As ruas da atual Fazenda Carioba, localizada no município de Americanas, no interior de São Paulo (SP), foram as primeiras a receberem pavimentação asfáltica, com material oriundo da Alemanha. Apesar de não haver uma data específica para esse acontecimento, fontes sugerem que ele ocorreu na década de 30.
Em 1770, mais precisamente, o engenheiro Pier-Maria Jerolame Trésaguet criou novos critérios de pavimentação. Conforme foram surgindo esses novos critérios, a necessidade de aprimoração fez as técnicas evoluírem. Em 1820, o Engenheiro escocês John Loudon Mac-Adam criou uma nova maneira de desenvolver a pavimentação.
Os primeiros registros são de 3000 a.C., quando ele era usado para conter vazamentos de água em reservatórios. Pouco depois o asfalto já pavimentava estradas no Oriente Médio. Na época ele era feito com piche retirado de “lagos pastosos”.
Pedras britadas eram misturadas ao material betuminoso para assegurar maior resistência e dar maior aderência aos veículos. Esse espalhamento, inicialmente manual, passou a ser feito também por equipamentos rebocados. O asfalto natural já era usado nos Estados Unidos desde 1860, em calçadas e serviços menores.
Por que as ruas no Brasil são de asfalto e não de concreto?
Por que o nome asfalto?
O nome asfalto é proveniente do grego, demonstrando a sua familiaridade pelos gregos antigos. Já os romanos o utilizavam para selar seus banhos, reservatórios e aquedutos. Na era dos descobrimentos os europeus encontraram depósitos naturais de asfalto na Venezuela.
Quando as ruas começaram a ser asfaltadas no Brasil?
Primeiro asfalto do Brasil surgiu há 94 anos
Atualmente conhecida como Rio-Petrópolis e parte da BR-040, que se estende até Brasília, a rodovia foi inaugurada em 1928 pelo governo Washington Luís.
O asfalto é obtido a partir do petróleo, em um processo de separação de misturas denominado de destilação fracionada. Como o petróleo é uma mistura homogênea líquida, ele tem que passar por um processo de aquecimento e, em seguida, de resfriamento para que seus componentes sejam separados.
Inaugurada em 1861, um dos primeiros trajetos macadamizados do Brasil, a Estrada União e Indústria, que ligava Petrópolis (RJ) a Juiz de Fora (MG), foi a mais importante dessa época.
As refinarias que produzem o CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo), que é a matéria-prima para a produção do asfalto, no Brasil, são quase todas da Petrobras.
Em nosso caso, temos a Avenida Paulista, principal via de São Paulo. Ela foi a primeira via asfaltada não apenas do Brasil, mas na América Latina. O que remonta aos idos de 1909, com uma mistura que veio direto da Alemanha.
No caso, o Brasil utiliza muito mais o asfalto do que o concreto, especialmente porque o primeiro é bem mais barato. Por outro lado, ele também exige muito mais reparos e manutenção constante, como ficará claro adiante.
Não é por acaso que a Pavimentação CBUQ é a mais empregada e comum; isso ocorre porque, caso seja necessário fazer reparos futuros; o CBUQ é um material mais fácil de ser encontrado.
Antes de qualquer pavimentação, é necessário preparar o terreno. Isso envolve a remoção de vegetação, árvores, rochas e detritos. Além disso, o solo é compactado e nivelado para criar uma base sólida para o asfalto. A qualidade dessa base é crucial para a durabilidade da pavimentação.
O pavimento executado com asfalto, mais comum no país, tem vida útil estimada entre 8 e 12 anos. Mas, na prática, os problemas estruturais começam a aparecer bem antes: em alguns casos, apenas sete meses após a conclusão da rodovia.
As misturas asfálticas a frio são executadas em temperatura ambiente, variando entre 20 e 50°C, enquanto as misturas asfálticas a quente são produzidas em temperaturas variando entre 140 e 170°C. As misturas asfálticas “mornas” são produzidas em temperaturas entre 105 a 135°C.
O asfalto é um derivado de petróleo de elevada viscosidade, com propriedades impermeabilizantes e adesivas, não volátil, de cor preta ou marrom, composto por asfaltenos, resinas e hidrocarbonetos de natureza aromática, solúveis em tricloroetileno e obtido por refinação de petróleo.
O piche é o asfalto na forma líquida. Ele é fabricado do alcatrão destilado a partir do carvão mineral, sendo utilizado para produzir eletrodos ânodos como elementos que aglomeram as partículas de coque.
Nesse sentido, Juscelino Kubitschek trouxe para o país a indústria automobilística, construiu a capital Brasília no interior do espaço brasileiro e promoveu a construção de várias rodovias importantes, essas ocupando praticamente todo o orçamento então destinado a transportes terrestres.
Qual foi a primeira rodovia pavimentada no Brasil?
A primeira rodovia pavimentada no Brasil, a Estrada União e Indústria foi inaugurada em 23 de junho de 1861, ligando a cidade de Petrópolis (RJ) a Juiz de Fora (MG).
Quando necessária, a pavimentação era feita com blocos de pedra ou madeira, tijolos, cascalho e areia, todos misturados com água para dar liga. O engenheiro escocês John Metcalfemodernizou o processo de construção de estradas e, apesar de cego, pavimentou quase 290 km ao longo da carreira.