Em 2016, após várias votações no Conselho de Segurança das Nações Unidas, o nome do português António Guterres foi recomendado à Assembleia Geral para ser o 9º Secretário-geral da Organização.
O secretário-geral atua como porta-voz de facto e líder da ONU. O atual é o português António Guterres, que substituiu Ban Ki-moon em 2017 e cujo segundo mandato expira em 2023.
António Manuel de Oliveira Guterres assumiu funções como secretário-geral das Nações Unidas no dia 1 de janeiro de 2017, sendo a nona pessoa a ocupar este cargo. António Guterres, nasceu em Lisboa a 30 de abril de 1949 e tem raízes familiares na aldeia das Donas, concelho do Fundão.
Os cinco países permanentes do Conselho de Segurança da ONU são: Estados Unidos, Rússia (herdeira da cadeira anteriormente pertencente à URSS), França, Reino Unido e China.
O sistema da ONU é formado por programas, fundos e agências especializadas. Eles são financiados por contribuições voluntárias. A ONU é extremamente importante no que se refere às questões humanitárias, em todo o mundo e às relações diplomáticas internacionais.
Brasil irá presidir o Conselho de Segurança da ONU durante o mês de outubro. O Brasil vai assumir a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), a partir deste domingo, 1º/10, pelo período de um mês.
A improvável trajetória política de António Guterres, 75, hoje em seu segundo mandato como secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), é contada na biografia "O Mundo Não Tem de Ser Assim".
É formado por cinco membros-permanentes — EUA, França, Reino Unido, Rússia e China —, com direito a veto, e dez rotativos, eleitos a cada dois anos. O órgão é responsável pelas decisões mais delicadas da ONU, como autorizar intervenções militares, enviar missões de paz ou impor sanções a países.
Discurso do secretário-geral da ONU, António Guterres, durante a abertura do Debate Geral da 79ª sessão da Assembleia Geral, em 24 de setembro de 2024.
O diplomata Sérgio França Danese será o novo representante permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU). O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) a indicação feita pela Presidência da República, por meio da Mensagem 7/2023.
Alguns países não reconhecidos pela ONU são: Taiwan (República da China), Kosovo, Saara Ocidental, República Turca de Chipre do Norte, Abecásia, Ossétia do Sul, Transnístria (ou Trans-Dniéstria), Nagorno-Karabakh (Artsaque), Tuva, Maiote, Seborga e Somalilândia.
Durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece nesta terça-feira (24) em Nova York, António Guterres, secretário-geral da ONU, afirmou que "a situação do mundo atualmente é insustentável". Guterres disse ainda que violações e abusos ameaçam as fundações do direito internacional.
O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 membros: 5 permanentes e 10 não-permanentes, que são eleitos para mandatos de dois anos pela Assembleia Geral. Segundo o artigo 23º da Carta das Nações Unidas, os Membros Permanentes do Conselhos de Segurança são: Estados Unidos da América.
A Assembleia Geral da ONU é o órgão responsável por definir as políticas dessa organização. É formada pelos 193 países-membros da ONU. Os encontros da Assembleia Geral da ONU acontecem anualmente em Nova York. Cada um dos países-membros tem direito a um voto.
A ONU é constituída por seis órgãos principais: a Assembléia Geral, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Segurança, o Conselho de Tutela, o Secretariado e a Corte Internacional de Justiça. Os cinco primeiros tem sede em Nova York, EUA, e o último em Haia, Paises Baixos.
A China é membro fundador da Organização das Nações Unidas e um dos cinco membros permanentes de seu Conselho de Segurança. Uma das nações vitoriosas na Segunda Guerra Mundial (mais precisamente na Segunda Guerra Sino-Japonesa), a República da China aderiu às Nações Unidas em sua fundação em 1945.
O valor das contribuições dos Estados-membros para o orçamento da ONU é baseado em uma fórmula complexa, que inclui o tamanho da economia de cada país, entre outros elementos. As contribuições variam de 22% do orçamento, pagos pelos Estados Unidos, a 0,001% desembolsado pelos países menos desenvolvidos.
Conta-se que o notável arquiteto alemão Mies van der Rohe foi impedido de participar do projeto devido a seus laços com a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Nova York foi escolhida como sede e John D. Rockefeller Jr doou US$8,5 milhões para a compra do terreno, à beira do rio East.