Em 1800, James Pillans, diretor da Escola Superior de Edimburgo, na Escócia, querendo mostrar mapas maiores nas aulas de geografia teve a ideia de unir várias placas de ardósia formando um grande quadro.
Historiadores contam que um professor de geografia escocês teve a ideia de pegar um grande pedaço de ardósia e colocar na parede. Assim foi como surgiu o primeiro grande quadro negro, no qual o professor podia passar a lição para todos os alunos de uma vez só.
Lousa de escola é definida pelo dicionário Michaelis como “lâmina quadrada de ardósia ou de outro material, de tamanho variado, emoldurada de madeira, fixada nas paredes das salas de aula nas escolas”.
Quando se trata da invenção da escola, é difícil nomear uma única pessoa como “inventora”. No entanto, o crédito por contribuir e inventar o sistema escolar regular em 1837 vai para Harry P., que às vezes é chamado de pai da educação moderna.
O quadro de educação desempenha um papel fundamental no ambiente escolar, pois permite ao professor transmitir informações de maneira clara e objetiva. Além disso, ele estimula a participação dos alunos, promovendo a interação e o engajamento com o conteúdo apresentado.
A lousa de escola é uma lâmina quadrada reutilizável feita de ardósia ou outro material (como o vidro), com tamanhos variados fixadas nas paredes de escolas e outros ambientes onde a escrita seja essencial para o aprendizado ou comunicação.
O conceito de unir estudantes em um local separado para a aprendizagem existe desde a Antiguidade Clássica. O ensino fundamental existe provavelmente desde a Grécia antiga, Roma antiga, Índia antiga e China antiga. O Império Bizantino tinha um sistema de ensino criado a partir do nível primário.
CURIOSIDADE: Quem inventou a escola? Foram os sacerdotes da Suméria, há 2.500 anos antes de cristo. A escola servia para formar os escribas. Lá, eles tinham disciplinas como administração e economia para o governo das cidades.
O filósofo grego Platão (427-347 a.C.) é considerado o primeiro pedagogo da Humanidade, por ter concebido um sistema educacional e ter fundado a primeira instituição de educação superior.
Em 1800, James Pillans, diretor da Escola Superior de Edimburgo, na Escócia, querendo mostrar mapas maiores nas aulas de geografia teve a ideia de unir várias placas de ardósia formando um grande quadro.
O que é um quadro? Já o quadro branco é muito parecido com a lousa, só que tem moldura de madeira ou alumínio, e você precisa de um marcador de tinta removível pra poder escrever. Aí, depois, é só apagar usando um pano seco ou um apagador próprio pra isso.
A tradicional lousa de escola, ou quadro escolar, é fabricada em diversos tamanhos, com destaques para as medidas 350x120 cm, 90×60 cm, 120×90 cm, 200×120 cm.
A mais antiga pintura figurativa conhecida é a representação de um touro que foi descoberto na caverna Lubang Jeriji Saléh, na Indonésia. Foi pintado 40 000 - 52 000 anos atrás ou antes.
A lousa digital interativa foi criada no Canadá em 1987 por Dave Martin e Nancy Knowlton fundadores da empresa Smart Technologies e começou a ser comercializada no ano de 1991. Gradativamente, as escolas públicas estão recebendo os equipamentos das esferas governamentais para uso em sala de aula.
Uma pintura rupestre de um grande javali e três figuras humanas ao seu redor seria a obra de arte mais antiga do mundo, com cerca de 51 mil anos, segundo uma equipe de cientistas.
Instituição de ensino mais antiga em atividade do país, a Escola Técnica Estadual (ETE) Ginásio Pernambucano, no centro do Recife, comemorou seus 198 anos com uma série de atividades realizadas nesta sexta-feira (1º).
A palavra escola vem do grego “scholé” e significa lugar do ócio. Na Grécia Antiga, as pessoas com maiores condições socioeconômicas e que dispunham de tempo livre, se reuniam nesses lugares para pensar, refletir.
A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do individuo sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência das artes e das letras, sem estas aprendizagens dificilmente o aluno ...
A história da educação tem início nas sociedades primitivas e tribais, nas quais já se verificam práticas de ensino e orientação para os indivíduos. Como teoria pedagógica, propriamente dita, à educação surgiu na sociedade grega, tendo como principais representantes os filósofos e os sofistas.
O quadro branco escolar é utilizado pelos professores para apresentar informações, explicar conceitos, resolver exercícios e estimular a participação dos alunos durante as aulas.
Em um passado não muito distante, o quadro negro ou a lousa eram pintados diretamente na parede e possuíam uma moldura de madeira, com um depósito para o apagador. Para escrever, usava-se giz branco, já que o colorido era para professores, um luxo e um entretenimento.
Ele também é conhecido como lousa branca e funciona como modelo mais moderno do quadro negro com giz, já que usa um marcador especial, parecido com uma caneta!