Em 2022, entre as 185,4 milhões de pessoas de 10 anos ou mais de idade do país, 87,2% (ou 161,6 milhões) utilizaram a Internet no período de referência (últimos três meses anteriores à entrevista), ante 84,7% em 2021.
Em 2022, voltou a registrar o maior percentual de pessoas de dez anos ou mais conectadas à rede: 91,6%. Sudeste (89,5%) e Sul (88,2%) vieram em seguida. Nordeste (83,2%) e Norte (82,4%) fecharam a lista.
Os principais motivos para o uso da internet no Brasil são conversar por chamadas de voz ou vídeo (94,4%), enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens (92%) e assistir a vídeos (88,3%).
Maioria dos brasileiros só usa internet pelo celular | CNN NOVO DIA
Onde a internet é mais usada?
Considerando somente os países da América Latina, o Brasil é líder absoluto no ranking, atrás ficam apenas o México com 96 milhões de usuários e a Argentina com 38 milhões de usuários de internet.
Em qual região do Brasil as pessoas têm menos acesso à internet?
Ao todo, 135 milhões de brasileiros possuem algum tipo de acesso à rede. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indica que o Nordeste é a região com mais dificuldade de conexão. Mais de 17 milhões de moradores continuam inativos.
As crianças e os idosos são os grupos etários com menor percentual de pessoas que utilizaram a Internet em 2022. O grupo etário de 10 a 13 anos registrou 84,9%, e esse percentual cresce sucessivamente até alcançar o pico de mais de 96% de usuários nos grupos de 20 a 24 anos e de 25 a 29 anos.
Como a maior parte das pessoas acessam a internet no Brasil?
Como esperado, o telefone móvel foi o dispositivo mais utilizado para acessar a Internet em 2022 (98,9%). A pesquisa revelou ainda que o acesso à rede pela TV vêm crescendo, já que o aparelho ficou atrás apenas do celular nesse sentido.
Qual é a região com maior percentual de uso de internet no Brasil?
A região com maior percentual de usuários da internet é liderado pelo Centro-Oeste, influenciado pelo Distrito Federal, que tem 96,6% dos usuários com acesso ao serviço. As regiões Norte (82,4%) e Nordeste (83,2%) permanecem com os menores resultados.
Os principais motivos para o uso da internet no Brasil são conversar por chamadas de voz ou vídeo (94,4%), enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens (92%) e assistir a vídeos (88,3%).
O perfil médio do brasileiro sem acesso à internet é homem, residente de área urbana, com 60 anos ou mais e autodeclarado preto ou pardo. A escolaridade média é até o ensino fundamental. O levantamento também mostra que 16 milhões são do sexo masculino, enquanto 14 milhões são mulheres.
De acordo com o Relatório Digital 2024: 5 billion social media users, publicado em parceria entre We Are Social e Meltwater, o Brasil é o segundo país em que os usuários passam mais tempo on-line, com média de 9h13, atrás apenas da África do Sul com 9h24.
Oficialmente, ninguém. Mas, na prática, a rede mundial acaba ficando na mão do governo dos EUA. O país tem controle majoritário de dois recursos importantíssimos: os servidores (computadores de grande porte sem os quais a internet não funciona) e os endereços www.
Eritreia Por essa razão, a Eritreia é um dos países com o menor número de conectados no planeta: apenas 1% da população do país tem acesso à Internet. Quando se trata de restringir o acesso dos seus cidadãos à rede mundial de computadores, o país africano só costuma perder para o número 1 da nossa lista...
Os Emirados Árabes Unidos também levam o título de país mais conectado do mundo, com pontuação de 7,53/10. Os Emirados Árabes Unidos têm a maior porcentagem de sua população conectada à internet e usando o Facebook.
Qual o ranking do Brasil entre os países mais conectados do mundo?
Apesar disso, está na 39ª posição quando o assunto é o melhor acesso, com apenas 19 a cada 100 pessoas tendo conexão banda larga. Além disso, o número médio de redes sociais utilizadas por pessoa no país é de 8,4, o segundo maior em uso das mídias.