Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal. Dia do Deus Sol, divindade oficial do Império nesta altura, e que explica a designação utilizada pelas línguas germânicas para este dia.
A definição do sábado e do domingo como dias de descanso semanal remunerado é uma conquista recente dos trabalhadores. “Foi resultado da luta operária surgida na Inglaterra depois da Revolução Industrial, no início do século 19″, afirma a historiadora Zilda Gricoli Iokoi, da Universidade de São Paulo (USP).
Na sua origem, os nomes dias da semana tinham influência na astrologia, cada um representava um astro do nosso Sistema Solar: Sol (domingo), Lua (segunda), Marte (terça), Mercúrio (quarta), Júpiter (quinta), Vênus (sexta) e Saturno (sábado).
Segundo o relato bíblico, o sábado tem sua origem na criação do mundo, quando Deus descansou, abençoou e santificou esse dia (Gênesis 2:2–3). O sábado foi relembrado no quarto mandamento a partir da instituição do decálogo no Monte Sinai.
Na prática, o Édito de Constantino gerou problemas para os judeus guardarem o shabat e, para os Cristãos, a partir de então, oficialmente, o sábado estaria substituído pelo domingo enquanto dia a ser guardado a Deus.
QUANDO E QUEM MUDOU O SÁBADO PARA O DOMINGO? | Sábado ou domingo ?
Porque a Igreja Católica não guarda o sábado?
Sabemos que o Antigo Testamento é um figura do Novo; o Sábado judaico é um figura do Domingo cristão. O Catecismo da Igreja assim explica: §2175 – “O Domingo distingue-se expressamente do sábado, ao qual sucede cronologicamente, cada semana, e cuja prescrição ritual substitui, para os cristãos.
Assim, o preceito do sábado da Antiga Aliança foi elevado à sua plenitude no Domingo, o Dia do Senhor, que inaugurou por sua ressurreição a Nova e Eterna Aliança. Pois, assim como nos diz São Paulo, na carta aos Hebreus, a Nova Aliança é melhor e superior a Antiga (cf. Hb 8, 6-7.13).
Defendendo os discípulos que violaram o repouso sabático, Jesus diz que o sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Discípulos de Jesus e Davi e seus companheiros fizeram o que não era permitido porque tinham fome.
De acordo com a História, por exemplo, juntar sete dias e chamá-los de semana vem da Babilônia, na Mesopotâmia. Os povos dessa região resolveram homenagear sete componentes do Sistema Solar que eram conhecidos até então: a Lua, o Sol e os planetas Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno.
Lemos no livro de Gênesis que Deus criou os céus e a terra em seis períodos de tempo que Ele chamou de dias: “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou” (Gênesis 2:2–3).
Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal. Dia do Deus Sol, divindade oficial do Império nesta altura, e que explica a designação utilizada pelas línguas germânicas para este dia.
Naturalmente, todos os dias da semana são dias do Senhor, mas o primeiro dia da semana é o Domingo, porque foi neste dia que o Senhor Jesus ressuscitou, derrotando o pecado e vencendo a morte e tornando-se o Deus Salvador e o Senhor da vida.
O domingo se torna um dia de culto e celebração da vitória de Cristo sobre a morte. Dessa forma, substitui gradualmente o sábado judaico como o dia de descanso e culto para os cristãos.
Na época, sábado significava 'dia do descanso' (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, 'dia do Senhor' (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.
Etimologia. A palavra é originária do latim dies dominicus ou dominica, que significa 'dia do Senhor, o domingo' (em vez do latim dies solis 'dia do sol'). Existe, nessa mesma acepção, em castelhano (domingo), italiano (domenica), francês (dimanche) e em todas as línguas românicas.
Quanto a sábado (que seria a «sétima»!) vem do latim «sabbatu-», proveniente, por seu turno, do hebraico «shabbath», 'descanso semanal'. O português é a única língua românica que usa a numeração ordinal para os dias da semana de segunda a sexta.
Assim, a diferença entre o Sábado e o domingo é esta: Deus abençoou e santificou o dia de Sábado enquanto que o domingo, não. Ele disse que o Sétimo Dia era o “Seu dia” e não o primeiro. Isto é algo no qual devemos refletir com oração. Deus estabeleceu o Sábado como um memorial de Seu poder Criador.
Onde está escrito na Bíblia que devemos guardar o sábado?
Você tem seis dias na semana para fazer os trabalhos habituais, mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, seu Deus. Nesse dia, ninguém em sua casa fará trabalho algum: nem você, nem seus filhos e filhas, nem seus servos e servas, nem seus animais, nem os estrangeiros que vivem entre vocês.
Onde está escrito na Bíblia que devemos guardar o domingo?
Em Jo 1:3 a Bíblia nos diz que “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez”. Essa informação é muito importante para entendermos Gn 2:3 que nos diz: “E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera”.
Porque os evangélicos não fazem Missa de sétimo dia?
Os evangélicos (protestantes), que também são cristãos, não veem a celebração como uma prática aceitável, porque acreditam que o destino das almas já está definido a partir do fim de vida de cada um. Assim sendo, não faria sentido orar pelos que partiram.
O sábado tem sido um mandamento esquecido e por isso ressaltamos que ele é tão importante quanto os demais. O sábado do sétimo dia foi instituído por Deus na criação (Gênesis 2:1-3). Ele nos deu o exemplo, pois ao concluir a obra da criação em seis dias, no sétimo Ele descansou, abençoou e santificou o dia de sábado.