Mas a trama mostrou que a história era mais complexa do que parecia. Acontece que, Bárbara (Denise Del Vecchio) matou a Baronesa Helena (Sônia Braga) por ciúmes porque ela era apaixonada pelo marido dela, Higino (Paulo Betti).
Ivan acaba se casando com Heleninha e Maria com Afonso, conforme o plano das duas. No entanto, antes de Maria de Fátima conseguir acesso à fortuna do marido, Odete Roitman descobre de seu caso com César e a jovem acaba sem nada.
Inicialmente, Marco, vivido por Reginaldo Faria, seria o responsável, mas acabou tendo sido Leila, o papel de Cássia Kis, com quem o papel formava par romântico.
Depois de muito burburinho, foi revelado que Leila (Cássia Kis) matou Odete a tiros, mas sem ter a real intenção. Ela achava que estava atirando em Fátima (Gloria Pires), que estava tendo um caso com seu marido, Marco Aurélio (Reginaldo Faria).
Gravações no dia da exibição. A personagem que matou Odete Roitman foi a Leila, de Cassia Kis, que nem era das mais cotadas entre as cinco opções gravadas. Ela matou a vilã por engano, achando que era a personagem Maria de Fátima.
Helena descobre toda a verdade sobre o acidente de seu irmao (Vale Tudo Cap 192)
Como termina Raquel em Vale Tudo?
À procura da filha, Raquel vai para o Rio e passa a vender sanduíches na praia para se manter. A protagonista conhece Ivan Meireles (Antonio Fagundes), mas ele acaba se casando com Heleninha Roitman (Renata Sorrah).
Após a separação, ela se muda com a filha, Maria de Fátima (Gloria Pires) para uma casa em Foz do Iguaçu, o único bem da família. Ambiciosa, Maria de Fátima vende a casa da mãe escondido e vai para o Rio de Janeiro.
No fim, porém, a trama mostrou que Heleninha conseguiu superar as dificuldades e procurou ajuda nos Alcoólicos Anônimos, conseguindo se recuperar do vício. A personagem acaba se casando com William (Dennis Carvalho) no civil, e o marido lhe ajuda a combater o alcoolismo.
Depois de recusar uma participação em Renascer na pele da fazendeira Aurora --que acabou nas mãos de Malu Mader--, Paolla Oliveira aceitou fazer teste para interpretar Heleninha Roitman no remake de Vale Tudo.
Mais que isso, as duras cenas de Heleninha sofrendo com o vício mostraram o alcoolismo como uma doença que precisa de tratamento. Na verdade, segundo a sinopse original, a personagem de Sorrah, frágil e depressiva, morreria num acidente de carro após ver o marido, Ivan (Antônio Fagundes), traindo-a com outra.
E assim, o terceiro Segredo termina com uma forte mensagem de esperança: nenhum sofrimento é vivido em vão se é acolhido na fé. É de todo o sofrimento e de todo o sangue derramado pela Igreja, no século XX, que brotarão as forças de um novo Cristianismo no século XXI.
A culpada, na verdade, é a própria Odete. A revelação é feita pela antiga empregada Ruth (Zilka Salaberry), que escondeu o segredo por anos, mas revela, na reta final da novela, que Odete, e não Heleninha, dirigia o carro na noite do acidente. Por isso, Heleninha se torna mais uma das suspeitas do assassinato da mãe.
Raquel (Gloria Pires) morre no final de Mulheres de Areia. A vilã é perseguida na estrada por César (Henri Pagnoncelli), o que resulta em um terrível acidente de carro nos últimos capítulos da novela, em reprise na faixa Edição Especial, na Globo.
🚨 ALERTA REVELAÇÃO 🚨 Ruth descobre que Raquel está viva e entra em CHOQUE 😱 A gêmea boa se emociona ao se dar conta que a irmã SOBREVIVEU ao acidente, mas não escapa das alfinetadas da gêmea má 💥 Transtornada, Ruth acaba passando mal e recebe o apoio de Clarita. #MulheresDeAreia.
Na verdade, foi a ex-governanta quem de fato envenenou a vilã, mas não como legítima defesa. E, sim, de maneira premeditada. Quem empurrou a vítima da escada não foi Antônio, mas, sim, Gentil. Os tiros, como já se sabia, foram disparados por Irene (Gloria Pires).
Quem vai ser Odete Roitman no remake de Vale Tudo?
No Rio, enquanto Raquel se esforça trabalhando de forma honesta, Maria de Fátima tenta, com ajuda de César (Carlos Alberto Riccelli), conquistar o milionário Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes). Além do dinheiro, o objetivo da sedução é se aproximar de Odete Roitman (Beatriz Segall), diretora de uma companhia aérea.
Foto: Cassia Kis foi uma das atrizes a participar da novela 'Vale Tudo'. Foi Leila, personagem da atriz quem matou Odete Roitman (Beatriz Segal) - Purepeople.
A Globo bateu o martelo sobre um papel que estava dando dor de cabeça para a equipe no remake de Vale Tudo: o da jornalista Solange Duprat, eternizada pela ex-atriz Lídia Brondi na novela de 1988.
Raquel, a mocinha da trama e mãe de Maria de Fátima, será vivida por Taís Araújo. Na versão de 1988, Raquel foi interpretada por Regina Duarte. Autora da novela, Manuela Dias tem em Taís uma de suas atrizes de confiança. Ambas vão repetir a parceria de "Amor de Mãe" (2019-2021).
Antônio Fagundes foi Ivan no folhetim e atuou em outras produções, sendo a última em Bom Sucesso. Cássio Gabus Mendes interpretou Afonso Roitman na época e, em 2022, atuou também em Todas as Flores, do Globoplay. Regina Duarte viveu Raquel e participou de novelas como Império, Sete Vidas e, a última, em Tempo de Amar.
Afinal, quem matou Odete Roitman? No capítulo exibido em 6 de janeiro de 1989 foi revelada a identidade do assassino da vilã: Leila. A personagem de Cássia Kiss não era uma das principais da história e seu nome era pouco citado entre os prováveis autores dos disparos. Além disso, o assassinato foi um engano.
Na versão original, escrita por Gilberto Braga, Leonor Bassères e Aguinaldo Silva, o mistério "Quem matou Odete Roitman?" é desvendado no último capítulo, quando se revela que a assassina é Leila (Cássia Kis), que atirou na vilã interpretada por Beatriz Segall or engano.