Desejando dedicar mais tempo a seus romances históricos, Conan Doyle matou Holmes em uma batalha final com o criminoso professor James Moriarty em "O Problema Final" (The Final Problem, publicado em 1893, mas a história ocorre em 1891), os Holmes e Moriarty acabam morrendo, caindo nas Cataratas de Reichenbach.
1 - Os personagens principais da obra são Sherlock Holmes e Dr. Watson, onde podemos considerá-los os protagonistas. Porém também podemos citar Lucy, Jefferson Hope e os agentes da policia Gregson e Lestradex. 2 - O assassino era Jefferson Hope, que teve um romance com a Lucy Ferreir.
Ele morreu e foi ressuscitado após pressão dos fãs
Para se dedicar a outros romances, Arthur Conan Doyle decidiu colocar um fim em Sherlock Holmes em 1893, na história O Problema Final, quando o detetive e seu inimigo Moriarty despencam das cataratas de Reichenbach. Mas a reação dos fãs foi catastrófica.
Em várias décadas de publicações, apenas uma mulher conquistou o coração de Sherlock Holmes nos livros, ela se chama Irene Adler. A personagem feminina criada por Sir Arthur Conan Doyle apareceu em apenas um conto, chamado “Um Escândalo na Boêmia“, de 1891.
O mistério que Sherlock Holmes não conseguiu resolver
Quem foi a esposa de Sherlock Holmes?
Quando Watson comunica a Holmes seu casamento com Mary, o detetive deixa escapar um suspiro de desilusão. Mas elogia sua futura esposa, dizendo que ela possui um verdadeiro gênio e se daria muito bem no trabalho de investigação. Watson e Mary se casam em maio de 1889.
E no caso do detetive Sherlock Holmes esse rival se chama James Moriarty. O vilão apareceu primeira vez em 1893, na publicação do livro “O Problema Final”, escrito por Sir Arthur Conan Doyle. Na história Holmes tenta prender Moriarty, considerado o maior bandido da Europa.
Sherlock Holmes foi inspirado no Doutor Joseph Bell, um professor de medicina da Universidade de Edimburgo, na Escócia, conhecido pelo autor Conan Doyle. Joseph Bell nasceu em 1837 e passou por várias etapas na sua vida profissional, desde cirurgião até médico particular da rainha Vitória.
A série nunca foi oficialmente cancelada e, justamente por causa do longo hiato entre uma temporada e outra, fãs não perderam a esperança de ver Sherlock e Watson de volta à ação em algum momento.
Desejando dedicar mais tempo a seus romances históricos, Conan Doyle matou Holmes em uma batalha final com o criminoso professor James Moriarty em "O Problema Final" (The Final Problem, publicado em 1893, mas a história ocorre em 1891), os Holmes e Moriarty acabam morrendo, caindo nas Cataratas de Reichenbach.
A descrição do uso de cocaína por Sherlock aparece no segundo livro publicado – O signo dos quatro: “Sherlock Holmes tomou o frasco que estava sobre a borda da lareira e, abrindo um elegante estojo de marroquim, tirou sua seringa hipodérmica.
O Desaparecimento de Lady Frances Carfax (The Disappearance of Lady Frances Carfax) - Dezembro de 1911; A Pata do Diabo (The Adventure of the Devil's Foot) - Dezembro de 1910; O Último Adeus de Sherlock Holmes (His Last Bow) - Setembro de 1917.
O mistério de seu assassinato foi o primeiro caso de Sherlock Holmes. Morreu devido à um envenenamento, Jefferson Hope queria que ele escolhesse entre uma ou outra pílula para que ele tomasse, sendo que a que ele não escolhesse o assassino tomaria e seria feito a "justiça divina".
Durante toda a saga, Sherlock Holmes explica ao seu fiel companheiro Dr. Watson a importância da observação de pequenos detalhes. “As coisas aparentemente mais insignificantes são as de maior importância”.
Má notícia para os fãs da série britânica Sherlock: a série foi oficialmente cancelada pela BBC, os criadores do programa de TV, Steven Moffat e Mark Gatiss, anunciaram em entrevista à revista britânica Radio Times.
A personagem Enola existe apenas nos livros de Springer. Nos filmes da Netflix, somos apresentados a Enola Holmes, irmã mais nova de Sherlock, que tem ideais à frente do seu tempo, não compactuando com o modelo de sociedade da época, que impunha que meninas aprendessem etiqueta e a bordar, por exemplo.
Em várias décadas de publicações, apenas uma mulher conquistou o coração de Sherlock Holmes nos livros. Ela se chama Irene Adler. A personagem feminina criada por Sir Arthur Conan Doyle apareceu em apenas um conto, chamado “Um Escândalo na Boêmia“, de 1891. E marcou o coração do detetive pela beleza e inteligência.
Além da espantosa capacidade dedutiva, Sherlock Holmes compartilha muitas características físicas com o Dr. Bell: o jeito enérgico de caminhar, o nariz e o queixo angulares, a testa alta e o brilho astuto dos olhos. Assim como o Dr. Bell fazia com seus alunos, Sherlock Holmes gosta de incentivar o Dr.
Na continuação, Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras, ela retorna para o papel. Neste filme, Irene Adler vem a falecer, vítima do Professor James Moriarty, o vilão do filme.