Elias ficou com medo e, para salvar a vida, fugiu com o seu ajudante para a cidade de Berseba, que ficava na região de Judá. Deixou ali o seu ajudante e foi para o deserto, andando um dia inteiro.
Alguns exemplos incluem a história de Moisés e o medo de falar em público (Êxodo 4:10-17), a história de Davi e o medo de Saul (1 Samuel 21:10-15) e a história de Pedro e o medo de negar Jesus (Mateus 26:69-75).
1Reis 19:2-12 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Por isso, Jezabel enviou esta mensagem a Elias: “Que os deuses me castiguem severamente se, até amanhã nesta hora, eu não fizer a você o que você fez aos profetas de Baal!”. Elias teve medo e fugiu para salvar a vida.
Exemplos de medo na Bíblia. Neste capítulo, tomaremos algum tempo para nos aprofundarmos um pouco na história do medo, ou melhor, do temor pecaminoso, na Bíblia. ...
os medos eram aquele povo que habitava a Média, país que ficava ao noroeste da Pérsia, ao sul e sudoeste do mar Cáspio, ao oriente da Armênia e da Assíria, ao ocidente e noroeste do grande deserto do sal, no irã.
É preciso ter coragem, lutar contra o medo, não temer nunca. Essa é a mensagem da perícope de hoje, que Jesus entrega como mandamento nada menos do que três vezes: “Não tenhais medo!” (vv. 26.28.31).
Apesar do sucesso do dia anterior no monte Carmelo sobre 850 homens, encontramos Elias morrendo de medo de uma mulher. O profeta entrou num estado de depressão que não lhe permitia ouvir a voz de Deus. Tomado de medo, ele fugiu para salvar a vida.
E Davi estava com medo porque Saul tinha saído para matá-lo. Davi passou a viver em Horesa, no deserto que fica perto de Zife. Jônatas foi encontrar-se com ele ali e lhe deu coragem para confiar na proteção de Deus.
Jeremias tinha medo de ser reprovado pelas pessoas, mas quando Deus olhou para ele viu duas coisas que chamou sua atenção. Veja neste vídeo e tenha a certeza que Deus está com você!
Zacarias não acreditou no anjo, pois ele e Isabel eram velhos demais para ter um bebê. Gabriel disse que, por não ter acreditado no que Deus havia prometido, Zacarias ficaria mudo até que João nascesse.
Muitas pessoas apontam que Jonas fugiu por medo da maldade dos Nínivitas. A Bíblia Sagrada não deixa isso claro em nenhum lugar. O texto dá margem para que entendamos que Jonas fugiu apenas por se negar a cumprir aquilo que Deus, que é soberano, havia planejado como missão para o profeta.
A melhor parte da história de Elias foi a maneira pela qual o Senhor lhe demonstrou graça num momento de medo e profunda tristeza. Deus lhe proveu alimento e o ajudou a dormir. Em seguida, ampliou-lhe a visão – ele não estava sozinho, ele não era indispensável.
Outro personagem bíblico de muita relevância e que chegou ao extremo da ansiedade, cogitando, inclusive, dar cabo à própria vida, foi Jonas, o evangelista a contragosto.
Alguns tem medo de morrer; outros tem medo de perder algum familiar; outros tem medo de perder o emprego; outras pessoas têm medo de perder tudo aquilo que conquistam na vida; alguém pode ter medo de alguém, de algum animal, de alguma situação.
A Bíblia diz em 1 João 4:18: “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.” Quando amamos verdadeiramente ao Senhor e ao próximo, temos o medo extirpado do coração.
GIDEÃO TEVE MUITO MEDO E SE ESCONDEU, ERA UM PERÍODO EXTREMAMENTE DIFICIL EM QUE O POVO PECAVA E RECEBIA O CASTIGO DE DEUS. O MEDO DE GIDEÃO, FEZ COM QUE ELE FIZESSE ALGUMAS PROVAS COM DEUS, DIANTE DE SEU CHAMADO O TEMOR LHE DEIXOU CONFUSO SOBRE O QUE FAZER E A QUEM ESTAVA LHE CHAMANDO.
Após a morte, e graças à morte do Filho de Deus, seremos por Ele ressuscitados, graças à Ressurreição do Filho de DeusJesus teve medo da morte e literalmente sentiu na pele a angústia excruciante que atormenta o homem perante o momento mais misterioso da nossa passagem por este mundo finito.
Os nossos medos podem ser vencidos ao confiarmos em Deus, a Bíblia nos ensina a confiar n'Ele, pois Ele é fiel, sua fidelidade não dura por um dia, nem uma noite, mas para sempre. Ao sentir medo, lembre do que o Senhor já fez por você e por sua família, converse com Ele e busque paz nas Sagradas Escrituras.
Os medos parecem ter-se constituído em numerosos pequenos reinos sob chefes tribais, e os jactanciosos relatos dos imperadores assírios Samsiadade V, Tiglate-Pileser III e Sargão II referem-se às suas vitórias sobre certos chefes de cidade da distante terra dos medos.
O medo é basicamente a maneira que o corpo encontra de nos preparar para algo que nos represente ameaça ou perigo. Quando somos confrontados com uma situação como esta, o cérebro envia para o corpo sinais que buscam maximizar as chances de sobrevivência.
É um sintoma que decorre da insegurança em face das diversas situações da vida. O medo gera desorganização emocional e psíquica, gerando doenças por somatização destes fatores. Ele desfigura e entorpece a realidade. Agiganta e avoluma insignificâncias, produzindo fantasmas onde apenas suspeitas se apresentam.