Nascimento do Deus Hórus De acordo com as lendas da Civilização Egípcia, deus Hórus foi concebido quando seu pai, Osíris, estava morto. Ele foi assassinado pelo seu irmão Seth, o deus do caos, do deserto e da guerra.
Na religiosidade egípcia, Hórus havia perdido um de seus olhos durante uma das batalhas travadas contra Set, mas o olho teria se curado com a ajuda de Tot, deus da Lua.
De acordo com as lendas da Civilização Egípcia, deus Hórus foi concebido quando seu pai, Osíris, estava morto. Ele foi assassinado pelo seu irmão Seth, o deus do caos, do deserto e da guerra. Ísis e Osíris eram irmãos gêmeos que se apaixonaram ainda no ventre da mãe, a deusa Geb.
Seth é frequentemente representado como um porco ou como um hipopótamo, surgindo em outras ocasiões sob a forma de um animal de interpretação incerta. Do mesmo modo, aparece por vezes na forma antropomórfica com a cabeça de um animal mítico. O culto de Seth teve origem na 5.
Conhecido como Deus Sol, era um dos deuses mais importantes do panteão egípcio, e, em determinado momento da história do Egito, foi considerado de fato o mais importante deles. Nesse período, foi visto como o deus mais poderoso, criador do Universo e aquele que governava os vivos e os mortos.
Na mitologia egípcia, Hórus é retratado por um falcão (ou um homem com cabeça de falcão), sendo provavelmente um falcão-lanário ou um falcão-peregrino.
AMBOS POSSUEM A CABEÇA DE FALCÃO, PORÉM RÁ TEM UM SOL NA COROA E ERA UMA DAS MAIORES DIVINDADES, TAMBÉM CONHECIDO COMO O DEUS SOL. HÓRUS LEVA A COROA DUPLA E ERA O DEUS DA GUERRA.
Ele ficou marcado por sentir profunda inveja e ódio de seu irmão, Osíris. Isso o motivou a cometer o assassinato de Osíris, usurpando seu trono. Ele ainda perseguiu Ísis, esposa de Osíris, e Hórus, filho de Ísis e Osíris.
Os deuses do Egito são divindades adoradas na religião egípcia antiga, representando aspectos da natureza, sociedade e espiritualidade. Entre os principais estão Rá (Sol), Osíris (morte e ressurreição), Ísis (magia e maternidade), Anúbis (mumificação), Horus (céu) e Seth (caos).
Hórus é um deus presente na mitologia egípcia e considerado pelos egípcios como o deus dos céus. Era também o protetor da realeza, possuindo uma forte ligação com os faraós, que consideravam a si mesmos como encarnações desse deus. Hórus também era considerado a divindade responsável pela manutenção da ordem.
O que significa o Olho de Hórus para os evangélicos?
O olho de Hórus, além da mitologia egípcia, foi usado pela maçonaria como “o olho que tudo vê”. É utilizado também nas notas de dólar como símbolo de prosperidade e associado aos Illuminati, sociedade secreta. Nas obras de arte da Renascença, representava o Deus cristão.
Ele representa o poderoso deus sol Ra, que era adorado como o criador e sustentador do universo. O Olho de Ra simboliza a vigilância divina, a proteção e o poder destrutivo necessário para derrotar as forças do caos e do mal.
Hórus foi batizado quando tinha 30 anos por Anup, o batista, assim como Jesus foi batizado por João Batista no Rio Jordão. Além disso, conta-se que Hórus fez levantar um morto e caminhou sobre a água. Finalmente, ele foi crucificado, enterrado em um túmulo e ressuscitou, assim como Jesus.
Osíris geralmente era representado com a cor verde, não existe certeza do porquê, mas a maior parte dos egiptólogos acredita que o verde está associado à morte, à cor de cadáveres. Por ser o faraó do submundo, Osíris também era representado sentado em um trono, e, na maioria das vezes, com uma barba faraônica.