Na temporada anterior, A Conquista, Abigail não resistiu aos ferimentos e morreu nos braços de Davi após tentar salvar Quileabe, ainda criança, de um afogamento.
Abigail é a mulher do rico Nabal, mencionado na Bíblia. Abigail casou-se com o rei David depois da morte do primeiro marido. David desejara a morte de Nabal, mas Abigail dissuadiu-o de consumar o crime (I Samuel 25:35).
Rei de Hebrom lamenta a morte da esposa com um grito de dor e sofrimento. Davi carrega Abigail ainda viva, enquanto o sangue dela escorre por seu corpo. No entanto, a israelita não resiste aos ferimentos e morre nos braços do marido. “Não faz isso comigo, meu amor”, diz o rei em meio às lágrimas de dor e sofrimento.
Gareth Jacob Hobbs mata simbolicamente Abigail em cada uma de suas vítimas. Quando acuado pelos federais, Hobbs corta a garganta de Abigail antes de ser morto por Will Graham. Mas, apesar da gravidade dos ferimentos, Abigail sobrevive, apenas para se tornar um peão no violento jogo psicológico idealizado pelo Dr.
Após o ato consumado, o israelita é castigado por seu ato e sofre uma terrível perda. O filho dele, Quileabe (Pedro Burgarelli), morre e o rei passa a exagerar na bebida alcoólica como subterfúgio de seus problemas. Ao receber a triste notícia, Davi resolve se isolar de todos para pagar por seus pecados.
2Samuel 3:2-39 NTLH. Os filhos de Davi que nasceram na cidade de Hebrom são estes: o primeiro foi Amnom, filho de Ainoã, da cidade de Jezreel. O segundo foi Quileabe, filho de Abigail, viúva de Nabal, da cidade de Carmelo. O terceiro foi Absalão, filho de Maacá, que era filha de Talmai, rei de Gesur.
Na Bíblia, a morte de Abigail é mencionada em 1 Samuel 25:39. O relato bíblico descreve que Abigail morreu após seu marido, Nabal, falecer. Ela então se tornou esposa do rei Davi.
Com a ajuda de Miriã (Larissa Maciel), a mãe de Moisés (Guilherme Winter) consegue trazer o bebê ao mundo, mesmo depois de Abigail dar um belo susto em todos, ao desmaiar, logo sendo acordada por uma mistura de ervas feita pela própria Miriã.
Ela não contou nada a seu marido Nabal. Davi estava indignado por ter Nabal pagado o bem com o mal, e estava disposto a guerrear com ele e seus homens. Assim que avistou Davi, Abigail desceu do jumento e prostrou-se diante dele e se inclinou com o rostoem terra.
“Então, Abigail tomou, a toda pressa, duzentos pães, dois odres de vinho, cinco ovelhas preparadas, cinco medidas de trigo tostado, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos, e os pôs sobre jumentos, e disse aos seus moços: Ide adiante de mim, pois vos seguirei de perto.
A vida de Abigail encerra lições preciosas: ela não se deixou amargurar pelas adversidades, mas suportou-as com resignação. Além disso, em sua intercessão com Davi, ela lhe assegurou que a mão de Deus não se havia retirado dele, e que por mais ameaçador que fosse o presente, ele seria rei de Israel.
A emocionante trajetória de Bateseba na série Reis chegou ao fim na nona temporada, A Sucessão. A esposa de Davi (Petrônio Gontijo) morreu após ser atacada por Rezom (Nando Rodrigues) no palácio.
Davi morre aos setenta anos de idade após reinar por sete anos como rei de Judá e trinta e três em Jerusalém como rei de todo o Israel, em seu leito de morte aconselha Salomão a andar nos caminhos de Deus e se vingar de seus inimigos.
Benaia (Angelo Coimbra) foi morto por Rezom (Nando Rodrigues) após um combate entre os dois no episódio da última terça-feira (17) em Reis — A Sucessão. E Joiada (Marcelo Filho) foi o responsável por encontrar o pai nas ruas de Jerusalém.