A sigla EDTA no inglês significa: ethylenediamine tetraacetic acid, que traduzido para o português ácido etilenodiamina tetra-acético. Trata-se de um antigoagulante, bastante utilizado na hematologia, ou seja, para exames como hemogramas, pois consegue preservar a morfologia das células por mais tempo.
O excesso de sangue em um tubo com EDTA causa presença de fibrina, microcoágulos ou coágulos, causando alterações numéricas em todo hemograma. A quantidade mínima é de 75% da capacidade do tubo utilizado.
Utilizados em rotinas de bioquímica, sorologia, imunologia, marcadores cardíacos e tumorais. Possui EDTA jateado na parede do tubo e são utilizados em bancos de sangue. O EDTA é o anticoagulante recomendado para rotinas de hematologia por ser o melhor anticoagulante para a preservação da morfologia celular.
O ácido etilenodiamino tetra-acético, ethylenediamine tetraacetic acid, (EDTA) é o anticoagulante mais utilizado em tubos de coleta de sangue à vácuo, seu uso é registrado desde o início da década de 50. Sua função é de inibir o processo de coagulação através da remoção do cálcio do sangue por complexação.
Dica do Hematologista #5 artefatos em amostra de sangue com EDTA
O que é EDTA e para que serve?
O EDTA é utilizado como agente quelante, isto é, vai captar íons (iões, PT) metálicos que podem afetar a estabilidade e/ou o aspeto dos produtos cosméticos. O EDTA serve, por exemplo, para contrariar a dureza da água nos produtos para enxaguar, como os shampoos.
Ele é indicado para facilitar a instrumentação endodôntica, especialmente dos condutos atresiados e para melhorar a qualidade da cimentação de núcleos, atuando na remoção da smear layer do interior dos condutos preparados. Além disso, é um produto efetivo na remoção de raspas dentinárias durante a terapia periodontal.
Em razão dessa propriedade, o sal EDTA é usado como anticoagulante do sangue, pois quela os íons de cálcio, que promovem a coagulação sanguínea (Jain, 1993).
Os Tubos de tampa roxa são utilizados com o material EDTA. O material colhido serve para os seguintes exames: ➙ Hemograma completo (contagem global de hemácias, hemoglobina, hematócrito e determinação. ➙ Hematozoários (caninos)
O EDTA reage através de seus dois radicais ácidos com o cálcio plasmático, formando um quelato, tornando-se um sal insolúvel, ou seja, ele irá se ligar aos íons cálcio da amostra e a cascata da coagulação será interrompida.
EDTA (do inglês Ethylenediamine tetraacetic acid) ou ácido etilenodiamino tetra-acético é um composto orgânico que age como agente quelante, formando complexos muito estáveis com diversos íons metálicos.
Para as análises hematológicas as amostras devem ser de sangue completo (tratado com anticoagulante EDTA), armazenado por um período máximo de 6 horas a temperatura ambiente ou 24 horas na geladeira (4 °C).
A sigla EDTA no inglês significa: ethylenediamine tetraacetic acid, que traduzido para o português ácido etilenodiamina tetra-acético. Trata-se de um antigoagulante, bastante utilizado na hematologia, ou seja, para exames como hemogramas, pois consegue preservar a morfologia das células por mais tempo.
O ácido etilenodiamino tetra-acético – C10H16N2O8 (EDTA) é um agente com propriedades anticoagulantes e bacteriostáticas. Seu mecanismo de ação se dá pela capacidade de se ligar fortemente aos íons de cálcio plasmático, bloqueando assim a agregação plaquetária e a cascata de coagulação.
Qual a diferença entre o EDTA e o citrato de sódio?
O citrato de sódio pode ser recomendado como anticoagulante de escolha para colheita de sangue de gatos, oferecendo vantagens sobre o EDTA por diminuir a ocorrência de pseudotrombocitopenia e pseudoleucocitose, principalmente quando não há disponibilidade imediata para realização dos exames hematológicos.
Quais os problemas técnicos apresentados quando uma amostra de sangue coletada com EDTA fica armazenada por longo período?
As amostras de sangue com EDTA sofrem alterações significativas em alguns parâmetros de hemograma, principalmente em temperatura ambiente após 24 horas de estocagem. Amostras refrigeradas apresentam menor impacto na variação dos analitos, com valores aceitáveis na maior parte dos analitos.
Por quê? O hematoma ocorre quando o sangue “vaza” da veia, o que ocorre em situações como veias finas ou com muita pressão sanguínea. Outras vezes, por falta de compressão adequada no momento da coleta. Ou ainda, devido ao consumo de algum medicamento que pode alterar a coagulação do sangue.
impede a degradação de insumos naturais, como óleos e extratos vegetais; combate a alteração na função de limpeza e espumação de shampoos e sabonetes, pois evita que íons de cálcio e magnésio sofram precipitação.
Pode-se concluir que a remoção da camada de smear layercom EDTA constitui importante fator do sucesso do tratamento endodôntico promovendo melhor qualidade na desinfecção do sistema de canais radiculares, promove melhor penetração da medicação intracanal nos túbulos dentinários, e melhor adaptação do material obturador ...
O Laboratório EDTA tem o objetivo de estudar a ecologia dos ciclos de transmissão de diferentes agentes patogênicos (microorganismos como vírus, bactérias, protozoários e alguns tipos de vermes).
Os resultados obtidos sugerem que o agente quelante mais adequado para substituir o EDTA é o MGDA, uma vez que, a formulação de detergente que inclui este agente apresenta propriedades muito semelhantes às do detergente da empresa.