O primeiro motor com cilindros em “V” foi criado em 1890, pelo alemão Gottlieb Daimler: um bicilíndrico com 3,7 cv de potência. A partir daí, passaram-se alguns anos até que alguém avançasse casas no tabuleiro. Coube ao francês León Lavasseur ser o pai do motor V8.
O motor V8 é um dos designs de motores mais icônicos e influentes da indústria automotiva. Sua história remonta ao início do século XX, quando a Ford Motor Company introduziu o primeiro motor V8 de produção em massa em 1932.
O primeiro motor a combustão interna foi inventado por Nikolaus August Otto em meados do século XIX, na Alemanha, como uma forma de substituir os motores a vapor.
🙌A Incrivel História do Motor V8🔥 [De Henry Ford ao Auge nos Anos 60 e 70]
Qual é o melhor motor V8 ou V10?
Para quem busca potência com aquele som icônico, o V8 é o clássico que nunca decepciona. Já o V10 é para os entusiastas que desejam exclusividade e um motor de supercarro, enquanto o V12 é para quem não aceita nada menos que o melhor do luxo e da performance.
Os motores 8V são mais simples e econômicos que os motores 16V. Eles têm menos peças móveis, reduzindo o atrito e o desgaste. Isso também significa que eles requerem menos manutenção e são mais baratos de reparar. Os motores 8V também são mais eficientes em rotações mais baixas.
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Quando a Ford revelou a última versão do Mustang Shelby GT500 há alguns anos (mais precisamente em 2019), ele estreou com um motor V8 supercharger dotado da maior potência já colocada em um carro de produção da marca. O propulsor rende até 771 cv e 86,3 kgfm de torque em sua configuração padrão.
No Brasil, é possível encontrar motores V8 usados por valores que variam entre R$21.890 e R$21.890 e até R$ 1.000.000. A diferença de preço se deve principalmente à procedência, ao desgaste e à marca do motor.
Em 1872, o estadunidense George Brayton inventou o primeiro motor comercial de combustão interna a combustível líquido. Em 1876, Nicolaus Otto, trabalhando com Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, patenteou o motor de ciclo de quatro tempos de carga comprimida.
O design mais próximo do virabrequim moderno surgiu no século IX, graças ao engenheiro muçulmano Al-Jazari (1136-1206). Em seu livro "O Livro do Conhecimento de Dispositivos Mecânicos Engenhosos", ele ilustrou um mecanismo de virabrequim e biela, usado em uma de suas máquinas hidráulicas.
Coube ao francês León Lavasseur ser o pai do motor V8. Mas não só. Afinal, ele criou uma série de motores dispostos por cilindros, seja em modelos V8, V12, e até mesmo V32, todos arrefecidos a ar ou à água. Porém, ainda faltava um elemento fundamental para caracterizá-los tais quais eles são hoje.
O V8 oitentista desenvolve 250 cavalos de potência a 5.600 RPM e 260 libras por pés de torque a 4400 RPM, oferecendo uma eficiência média de 10 quilômetros por litro.
O motor V12 foi inventado em 1904, apenas cinco anos depois da invenção do motor em V por Wilhelm Maybach. Foi a Putney Motor Works quem decidiu combinar seis pares de cilindros em V para criar um motor náutico para corridas.
A mais recente versão do hipercarro Hennessey Venom F5-M Roaster recebeu um componente que promete deixá-lo ainda mais empolgante: um câmbio manual de seis marchas. O esportivo vem equipado com um motor V8 6.6 l biturbo, que gera 1.842 cv de potência e 165 kgfm de torque.
Se fizermos um comparativo, o carro equipado com 16 válvulas é mais cansativo de dirigir na cidade por ter uma faixa de torque e potência em alta rotação, exigindo muitas trocas de marchas, ao contrário de um veiculo com motor de 8 válvulas, que tem essa faixa de torque e potência mais baixa e permite menos mudanças.
V16 é um motor de combustão interna a pistão dotado de duas bancadas de 8 cilindros em linha, formando um ângulo específico, totalizando dezesseis cilindros (câmaras de combustão).