A concepção de educação integral, ancorada na extensão do tempo escolar, esteve sempre presente na obra de Anísio Teixeira. Partindo de uma justificativa, em 1930, ainda em parte baseada no espírito higienista-educacional, chega, em 1950, a uma proposta de educação escolar emancipadora de indivíduos e nação.
Nesta segunda-feira, 31/7, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, sanciona a lei que institui o Programa Escola em Tempo Integral.
Em 2013 surge a proposta de reformulação do Ensino Médio, por meio do projeto de lei n. 6840, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). O projeto visava alterar a Lei de Diretrizes e Bases, instituindo a jornada em tempo integral no Ensino Médio e organizando o currículo por áreas do conhecimento.
A educação integral no Brasil começa e ser pensada, a partir das décadas de 1920 e 1930, como o acesso à escola primária que era privilégio de uns poucos, passando-se a pensar num modelo de educação que atendesse não só as minorias, mas atendessem, também, parte da população que não tinha o acesso a essa educação ...
O Programa Ensino Integral (PEI) foi criado em 2012 como estratégia para a melhoria do ensino, ao promover a educação integral dos estudantes em suas múltiplas dimensões (intelectual, física, socioemocional e cultural), por meio de diversas metodologias.
CURIOSIDADE: Quem inventou a escola? Foram os sacerdotes da Suméria, há 2.500 anos antes de cristo. A escola servia para formar os escribas. Lá, eles tinham disciplinas como administração e economia para o governo das cidades.
A educação integral apoia-se na ideia de que é necessário reconhecer e abolir barreiras arquitetônicas, políticas, culturais e atitudinais para que todos os espaços sejam inclusivos; e que a diversidade se constitua não apenas como um valor como também é uma oportunidade de desenvolvimento de crianças e jovens em suas ...
Qual foi a primeira escola de tempo integral no Brasil?
No entanto, as experiências de escola integral / em tempo integral só serão materializadas no cenário brasileiro em 1950, com a implantação do Centro Educacional Carneiro Ribeiro (CECR), na Bahia, seguindo em diferen- tes épocas históricas, destacando-se o Centro Educacional Elementar (CEE), os Ginásios Vocacionais, ...
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), iniciará o período de adesão ao ciclo 2024-2025 do Programa Escola em Tempo Integral (ETI) no dia 12 de agosto.
A Educação Integral busca garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural. Para isso, pressupõe a construção permanente de um projeto educativo compartilhado por gestores, professores, estudantes, famílias e comunidades locais.
Sou obrigada a deixar meu filho na escola integral?
Direito à educação infantil em meio período
De acordo com a promotora, a legislação prevê que o aluno tem direito a educação infantil em meio período. Já as mães que trabalham, tem direito de deixar os filhos em período integral.
Proposto em 2012 pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), o PEI foi apresentado como uma das ações do Programa Educação – Compromisso de São Paulo (PECSP) (SÃO PAULO, 2011).
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (11) o projeto que cria o Programa Escola em Tempo Integral. O PL 2.617/2023 permite à União financiar a abertura de matrículas em período integral nas escolas de educação básica, por meio de transferências para estados e municípios.
Quanto a jornada, a LDB também prevê a organização do ensino fundamental em escolas de tempo integral: Art. 34. A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola.
Desse modo, a LDB [Lei de Diretrizes e Bases da Educação — Lei 9.394, de 1996] preconiza a ampliação da jornada escolar e a oferta progressiva do ensino fundamental em tempo integral.
O Ensino Médio brasileiro passará por mudanças significativas a partir de 2025, inicialmente para os estudantes do primeiro ano. Em 2026, as alterações serão aplicadas ao segundo ano, e, em 2027, o Ensino Médio será alterado de maneira definitiva para todos os anos.
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), abriu a adesão ao ciclo 2024-2025 do Programa Escola em Tempo Integral (ETI).
O ministério fará um estudo com as primeiras 40 escolas inscritas para verificar a possibilidade de um programa do governo federal. Ensino médio em tempo integral – O ensino em tempo integral do país tem carga horária mínima de 35 horas semanais — do ensino médio regular e não integral é de 20.
A concepção de educação integral, ancorada na extensão do tempo escolar, esteve sempre presente na obra de Anísio Teixeira. Partindo de uma justificativa, em 1930, ainda em parte baseada no espírito higienista-educacional, chega, em 1950, a uma proposta de educação escolar emancipadora de indivíduos e nação.
Os jesuítas criaram as primeiras escolas quando aqui chegaram em 1549, com o objetivo de formar sacerdotes e catequizar o índio, dedicando-se também à educação da elite nacional. A Companhia de Jesus foi uma instituição criada essencialmente para fortalecer e defender a Igreja.
“Se pegarmos dados e evidências, no tempo integral, as escolas têm menor taxa de evasão, e os estudantes têm melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Quais são as 4 características da educação integral?
O Centro de Referências em Educação Integral explica que a formação integral e global do estudante deve acontecer de acordo com alguns princípios: centralidade do estudante, aprendizagem permanente, perspectiva inclusiva e gestão democrática.
Segundo a BNCC, a educação integral tem como propósito a formação e o desenvolvimento global dos estudantes, compreendendo “a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva” (BNCC, 2017, p. 14).
Para ter ensino integral no Ensino Fundamental, os estudantes precisam ter 7 horas de aulas por dia, em vez das 4 horas mínimas. No Novo Ensino Médio, a carga horária mínima diária é de 5 horas, com mais 2 horas de atividades escolares por dia letivo.