O 3-5-2 dinamarquês de Sepp Piontek inovou num esquema de três zagueiros que não era defensivo. O líbero saía para o jogo quando o time estava com a posse de bola, chegando a incorporar o meio campo e, em alguns casos, o ataque.
A Hungria de Puskas. O Brasil de Pelé, Zagallo e a invenção do 4-3-3. A Inglaterra campeã em 1966. De lá pra cá, todas as mudanças e revoluções do futebol começam e terminam em um nome: Johan Cruyff, o holandês que entra para a eternidade hoje e deixa um legado impossível de ser medido.
O técnico Carlos Bilardo começou a perceber o jogo tático de outra maneira: ao invés de utilizar seu esquema e fazer com que os jogadores se adaptassem a ele, Bilardo criou um esquema adaptado às características de seu elenco, jogando, assim, em um 3-5-2.
Quais são os benefícios de se jogar com um 3-4-3? O 3-4-3 oferece um bom equilíbrio entre ataque e defesa, com cinco jogadores dedicados a atacar, enquanto os outros cinco fazem a cobertura e preocupam-se mais com a parte defensiva.
História. Este esquema foi criado pelo técnico inglês Alf Ramsey na década de 1960. O técnico baseou seu jogo em um meio de campo dinâmico e que se caracterizava mais pelo esforço do que pela habilidade.
Foi assim que o código foi descoberto por Steve Bloom, editor da revista uma das primeiras publicações sobre a maconha nos Estados Unidos. A equipe da "High Times" entrou na onda e passou a fazer suas reuniões de pauta às 4h20 da tarde. Anos depois, o termou deu nome a outra publicação especializada em maconha, a .
3-5-2 Brasileiro. No Brasil, o 3-5-2 é tratado como uma tática defensiva. É que no 3-5-2 o líbero virou o “homem da sobra”, ou pior: o “terceiro zagueiro”. Atua fincado atrás da linha de zaga, sem liberdade para apoiar nem sequer de posicionar-se à frente deles, como um volante.
O 4-3-3 é uma formação que utiliza uma linha de quatro defensores - composta por dois zagueiros e dois laterais - atrás de uma linha de meio-campo com três jogadores.
Hoje em dia, o futebol se preocupa cada vez mais em não sofrer gols, por isso há muito tempo não se vê uma equipe jogando nesse esquema, que começou a perder espaço para o 3-4-3 e o 4-3-3, até que foi extinto pelos treinadores e especialistas. Atualmente, os esquemas táticos mais usados são o 4-4-2 e o 3-5-2.
Os fundamentos técnicos básicos do futebol, de acordo com PAOLI & GRASSELI (2003)[5] são: passe, chute, cabeceio, condução de bola, drible, finta, domínio, recepção e marcação.
Logo, um quarto jogador procedente do meio-campo foi recuado e fixado na zaga Surgia então, o quarto zagueiro (jogador que atua entre o zagueiro central e o lateral esquerdo), para reforçar a defesa. Com o recuo de um meio-campista e com o avanço de outro, nascia o 4-2-4.
As “Feras de Saldanha” tinham vários titulares em comum, mas jogavam de um modo diferente. Era um 4-2-4 mais rígido, com mais jogadas pelos lados. A inspiração era a Inglaterra de 1966: Saldanha queria que Edu e Jairzinho voltassem para marcar como Hurst e que Pelé preenchesse o meio como Bobby Charlton.
O primeiro colocado é o holandês Virgil van Dijk, do Liverpool. Completam o pódio o sul-coreano Min-Jae Kim, do Bayern de Munique, e o português Danilo Pereira, do Paris Saint-Germain.
O Manchester City é apontado como melhor time do mundo de acordo com o ranking divulgado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). O levantamento tem como critério o desempenho das equipes entre novembro de 2022 e outubro de 2023.
O sistema 3x5x2 é formado na linha defensiva por um goleiro, dois zagueiros e o líbero (que poderá atuar a frente dos dois zagueiros e/ou atrás dos dois zagueiros. Sistema 3x5x2: linha defensiva. Sistema 3x5x2: linha média.
porque volante é a posição mais difícil do futebol, então vem pro fut, vem a posição do volante, fica ali no meio de campo, ou seja, tudo que acontece passa pelo volante. As outras posições tem funções bem definidas, o atacante ataca, o goleiro defende, machuca.
A palavra zaga vem do português antigo e corresponde, conforme o Dicionário HOUAISS, a “conjunto de militares situados na retaguarda de uma tropa.” Há, assim, uma analogia com essa idéia de proteção contra ataques.
Se hoje o 4-3-3 com dois pontas é uma das formações táticas mais utilizadas, a abordagem de ter um terceiro homem no meio-campo, que repensava o outrora popular 4-2-4, tem em Zagallo um de seus principais expoentes no mundo.
O 4-4-2 posiciona dois atacantes como uma ameaça acima. Contra uma linha defensiva rival de quatro jogadores, isso significa que os dois zagueiros adversários estarão sempre ocupados. A ameaça dupla é útil para assegurar presença na área rival e opções para combinações por dentro e ao redor dela.
Jogar no 4-2-3-1 significa que a equipe, com a bola, ocupa as faixas externas devido à posição de seus laterais e pontas. Dessa forma, o adversário deve decidir se defenderá mais aberto ou se fechará a faixa central, deixando seus flancos desprotegidos.