Quem manda mais na escola, o diretor ou o coordenador?
O diretor escolar é o líder máximo da instituição de ensino. Sua função vai além da simples administração, sendo responsável por estabelecer a visão, missão e valores da escola, bem como traçar metas e estratégias para alcançá-las.
Em Educação, três figuras são apontadas como responsáveis pela eficácia da escola: o diretor, o coordenador pedagógico e o supervisor de ensino. Os dois primeiros geralmente estão todos os dias na escola, em contato direto com professores, alunos e funcionários.
Um diretor precisa lidar, além dos aspectos pedagógicos, também com uma série de questões burocráticas e administrativas, incluindo legislação e finanças. É uma rotina de trabalho diferente, centrada mais em torno de delegar, avaliar e decidir, enquanto o coordenador é regido pelo planejamento e execução dos planos.
O diretor escolar é o responsável por toda a gestão da instituição de ensino, tanto em aspectos administrativos quanto pedagógicos. No Brasil, as funções do diretor escolar são regulamentadas por leis e normas, e sua principal responsabilidade é administrar a escola, garantindo o cumprimento da sua missão educacional.
Se todo o ambiente escolar está sob autoridade da figura do diretor, dentro da sala de aula, é na figura do professor que é cedida a autoridade sob os estudantes. Contudo, essa autoridade que se configura como ações pedagógicas e disciplinares nem sempre ocorre de modo mecânico ou automático.
Quem é a figura do vice-diretor escolar? O vice-diretor escolar – também chamado de assistente de direção, diretor adjunto ou diretor substituto – é o braço direito do diretor da escola. Ele possui atribuições específicas nas rotinas da instituição e também contribui com o desempenho das funções próprias do diretor.
O diretor escolar é o líder máximo da instituição de ensino. Sua função vai além da simples administração, sendo responsável por estabelecer a visão, missão e valores da escola, bem como traçar metas e estratégias para alcançá-las.
O professor é submetido a uma hierarquia administrativa e pedagógica que o controla. Ele mesmo, quando demonstra qualidades excepcionais, é absorvido pela burocracia educacional para realizar a política do Estado, portanto, da classe dominante em matéria de educação.
Responsável por gerenciar toda a administração da instituição de ensino, esse profissional foca o seu trabalho em ações que ajudam a garantir um aprendizado significativo dos alunos a partir de uma educação de excelência, com uma equipe de professores qualificados.
Assim, o coordenador é responsável pelo direcionamento e acompanhamento do trabalho pedagógico realizado na escola e atua para ajudar os professores a encontrar as melhores formas de otimizar a aprendizagem dos alunos.
Estagiário, Assistente, Analista, Diretor e CEO são alguns Níveis de Cargos em Empresas que traçam um panorama crescente das inúmeras posições que um profissional pode ocupar ao longo da sua carreira.
Alguns exemplos de cargos e hierarquias que podem ser estruturados são: direção administrativa, limpeza, encarregado, auxiliar; direção pedagógica, coordenação pedagógica, coordenador, professor, inspetor de alunos; direção pedagógica, biblioteca, bibliotecário, auxiliar.
O líder é aquele que traz a causa comum, o coração da escola ou o núcleo da sua instituição para a equipe. É isso que reúne as pessoas para desenvolver um trabalho com excelência. O importante é pensar nos caminhos que levam aos objetivos e nas pessoas que estão envolvidas nesse processo.
Qual a diferença entre diretor de escola e diretor escolar?
O gestor escolar se refere a um profissional responsável pela gestão administrativa e pedagógica da escola como um todo. Enquanto o diretor de escola é o cargo específico ocupado por esse profissional. O gestor escolar abrange um escopo mais amplo de responsabilidades.
4º - O Conselho Escolar tem por finalidade efetivar a gestão escolar, na forma de colegiado, promovendo a articulação entre os segmentos da comunidade escolar e os setores da escola, constituindo-se no órgão máximo de direção.
“Artigo 8º – Compete ao Vice-Diretor Escolar substituir o Diretor de Escola ou Diretor Escolar em todos os seus impedimentos legais e temporários, inferior a Page 2 30 (trinta) dias, assumindo a gestão da unidade escolar, por escala de substituição previamente publicada em Diário Oficial do Estado – DOE.
Ele oferece suporte, orientações e capacitações, visando aprimorar as práticas de ensino. Atuando como intermediário, o coordenador pedagógico estabelece uma comunicação eficaz entre alunos, pais, professores e direção. Ele soluciona conflitos, alinha expectativas e promove uma colaboração construtiva.
Representantes de vários segmentos da educação do Estado se manifestaram a favor do aumento do período do mandato, de três para quatro anos, do cargo de diretor escolar O mandato do diretor de escolas públicas estaduais passaria a ser de quatro anos, permitindo uma recondução consecutiva e duas alternadas.
Quantos alunos a escola precisa ter para ter vice-diretor?
Artigo 3º – Para o ano de 2021, as unidades escolares que possuam de 8 a 15 classes, com 3 (três) turnos de funcionamento, permanecem com 1 (um) posto de trabalho de Vice-Diretor de Escola em seu módulo.
A perda de mandato do cargo eletivo de diretora de escola municipal deve ser precedida de procedimento administrativo, com garantia do contraditório e da ampla defesa, nos termos das Resoluções 001 e 003, de 2015.