Henri Louis Le Châtelier (Paris, 8 de outubro de 1850 — Miribel-les-Échelles, 17 de junho de 1936) foi um químico e metalurgista francês. Contribuiu significativamente para o desenvolvimento da termodinâmica, é conhecido pela descoberta da lei do equilíbrio químico (1888).
O equilíbrio químico começou a ser estudado em 1798, pelo químico francês Claude Louis Berthollet enquanto acompanhava Napoleão Bonaparte numa expedição ao Egipto. Quando estudava alguns lagos de água salgada egípcios, Berthollet observou nas margens a presença de depósitos de carbonato de sódio (Na2CO3).
- A causa do estabelecimento do equilíbrio químico é a nivelação das velocidades da reação direta (para a direita) e a da inversa (para a esquerda) que se realiza como conseqüência das mudanças de concentração das substâncias.
Esse princípio mostra que quando alteramos um sistema em equilíbrio, ele buscará adquirir um novo estado que anule essa perturbação. Dessa forma, há um deslocamento do equilíbrio, ou seja, uma busca por uma nova situação de equilíbrio, favorecendo um dos sentidos da reação.
Equilíbrio químico é o nome dado ao ramo da Físico-Química que estuda toda e qualquer reação reversível, na qual existem duas reações possíveis, uma direta (em que os reagentes transformam-se em produtos) e uma inversa (em que os produtos transformam-se em reagentes). Essas reações apresentam a mesma velocidade.
Os equilíbrios químicos homogêneos são os que todos os participantes estão em um único estado físico, já os heterogêneos são os que possuem participantes sólidos.
O equilíbrio químico ocorre quando em uma reação reversível (ocorre paralelamente nos dois sentidos), a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa. Quando esse equilíbrio é alcançado, as quantidades de reagentes e produtos envolvidas na reação permanecem estáveis.
A adição de um gás inerte não afeta o equilíbrio químico de uma reação, apesar dele aumentar a pressão total do sistema. Isso ocorre porque ele não participa da reação e as concentrações e as pressões parciais dos gases participantes da reação não são alteradas.
A teoria do equilíbrio geral, desenvolvida pelo economista francês Léon Walras no século 19, tem por finalidade explicar a economia como um todo, ao invés de se ater aos vários componentes que regem as suas atividades.
Por princípio do equilíbrio, entende-se que em cada exercício financeiro, o montante da despesa não deve ultrapassar a receita prevista para o período. Uma razão fundamental para defender esse princípio é a convicção de que ele se constitui num meio eficaz de limitar o crescimento dos gastos governamentais.
equilíbrio químico, ele serve para equilibrar as reações que ocorrem em nosso corpo, por isso é tão importante, é necessário que em nosso organismo as reações estejam em equilíbrio, pois se não estiverem ocorrerão alterações em nossa circulação e metabolismo, por exemplo.” Everaldo 17 se expressa de uma maneira como se ...
O equilíbrio químico de uma reação é atingido quando a taxa de desenvolvimento da reação direta é igual à da reação inversa. No entanto, as concentrações na maioria das vezes não são as mesmas; a dos reagentes pode ser maior, bem como a dos produtos.
Quais exemplos de equilíbrio químico no dia a dia?
Em nosso cotidiano muitos sistemas se caracterizam como um equilíbrio químico. A formação de estalactites e as lentes fotocromáticas dos óculos são exemplos que estão relacionados à reversibilidade das reações químicas.
Dependendo do comportamento de um objeto após ser retirado de sua posição inicial, podemos classificar seu equilíbrio em três tipos diferentes: estável, instável e indiferente.
O que é Kc? Trata-se da sigla que representa a constante de equilíbrio químico em termos de concentração em quantidade de matéria. Kc é a sigla que representa a constante de equilíbrio em termos de concentração de uma determinada reação química.
O equilíbrio químico ocorre quando as velocidades de vaporização e condensação de uma reação se igualam. Algumas reações ocorrem por completo, ou seja, os reagentes se misturam e não voltam mais ao estado inicial, mas em outras a reação pode ser reversível, é nestes casos que o Equilíbrio químico se manifesta.
O sangue transporta o dióxido de carbono para os pulmões, onde é exalado. Quando o dióxido de carbono se acumula no sangue, o pH sanguíneo diminui (aumento da acidez). O cérebro regula o volume de dióxido de carbono que é exalado através do controle da velocidade e da profundidade da respiração (ventilação).
Para calcular o Kc, basta montar a expressão do equilíbrio e utilizar os valores das concentrações molares dos participantes, desde que elas estejam no equilíbrio. OBS.: Se alguns dos participantes estiver no estado sólido ou no estado líquido, jamais participará do cálculo do Kc.
Quais são as características do equilíbrio químico?
O equilíbrio químico é caracterizado por velocidades iguais das reações direta e inversa. No equilíbrio químico, as concentrações de reagentes e produtos são constantes. Para o equilíbrio químico se estabelecer, o sistema deve ser fechado e a temperatura, constante.
O grau de equilíbrio, simbolizado por “α”, é usado em equilíbrios químicos para indicar a relação entre a quantidade de matéria (número de mol) depois que determinado reagente foi consumido e a quantidade de matéria inicial.
Quando na situação de equilíbrio estático, os corpos encontram-se em repouso. Ao todo, existem duas três diferentes tipos de equilíbrio: estável, instável e indiferente.