Os antigos egípcios se destacaram primeiro no desenvolvimento de embarcações fluviais que, com o passar do tempo, vários tipos de barcos e navios foram construídos para a pesca, comércio, transporte (especialmente de pedras para a construção das pirâmides), procissões e viagens.
O transporte fluvial surgiu no período Neolítico, quando o cultivo de plantas e o desenvolvimento da pecuária deram lugar ao aparecimento dos primeiros excedentes agrícolas e depois ao comércio de tecidos, fios e cerâmica através dos rios entre diferentes culturas e povoados.
A idéia trazida da China para o Ocidente, no século XIII, por Marco Polo, de navios de vários mastros e do leme de dobradiça ( que multiplicava a força do piloto ) favoreceu o desenvolvimento do transporte marítimo a vela. ampliação do mundo conhecido, e pelas mudanças sociais e econômica de vários países.
O arquiteto da travessia foi Malcom McLean, o criador visionário do moderno sistema de transporte marítimo comercial com contêineres. Poderíamos chamá-lo de "senhor contêiner", reconhecendo que foi ele que inventou o sistema de logística, além da caixa de metal propriamente dita. E se tornou bilionário.
Quem criou o primeiro meio de transporte aquático?
Quais são os meios de transporte aquáticos? O transporte aquático é o mais antigo do planeta. Foi com ele que o homem primitivo percebeu que poderia se locomover de um lugar para outro utilizando os rios, lagos e mares. É utilizado para o transporte de mercadorias e de pessoas.
De acordo com alguns cientistas, o primeiro meio de transporte foi o aquático, ainda no período da Pré-História. Para fazer canoas e botes, usados para cruzar mares e lagos, os homens utilizavam troncos de madeira, bambus e juncos. A criação da roda provocou uma revolução nos meios de transporte.
Os meios de transporte fluvial são embarcações, como barcos, lanchas e canoas. É muito utilizado para o transporte de passageiros e de mercadorias em regiões específicas, sendo muito empregado também para a conexão entre diferentes modais. Apresenta capacidade para transportar cargas pesadas e de baixo valor agregado.
Dentre os meios de transportes, o mais antigo é o transporte marítimo, pois é utilizado desde a Antiguidade. No entanto, seu incremento aconteceu efetivamente após o término da Primeira Grande Guerra, resultado de grandes inovações no campo tecnológico, as quais resultaram em significativas evoluções.
O transporte fluvial é aquele realizado nos rios, lagos e canais naturais ou artificiais. Ele pertence ao modal hidroviário, conhecido também como aquaviário, caracterizado pelos deslocamentos de pessoas e mercadorias por meio das hidrovias.
Como o próprio nome já diz, a principal diferença entre as viagens de cruzeiro fluvial e marítimo está, de fato, nas águas: enquanto o primeiro navega em rios, o outro percorre águas de um oceano.
Alberto Santos Dumont é considerado o Pai da Aviação. Reconhecimento máximo pelo pioneirismo de ter conseguido voar com um aparelho mais pesado que o ar e com propulsão própria. O feito foi no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906.
A vinda da família real para o Brasil, em 1808, com a consequente abertura dos portos, ensejou grande expansão do transporte aquaviário. Mas o segundo grande impulso à navegação veio com a invenção do navio a vapor, a partir do início do século XIX.
Você sabia que a primeira balsa do mundo foi construída pelos turcos durante o Império Otomano? Em 1800, o transporte nos dois lados do Bósforo era feito por barcos simples. Na década de 1840, pequenas balsas começaram a fornecer serviços de transporte no Bósforo.
Ele é realizado nos rios, lagos e canais naturais ou artificiais. Os meios de transporte que ele utiliza para o transporte de mercadorias e de passageiros são embarcações, como balsas, barcos, canoas, navios, entre outros e as vias onde ocorrem o transporte são chamadas de hidrovias.
Foi Ole Skaarup, fundador da companhia americana Skaarup Shipping Co., quem primeiro idealizou um graneleiro em que os porões de carga têm anteparas longitudinais inclinadas no topo para reduzir a superfície livre e no fundo para facilitar a descarga. o primeiro navio deste tipo foi o N/M Cassiopeia construído em 1955.
Os nomes podem ser parecidos, mas os significados são bem diferentes. Pode até parecer a mesma coisa, mas água pluvial e água fluvial são coisas bem diferentes. A água pluvial é a água da chuva, enquanto que a água fluvial é relativa ou própria de rio.
As rotas fluviais são percursos feitos pelos rios, por embarcações mais simples. As rotas terrestres são caminhos por terra, percorridos a pé o por vários tipos de meios de transporte. Desde os tempos antigos, as rotas comerciais conectavam cidades de diversas regiões, próximas umas das outras ou mais distantes.
Segundo alguns estudiosos, o primeiro meio de transporte inventado foi aquático, ainda na Pré-História. Para construir as canoas e botes usados para atravessar rios e lagos, os homens usavam troncos de madeira, bambus e juncos. Um elemento muito importante é a roda.
Assim como em todo o mundo, antigamente a principal forma de locomoção no Brasil era a tração animal. Na verdade, essa ainda é uma alternativa bastante usada em cidades rurais e pequenos municípios.
Confira! Seja para garantir mais conforto, mobilidade ou acessibilidade, não é difícil de reconhecer que o elevador nos dias de hoje é um excelente recurso, prático e rápido, para quaisquer tipos de ambientes.
O modal fluvial é o metódo de transporte mais em conta para clientes que desejam transportar mercadorias de grande porte. Esse modelo de serviço consiste em transportar suas mercadorias dentro de um navio.