A água tónica, como conhecemos, surgiu na Índia, no período colonial do Império Britânico. Os ingleses levaram a fórmula para as fábricas de refrigerantes na Inglaterra, que foi patenteada no ano de 1858. No início ela foi somente utilizada como medicamento no combate à malária.
Foi no século XIX, nas colônias britânicas na Índia, que o costume de misturar a água tônica de quinino com o gin começou. Uma forma de “refrescar” a bebida já popular e amada pelos ingleses. E assim, surge o gin & tonic, que com a adição do limão ganhou sua versão como conhecemos hoje em dia.
A história da marca de refrigerantes Schweppes começa em 1783 na Suiça. Johann Jacob Schweppe, um joalheiro alemão e cientista amador desenvolveu um método para produzir água carbonatada em escala comercial, e fundou uma empresa em Genebra.
A água tônica é uma bebida gaseificada que contém água, açúcar ou adoçante e quinino, uma substância extraída da casca da árvore cinchona, originária da América do Sul.
O dicionário define a palavra tónica como algo “que tonifica; ou o que aumenta a energia ou a vitalidade dos tecidos (diz-se de medicamento, substância etc.); revigorante”. A água tónica nasceu como um remédio e, portanto, sua intenção original era fortalecer a saúde e revigorar as energias de quem a tomava.
Água Tônica Faz Isso Com Seu Corpo e Você Não Sabia!
Por que a água tônica é tão amarga?
Olha, o sabor da água tônica é mais amargo do que um refrigerante comum, né? É que ela tem um ingrediente chamado quinino, que é justamente o que deixa o gosto diferente das outras bebidas! Interessante, né? A água tônica também tem menos açúcar do que um refrigerante.
Schweppes é uma linha premium de bebidas, desenvolvida na Inglaterra em 1783 por Jacob Schweppe, um cientista amador que descobriu um método de produzir água carbonatada em escala comercial. Sua primeira fábrica teve lugar em Londres em 1792, produzindo a Schweppes Soda.
Todos os refrigerantes estudados foram ácidos com o pH variando de 2,37 (sabor água tônica) a 3,35 (sabor laranja) para os convencionais, e de 2,52 (sabor água tônica) a 3,11 (sabor cola) para os orgânicos.
Gin, ou gim, é um destilado de mosto fermentado de algo natural – geralmente cereais, como trigo, milho ou cevada; mas também pode ser de batata ou de uva, por exemplo -, que é aromatizado com botânicos escolhidos pelo mestre destilador.
O teor alcoólico representa a relação entre o álcool etílico e o restante dos ingredientes de uma bebida. As bebidas alcoólicas têm graduações diferentes. O gin traz um teor entre 30 e 50%, ou seja, até a metade de uma garrafa pode ser composta por álcool. Já a vodka traz um teor de no máximo 40%.
Nos meados do século XVII (aproximadamente 1650), na Holanda, o médico e professor Francisco de la Boie (conhecido como Sylvius) pesquisava um remédio que amenizasse problemas renais. Ele misturou zimbro ao destilado de cereais, e esse remédio diurético mais tarde ficou conhecido como Gin.
Deste modo, se a mulher grávida sofrer de hipertensão ou edema é melhor evitar água com gás ou, de facto, uma qualquer água que tenha um nível elevado de sódio (cerca de 200 mg por litro ou mais de sódio), o que não acontece com a Água do Vimeiro com gás, que apresenta um nível equilibrado (148,8 mg/L).
A Schweppes foi a que mais impressionou os especialistas. O produto não apresentou defeitos e trouxe aroma, carbonatação e amargor equilibrado, sendo elogiado por todo o júri. A marca Wewi ficou em segundo lugar e agradou muito os especialistas, que a definiram como leve, pouco amarga e com um retrogosto elegante.
Além disso, como tem quinino, o ideal é beber com moderação, hein! E no caso de pessoas com hipoglicemia, que é o baixo nível de açúcar no sangue, e pessoas com doenças renal ou hepática e mulheres grávidas, o indicado é evitar a bebida!
A nossa grande aposta com tônica é romper barreiras, promover conexões e experiências que se transformam em momentos memoráveis com a nossa marca”, afirma Ted Ketterer, diretor de marketing da Coca-Cola Brasil, dona da Schweppes.
Coca Cola, Pepsi, Trina, 7Up, Schweppes Limão, Fanta Laranja, Nestea Limão, Lipton Limão e Sprite. Esta é a ordem de refrigerantes com a maior quantidade de açúcar no mercado português atualmente.
A Coca-Cola foi inventada em 1886, enquanto a Pepsi chegou em 1898. Desde então, os dois refrigerantes travam uma guerra comercial que chegou até o espaço. O feito aconteceu em 1985 e marcou o que ficou conhecido como a “Guerra Espacial das Colas”. Partiu da Coca-Cola a iniciativa de enviar o refrigerante ao espaço.
Qual é o refrigerante mais consumido no mundo inteiro?
Pelo 10º ano seguido, a Coca-Cola foi a marca mais consumida do mundo, segundo o relatório Brand Footprint, da Kantar. O estudo aponta que a marca de refrigerantes foi escolhida pouco mais de 6,6 bilhões de vezes pelos consumidores no mundo todo em 2021.
Em altas doses: O quinino, em grandes quantidades, pode levar a efeitos colaterais graves, como arritmias cardíacas, alterações na audição ou visão, e até mesmo trombocitopenia (redução do número de plaquetas no sangue).
Ambos os especialistas confirmam que “se alguém beber uma água engarrafada com prazo de validade vencido, não quer dizer que fará mal à saúde, mas ela poderá estar com um gosto diferente, com odor ou sem gás – no caso das gasosas”.
O quinino presente na água tônica com seu sabor amargo estimula a produção de saliva, que por sua vez, auxilia no processo de digestão. Favorece também as glândulas gástricas que melhoram as dores estomacais, náuseas, azia e enjoos.