De acordo com algumas pesquisas, o futebol tem suas primeiras manifestações na China, por volta de 2500 a.C. De acordo com essa corrente, os soldados se divertiam com o crânio de seus inimigos decapitados em um animado jogo. Em contrapartida, outros estudiosos atribuem a invenção do futebol à civilização maia.
O vestígio de prática similar ao futebol mais antigo do qual se tem conhecimento remonta à China de 3000 a.C. Mas os registros históricos não remetem apenas aos chineses. Existem evidências de esportes semelhantes ao futebol sendo praticado por japoneses, egípcios, além de gregos e romanos antigos.
Os chineses foram os primeiros a divertirem-se chutando bolas para dentro de balizas no século III a.C. e o jogo conhecido globalmente como futebol foi formalizado em Inglaterra no século XIX. Contudo, o predecessor de todos os jogos de bola de actualidade pode ser encontrado nas Américas.
Não se sabe com precisão a data em que o futebol surgiu. Historiadores contam que os ingleses adquiriram o hábito de chutar uma bola de couro, símbolo da cabeça de um membro do exército da Dinamarca, como forma de comemorar a expulsão dos dinamarqueses de seu país ainda no século X.
O esporte foi trazido por ingleses imigrantes e era jogado quase exclusivamente por eles na América do Sul. Esse período marca quando o futebol surgiu no Brasil. Indo de encontro com a própria origem, o futebol chegou ao país como um esporte da elite.
O esporte chegou ao Brasil em 1894, trazido por Charles Miller, um jovem filho de ingleses que chegou a São Paulo após realizar seus estudos na Europa. Charles trouxe consigo bolas e as regras para a prática do futebol no país.
O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação de The Football Association, cujas regras de 1863 são a base do desporto na atualidade. O órgão regente do futebol é a Federação Internacional de Futebol (em francês: Fédération Internationale de Football Association), mais conhecida pelo acrônimo FIFA.
Os chineses foram os primeiros a ter práticas que remetem ao futebol, como chutar bolas para dentro de baliza, no século III a.c. É dito por estudiosos que soldados praticavam um animado jogo com crânios de seus inimigos. Porém, o futebol como conhecemos hoje nasceu na Inglaterra, em 1863.
Quem foi o primeiro jogador da história do futebol?
Fergus Suter, também conhecido como Fergie Suter (Glasgow, 21 de novembro de 1857 – Blackpool, 31 de julho de 1916) foi um futebolista escocês. Darwen F.C. Discutivelmente, o primeiro jogador de futebol profissional reconhecido, Suter era natural de Glasgow, na Escócia.
A bola, de pouco mais de 400 anos, pertenceu, segundo historiadores escoceses, à rainha Mary Stuart, que governou a Escócia no século 16. A bola foi encontrada na década de 1970 numa das paredes do quarto de dormir da rainha, dentro do castelo Stirling.
O Sheffield Football Club é um clube de futebol Inglês de Sheffield, South Yorkshire. O clube, fundado em 24 de outubro de 1857 é mais conhecido pelo fato de ser, segundo a FIFA, o clube de futebol mais antigo do mundo. O Sheffield Football Club joga atualmente na Northern Premier League Division One East.
O futebol se desenvolveu na Inglaterra em 1863 com o objetivo de unir os jogos de futebol das escolas públicas e universidades inglesas, a partir da criação das regras do jogo.
Gregos antigos também batiam uma bolinha com os pés, assim como os romanos da época do império. O mais remoto ancestral do futebol moderno no Oriente talvez seja o tsu chu, jogado na China pelo menos desde o século 3 a.C. Fazia parte do treinamento militar e tornou-se tão popular que até a realeza o apreciava.
Alguns historiadores afirmam que as primeiras manifestações esportivas aconteceram na Grécia Antiga, enquanto outros acreditam que, antes que o esporte se tornasse uma atividade comum, os guerreiros divertiam-se com a cabeça de um dos vencidos na guerra, e esse hábito grotesco evoluiu para práticas esportivas.
O levantamento tem como critério o desempenho das equipes entre novembro de 2022 e outubro de 2023. A lista divulgada pela organização leva em conta 394 clubes espalhados pelo mundo.
1888: O São Paulo Athletic Club, o primeiro clube esportivo do país, é fundado (13 de maio). 1894: Charles Miller retorna ao Brasil para trazer na bagagem duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro com as regras do futebol e uma bomba de encher bolas (18 de fevereiro).
A matéria-prima usada era origem animal, as bolas eram feitas de couro curtido (o famoso capotão) e a câmara de ar era uma bexiga de boi. Em 1958, na primeira Copa do Mundo em que o Brasil foi campeão, a bexiga de boi deu lugar à câmara de ar de borracha.
O Futsal surgiu no Uruguai em 1934, foi na Associação Cristã de Moços (A.C.M.) de Montevidéu que começaram a ser fundamentadas as primeiras regras do Futsal.
Relatos oficiais mostram que um clube conhecido como Stoke Ramblers foi formado em outubro de 1868, quando jogaram sua primeira partida”, disse o historiador Mark Metcalf em declarações reproduzidas pelos jornais Mirror e Nottingham Post em abril de 2019.