para evitar abusos na experimentação.
A palavra “ética” vem do grego ethos e significa caráter, comportamento. Na filosofia, reflexões sobre esse tema começaram na antiguidade, sendo debatida nos ensaios de filósofos famosos como Platão, Aristóteles e Demócrito.
A origem da palavra ética vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim mos (ou no plural mores), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral.
Ela se baseia em princípios universais de conduta que podem ser aplicados de forma consistente em diferentes contextos e situações. A ética busca estabelecer critérios objetivos para avaliar a moralidade das ações, independentemente das crenças individuais.
Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado.
Ligado à filosofia, o conceito de ética surge na Grécia Antiga durante o século V a.C. Em um contexto de intensa reflexão a respeito das regras de convívio social, os pensadores gregos buscavam entender o funcionamento do regime de comportamento humano.
Ética é um conjunto de princípios ligados à ação das pessoas que define quais ações podem ser consideradas corretas ou incorretas, dizendo o que é o certo e o errado.