Judas 1:16-18 Nova Almeida Atualizada (NAA) Esses tais são murmuradores, pessoas descontentes que andam segundo as suas paixões. A sua boca vive falando grandes arrogâncias; adulam os outros por motivos interesseiros.
Tenho ouvido as murmurações desses israelitas queixosos. Diga‑lhes: “Tão certo como eu vivo”, declara o SENHOR, “farei a vocês exatamente o que me pediram: cairão neste deserto os cadáveres de todos vocês, de vinte anos para cima, que foram contados no recenseamento e que se queixaram de mim.
A rebelião liderada por Coré era uma murmuração não apenas contra a autoridade de Moisés e Arão, mas também contra o próprio Deus (Nm 16.1,11). Coré e duzentos e cinquenta aliados questionaram a escolha divina de confiar à liderança do povo e o ministério a Moisés e Arão (Nm 16.2-3).
Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem ...
Lembre-se do povo de Deus no deserto que só murmuravam contra Deus e Moises; Deus teve que esperar toda a raça dos murmuradores morrerem, para entrar na terra prometida, por isso ficaram quarenta anos no deserto até o último murmurador morrer para a nova geração entrar na terra que Deus tinha prometido.
A murmuração é um típico pecado da língua, pelo qual a pessoa expressa seu aborrecimento e má vontade para realizar alguma ação que não lhe é agradável.
Não murmurou, não pecou, pois em seu coração sabia, Deus era senhor sobre tua vida, queria de Deus não somente bens e família, mas queria sua presença não importando se na saúde, na dor ou na bonança. Bastaria que Deus estivesse com ele para que o pudesse louvar.
Mas, pela minha vida e pela minha glória que enche toda a terra, 22. nenhum dos homens que viram a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, que me provocaram já dez vezes e não me ouviram, 23. verá a terra que prometi com juramento aos seus pais. Nenhum daqueles que me desprezaram a verá.
O povo de Israel murmurou porque não entendia o motivo de estarem caminhando no deserto a tanto tempo. O Senhor não opera milagre em meio a murmuração, tão pouco sob uma postura de derrota.
Podemos não perceber, mas a murmuração nos afasta de Deus, pois quando murmuramos não estamos sendo capazes de enxergar tudo aquilo que ele tem feito em nossas vidas. Nosso Senhor é fiel conosco e não se alegra da ingratidão. Ser grato é um ato de adoração e que demonstra confiança em Deus.
O que aconteceu com o povo que murmurou no deserto?
Assim que o SENHOR ouviu suas reclamações, ficou irado e fez cair fogo sobre eles. O fogo ardeu de súbito entre eles e destruiu uma ponta do acampamento.… Então toda a congregação elevou a voz; puseram-se a gritar, e o povo chorou muito aquela noite.…
Êxodo 15:24 Então o povo começou a reclamar a Moisés, inquirindo: “Que haveremos de beber?” Então o povo começou a reclamar a Moisés, inquirindo: “Que haveremos de beber?” E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?
Murmurar revela falta de confiança em Deus e espalha desânimo. Quando escolhemos a gratidão em vez da reclamação, demonstramos fé, fortalecemos nossa comunidade e testemunhamos o poder transformador de viver segundo os ensinamentos de Cristo. Desafio para hoje: Troque a murmuração pelo louvor.
É aquela reclamação constante, um descontentamento que muitas pessoas mostram, é o falar mal da vida, é o falar mal de pessoas, o questionamento malicioso, é a difamação, é o desacreditar, é o maldizer.
A murmuração é incompatível com uma vida cristã marcada por fidelidade, confiança e cooperação. Esse pecado afasta a bênção de Deus e atrai o seu juízo. Por outro lado, quando se dá lugar à confiança em Deus, à união e cooperação entre os irmãos, “ali derrama o Senhor a sua bênção e a vida para sempre” (Sl 133).
A vida espiritual do murmurador se esfria e definha. O murmurar é falar baixinho, para não ser ouvido pelos outros nem as claras e nem frente a frente. Sempre murmuramos contra alguém ou alguma coisa. E isso nos leva a sermos falsos uns com os outros e contagia pessoas que estão a nossa volta.
Eles criticam a mensagem, os louvores, a liderança, as programações, enfim, tudo. Só se esquecem de que a murmuração desonra a Deus e atrai a Sua ira. Para os “murmuradores da igreja” nada está bom. Eles criticam a mensagem, os louvores, a liderança, as programações, enfim, tudo.
Alternativas para não ceder ao descontentamento e buscar a humildade; Como promover a gratidão e evitar a murmuração; Como escolher a confiança em Deus e abandonar a prática da murmuração.
A prática de murmurar é um perigo que pode minar nossa vida espiritual, prejudicar a comunhão na igreja local e nos impedir de desfrutar das promessas divinas. Vamos meditar sobre isso juntos. A palavra “murmurar” tem raízes profundas na Escritura. Ela vai além de simples reclamações ou insatisfações.
Toda a comunidade israelita começou a murmurar contra Moisés e Arão em pleno deserto. tais homens, responsáveis por desencorajar a entrada do povo na terra, morreram subitamente de praga perante Yahweh. Vós conspirastes contra Deus, tu e a tua assembleia: quem é Arão, para que murmureis contra ele?”