Papa Francisco. | Bohumil Petrik / ACI Prensa. Ao contrário do que foi difundido recentemente em um boato nas redes sociais e na internet, o Papa Francisco não mudou os Dez Mandamentos durante a sua viagem apostólica ao Equador, em julho de 2015.
Uma das principais mudanças efetuadas pela Igreja Católica diz respeito ao segundo e ao quarto mandamentos da Lei de Deus, que foram alterados. Veja a comparação abaixo: Os Dez Mandamentos (Êxodo 20:3-17) (Segundo a Lei escrita pelo próprio Deus, que entregou a Moisés, em duas tábuas de pedra) 1.
Os Dez Mandamentos aparecem nos escritos cristãos dos primeiros séculos; o Catecismo da Igreja Católica afirma que eles "têm ocupado um lugar preponderante na catequese dos futuros baptizados e dos fiéis" desde o tempo de Santo Agostinho de Hipona (354–430 d.C.).
Porque os 10 mandamentos católicos são diferentes?
As diferenças entre as versões dos 10 Mandamentos no Êxodo e no Deuteronômio refletem nuances no contexto histórico e religioso em que foram apresentados ao povo de Israel. No Êxodo, os mandamentos são proclamados quando o povo ainda está no deserto, pouco após sua libertação do Egito, diante do monte Sinai.
A Igreja Católica confeccionou e conformou a Bíblia como a conhecemos hoje em dia. Durante quase dois mil anos a Igreja foi a guardiã do que chamamos de 'Depósito da Fé', mantendo a 'Tradição Apostólica' e as Sagradas Escrituras, mesmo quando não havia os dispositivos de impressão e nem havia papel em abundância.
Mudança na LEI DE DEUS - [Os Dez Mandamentos e o Catecismo Romano
Quais foram as leis que Jesus aboliu?
Jesus veio não para abolir os Mandamentos, mas sim para dar-lhes pleno cumprimento, transformando o homem a partir de dentro. Pois não é o bastante “não matar” ou “não cometer adultério”, se em nosso coração continuamos a odiar o próximo ou a usá-lo para o nosso próprio prazer.
Quem escreveu os 10 mandamentos da Igreja Católica?
Catolicismo. Moisés, grande profeta do Antigo Testamento, traz os Dez Mandamentos ao Povo de Deus. Segundo a doutrina católica, os Dez Mandamentos sintetizam todas as prescrições do Antigo Testamento.
Qual a diferença entre a lei de Moisés e a Lei de Deus?
Enquanto a Lei de Deus foi escrita pelo próprio dedo de Deus, em duas tábuas de pedra, a Lei Cerimonial ou Lei de Moisés foi escrita por este, num livro. Esta lei destinava-se a regular as cerimónias e diversos aspectos do quotidiano do Povo de Israel, quando este entrou na Terra Prometida.
A história da Igreja Católica Apostólica Romana tem seu início por volta do ano 30 d.C, por ocasião do ministério de Jesus Cristo, que escolheu os 12 Apóstolos, com os quais edificou Sua Igreja (Mateus 16,18); dentre estes, Jesus escolheu um como principal, o "primeiro entre iguais", Simão, a quem Ele chamou Pedro, ...
Ocorrido de 11 de outubro de 1962 a 8 de dezembro de 1965, encontro da cúpula da Igreja Católica mudou rumos do catolicismo. Padres mais antigos, que viveram o catolicismo pré e pós-Concílio Vaticano 2º, costumavam dizer que antes as pessoas assistiam à missa. Depois, passaram a participar dela.
Na Bíblia, São Paulo nos diz que Cristo amou a Igreja e entregou-se por ela, para a santificar (Efésios 5,26). Isso significa que a Igreja é santa porque foi instituída por Deus para a santificação dos homens e por isso Cristo nunca a abandona ao poder do mal (Mateus 16,18).
Os mórmons creem na Bíblia Sagrada, tanto no Velho quanto no Novo Testamento. Além dela, usam outras escrituras, inclusive o Livro de Mórmon, que serve como outra testemunha do ministério de Cristo e Sua divindade.
Qual parte da Bíblia fala sobre a Igreja Católica?
O livro dos Atos dos Apóstolos, as cartas de Paulo e os demais textos do Novo Testamento são fontes que ajudam a compreender como se organizava a Igreja nascente.
Segundo as escrituras hebraicas, a Lei foi dada por Deus através do Patriarca Moisés, tendo sido os Dez Mandamentos escritos em tábuas de pedra pelo próprio dedo de Deus no monte Sinai, a tábua dos dez mandamentos.
Além da doutrina oficial ou ortodoxa proposta pelo Magistério da Igreja Católica ordinariamente através do munus docendi (dever de ensinar) do bispo em comunhão com o Papa e extraordinariamente através dos Concílios Ecumênicos e definições pontifícias solenes, apareceram ao longo da história várias versões teológicas ...
Quem instituiu os cinco mandamentos da Igreja Católica?
Em 1992, o então Papa João Paulo II instituiu para a Igreja Católica Cinco Mandamentos que devem ser seguidos obrigatoriamente por todos os católicos do mundo. Não são recomendações, condições ou conselhos.
O que diz Santo Agostinho sobre os Dez Mandamentos?
A partir de Santo Agostinho, os "Dez Mandamentos" têm um lugar preponderante na catequese dos futuros baptizados e dos fiéis. No século XV, começou o costume de exprimir os preceitos do Decálogo em fórmulas rimadas, fáceis de decorar, e positivas, que ainda hoje se usam.
Jesus Cristo resume a lei de Deus em dois mandamentos: “Amarás o Senhor teu Deus...e Amar o próximo como a ti mesmo”. Fazendo assim, conseguimos cumprir a lei toda, resume, mas não aboliu. O grande problema da lei de Deus, é que ela nos condena à morte eterna, ao inferno.
Onde está escrito que Jesus não veio revogar a lei?
Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.
Lucas 18:12: “Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho”. Neste contexto, Jesus condenou a justiça própria dos fariseus e não o ato de devolver o dízimo. Os fariseus usavam o dízimo como meio de adquirir a misericórdia de Deus.