Kendo (em japonês: 剣道, caminho da espada), quendô ou quendo é uma arte marcial japonesa moderna (gendai budo), desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão feudal, o Kenjutsu. O praticante de kendô é chamado de kenshi ou kendoka.
Um samurai era facilmente reconhecido pelas ruas por portar duas espadas presas ao obi, uma longa, a katana (de 60 a 102 cm), usada nas lutas em locais amplos, e uma menor, a Wakizashi (de 30 a 60 cm), para espaços fechados.
O Kendô moderno é o resultado de muitas mudanças e aperfeiçoamentos, de uma arte puramente voltada à luta até chegar à uma arte marcial nobre e interessante. O conceito principal do Kendô é disciplinar a caráter através da aplicação dos princípios da Katana (espada).
Kendō é uma arte marcial, e também um esporte, onde competidores vestem uma armadura protetora, e disputam pontos acertando determinadas partes do corpo do oponente com espadas de bambu.
Kenjutsu. O Kenjutsu é a arte de combate com espadas, criada pelos Samurais no Japão feudal. Hoje é a arte que transmite mais fielmente os ensinamentos dos samurais em nossos dias, mantendo viva uma tradição iniciada há 600 anos.
A esgrima é um esporte de combate que utiliza florete, espada ou sabre. O objetivo do esgrimista é tocar o adversário e evitar ser tocado. Essa é a única modalidade de combate em que não é permitido o contato corporal.
Kendô Entre os samurais, o uso da espada era considerado um dos principais elementos das artes marciais. Talvez devido a sua tradição, o kendô (bastão ou vara japonesa) atribui uma elevada ênfase no comportamento ritual sobre o dojo, e as suas práticas devem ser altamente regulamentadas.
Kendo é uma arte marcial de origem japonesa e significa “caminho da espada”, que para os leigos pode parecer semelhante à esgrima, mas para os praticantes as diferenças são profundas e complexas. No Kendo, as espadas de bambu (shinai) e armadura são usadas para proteger a cabeça, barriga e braços.
Um diferencial entre os dois é que no Kendo é utilizada na maior parte apenas uma espada. No Kenjutsu possui uma variação maior: pode-se usar uma espada, duas, uma espada grande e uma pequena, etc.
O Kendo é baseado na filosofia de três religiões: o shintoísmo, o budismo e confucionismo. O treinamento consiste em disciplinar tanto a mente como o corpo.
Masamune alcançou um status quase lendário. Entretanto, é consenso que ele fez a maioria das espadas entre 1288 e 1328 D.C.. Criou as espadas conhecidas hoje como Katanas, em Japonês, e as adagas chamadas Tantō, na tradição Soshu. Acredita-se que trabalhou e viveu na Província de Sagami.
Kenjutsu, em tradução literal: "Técnica da Espada", é a arte marcial japonesa clássica do combate com espadas. Pode também ser chamada de heihō/hyōhō , entre outras denominações possíveis. Sendo constantemente sendo confundida com Kendo, apesar de grandes diferenças.
Com origens nos treinos de espadas dos samurais, luta-se o kendo com atitude mental de guerreiro. Mas, atualmente, em vez de vencer no combate, o objetivo é desenvolver o caráter e a autodisciplina, assim, os treinos rigorosos são valorizados tanto quanto as competições.
Conhecido como a arte marcial dos samurais, o kendô foi mais difundido a partir do século 16. Porém, tanto o judô como o aikidô, e também outras manifestações artísticas como o ikebana (kadô), caligrafia (shodô) e a cerimônia do chá (sadô) se pautam do mesmo princípio. Todos levam o termo “dô”, que significa “caminho”.
O Kendo é o caminho da busca do crescimento e aprimoramento humano por meio do aperfeiçoamento do manejo e uso da espada. É, ainda, uma prática que privilegia a reverência correta e cortesia para com o oponente e a atitude severa para consigo mesmo, cujo sentido está na educação de um espírito justo e honrado.
O kendo pode ser praticado por qualquer pessoa, sem distinção de gênero. Crianças começam a praticar com 4 ou 5 anos e existem relatos de pessoas que praticam o esporte com até mais de 90 anos de idade. O praticante de kendo é chamado de kendoca ou kenshi.
O Kendo surgiu no final do século XIX, quando o Japão passava por um rápido processo de modernização, fruto da abertura de seus portos para as nações ocidentais. Época em que os Samurais deixaram de existir como classe social, e muitos dos valores tradicionais começavam a ser deixados para trás.
Esgrima é a mais antiga arte marcial do Ocidente, na qual os competidores lutam com espada. O objetivo é tocar o adversário e ao mesmo tempo evitar ser tocado por ele. Em cada esgrimista existe um fio preso na espada que se conecta a um aparelho para marcar quantas vezes a arma tocou no adversário.
Karatê Essa arte marcial, criada no Japão, usa muitos golpes como chutes, cotoveladas, joelhadas e técnicas de mão aberta. Alguns de seus golpes também são mortais, principalmente quando aplicados em regiões vitais do corpo.
O Ninjutsu (忍術), também conhecido pelo termo Ninpō (忍法), é uma arte marcial japonesa que surgiu a partir da necessidade do emprego de espiões (Ninja) durante o período medieval japonês (século VI). Consistia num conjunto de técnicas que capacitavam os agentes a agir em todas as situações num campo de batalha.
No Japão, onde as artes marciais tiveram grande difusão, graças à sua filosofia de respeito ao próximo e à hierarquia, são mais conhecidas as modalidades de karatê, judô, aikidô, sumô, jiujitsu, ninjutsu, kendô, iaidô, kyudô, e outras variações.