Quem morreu ao tentar proteger a arca da aliança de uma possível queda?
Um homem chamado Uzá foi morto por ter pegado a arca da aliança, sem autorização, enquanto ela estava sendo transportada para Jerusalém. O Senhor instruiu Davi a não construir um templo, e o Senhor abençoou Davi enquanto ele governava em retidão como rei.
Quando os bois tropeçaram, Uzá, em violação direta da lei divina, encostou na arca com a mão, e foi imediatamente morto. O local de seu falecimento foi chamado de Perez-Uzá. Por conta do acontecido Davi temia prosseguir, então deixou a arca na casa de Obede-Edom, o giteu por três meses.
Porque Uzá morreu quando tocou na Arca da Aliança?
Uzá morreu por causa dos erros cometidos no transporte da arca. Como conhecedores da Palavra do Altíssimo, os representantes de Israel não se atentaram ao fato de que ela só podia ser carregada nos ombros dos levitas, e não em um carro de bois (Dt 10.8; 1Cr 15.15).
A arca da aliança ficou ali três meses, e o SENHOR abençoou Obede-Edom e a sua família. O rei Davi soube que, por causa da arca, o SENHOR havia abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele tinha. Então tirou a arca da casa de Obede-Edom e, com uma grande festa, a levou para a Cidade de Davi.
QUEM FOI UZÁ NA BÍBLIA: DESCUBRA POR QUE UZÁ MORREU AO TOCAR NA ARCA DA ALIANÇA
Qual foi o fim da arca da aliança?
Segundo a narrativa bíblica, a arca da aliança desapareceu quando o Templo de Salomão, em Jerusalém, foi destruído pelos caldeus, liderados por Nabucodonosor, no século VI a.C. Não existem evidências materiais da arca, e acredita-se que ela tenha sido levada pelos caldeus para a Babilônia e lá desaparecido.
O que aconteceu com quem roubou a arca da aliança?
Os filisteus derrotaram os israelitas na guerra e levaram a arca da aliança de Deus. Os filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos durante a batalha. Depois de serem atormentados por várias pragas, os filisteus devolvem a arca. Samuel exortou os israelitas a voltarem para o Senhor.
Quantas pessoas morreram ao tocar na arca da aliança?
Ora, o Senhor feriu os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do Senhor; feriu do povo cinqüenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porque o Senhor o ferira com tão grande morticínio.
Podemos, então, concluir que Davi entendeu que a punição divina contra Uza não resultou de uma falha isolada e única – o fato de que Uza cometeu o erro de levantar sua mão para a Arca. Davi entendeu que tinha ocorrido um problema mais amplo, com relação ao espírito com o qual ele havia tentado transportar a Arca.
Saiba mais sobre nós. Davi leva a arca para a cidade de Davi — Uzá é ferido e morto por tocar na arca para firmá-la — Davi dança diante do Senhor, causando ruptura de seu relacionamento com Mical. 1 E tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil.
A arca da aliança ficou na cidade de Jearim bastante tempo, isto é, mais ou menos vinte anos. Durante esse tempo todos os israelitas oravam a Deus, o SENHOR, pedindo ajuda.
9 Quando chegaram à eira de Quidom, Uzá esticou o braço e segurou a arca, porque os bois haviam tropeçado. 10 A ira do Senhor acendeu-se contra Uzá, e ele o feriu por ter tocado na arca. Uzá morreu ali mesmo, diante de Deus. 11 Davi ficou contrariado porque o Senhor, em sua ira, havia fulminado Uzá.
Porque não se pode olhar dentro da Arca da Aliança?
1- Choro e Morte 1Sm 6: 19 Feriu o SENHOR os homens de Bete-Semes, porque olharam para dentro da arca do SENHOR, sim, feriu deles setenta homens; então, o povo chorou, porquanto o SENHOR fizera tão grande morticínio entre eles.
Então Deus matou alguns dos homens de Bete-Semes por terem olhado para dentro da arca da aliança do SENHOR. Ao todo foram setenta homens os que morreram. O povo sentiu muita tristeza e chorou porque o SENHOR os castigou de maneira tão dura.
— O sacerdote não deverá tocar num morto porque, se fizer isso, ficará impuro. Mas poderá tocar no cadáver do pai ou da mãe, ou de um filho, ou de um irmão, ou de uma irmã solteira.
Segundo o relato em Êxodo (25:10), quando Moisés estava no topo do Sinai recebendo os Dez Mandamentos, também ganhou instruções de Deus para criar um lugar onde guardá-los. Uma arca de madeira banhada a ouro, que os judeus passaram a levar consigo em suas andanças pelo deserto até a conquista de Canaã.
A identidade dos atuais palestinos tem ligação, tendo em vista o nome usado e a localização geográfica, com os povos da época bíblica chamados de filisteus, da região reconhecida biblicamente como Filístia. Filisteus significa errantes, e ou forasteiros.
Não é possível dizer com certeza o que ocorreu com a Arca da Aliança. Em teoria, ela teria sido confiscada pelo exército babilônico após a invasão, mas isso não poderia assegurar sua proteção, porque nada impede que ela tenha sido desmontada para o uso de seu ouro.
Abinadabe ou Abnadabe, no hebraico, significa " pai da generosidade", nome dado a várias pessoas na Bíblia. Um dos sete filhos de Jessé, que era pai de Davi, e um dos três que seguiram a Saul contra os filisteus (I Samuel 17:13). Era também um dos filhos de Saul que foi morto na batalha de Gilboa contra os filisteus.