É preciso cuidado no pós parto até mesmo pela saúde e recuperação eficiente do corpo. Resumindo: é possível engravidar sem menstruar, porém é preciso que os hormônios estimuladores despertem para que amadureçam um ou mais folículos e para que a ovulação aconteça.
É possível sim engravidar mesmo não menstruando ainda. O período mais seguro para não engravidar é até 2 meses depois do parto. Portanto, 40 dias após o parto a mulher deve iniciar o uso do anticoncepcional para evitar uma gravidez surpresa. A pílula ideal para o pós-parto é a base de progesterona.
As mulheres que utilizam anticoncepcional apresentam o sangramento mensal reduzido ou mesmo ausência de menstruação. Isso acontece, pois, os hormônios dos anticoncepcionais tentam imitar o ciclo menstrual da mulher, mas de uma maneira que não ocorra a ovulação e, por consequência, a gravidez.
Resumindo: é possível engravidar sem menstruar, porém é preciso que os hormônios estimuladores despertem para que amadureçam um ou mais folículos e para que a ovulação aconteça.
Engravidar depois da menopausa pode, sim, ser possível. Não que uma concepção natural sob essa condição tenha se tornado viável — o que vemos, raramente, são casos de mulheres que engravidam durante o climatério, período pré-menopausa no qual ainda há ovulação.
Não. Se a mulher estiver, de fato, no período da menopausa não é possível engravidar sem um tratamento de medicina reprodutiva. Isso porquê o processo natural de ovulação é cessado, bem como também há uma drástica diminuição na produção dos hormônios ligados a fertilidade.
Qual a chance de engravidar amamentando e não menstruando?
Sim, existe uma chance de engravidar durante a amamentação, embora seja menor em comparação com mulheres que não estão amamentando. O método contraceptivo mais comum durante a amamentação é a amamentação em livre demanda, que pode suprimir temporariamente a ovulação em algumas mulheres.
Vários exames são solicitados para verificar se há alterações no sistema reprodutor. Para a mulher, os principais são ultrassonografia pélvica, histerossalpingografia e avaliação da reserva ovariana. Para o homem, a ferramenta solicitada inicialmente é o espermograma.
O pico da sua vida reprodutiva é entre 20 e 30 anos, mas ela tem boas condições de engravidar até os 37 anos. A partir dos 37 os níveis da reserva ovariana já estão mais baixos e fica mais difícil engravidar.
É possível engravidar sem estar no período fértil?
Embora seja quase impossível engravidar fora do período fértil, existe uma chance mínima de isso acontecer. Principalmente se a relação sexual ocorrer antes da ovulação. Depois da ovulação, uma gestação é muito mais difícil, já que o óvulo já foi liberado e já passou das trompas, não podendo ser fecundado.
É possível engravidar depois de um ano sem menstruar?
Não. Após 1 ano sem menstruação, nessa fase da vida (aos 52 anos), está menopausada. Qualquer sangramento vaginal após esse período não é considerado menstruação e deve ser investigado. Não há possibilidade de gestação espontânea.
Nas mulheres que não estão grávidas, mesmo quando a menstruação resolve não vir em um determinado mês, a chance de isso ser algo importante é pequena. Estresse, erros de cálculo, mudanças no método contraceptivo, infecção urinária e outras situações pouco relevantes costumam a ser as causas mais comuns.
Engravidar após os 35 anos aumenta o risco de problemas maternos como a pré-eclâmpsia (doença hipertensiva específica da gravidez) e diabetes gestacional, além de trombose.
Ausência de menstruação, dor nas mamas, cansaço, alterações no sono, variações de humor. Todos esses sintomas acontecem tanto na gestante quanto na mulher na pré-menopausa. Diante desse impasse, uma coisa é certa: conversar com seu médico é a melhor opção para descobrir o que está acontecendo.
O ciclo é chamado de anovulatório quando o folículo não amadurece e o óvulo não é liberado. Você pode suspeitar da ausência de ovulação se: Suas menstruações forem irregulares e com atrasos de até dez dias ou mais. (Em casos muito raros, ciclos regulares também podem ser anovulatórios).
Como saber se estou no período fértil sem menstruar?
Para calcular o período fértil manualmente deve-se adicionar 14 dias ao primeiro dia da última menstruação e, depois, somar 3 dias antes e 3 dias depois, para identificar o intervalo de 6 dias, que corresponde ao período fértil.
Uma mulher que costuma ficar sem menstruar por meses, sem qualquer previsibilidade de quando terá uma nova menstruação, pode ter ciclos anovulatórios (sem ovulação). No entanto, mesmo que uma mulher não menstrue, ela pode ovular. Os folículos primordiais podem existir — apenas não estão conseguindo amadurecer.
O risco de gravidez é nulo ou zero. Enquanto não completar os 12 meses sem menstruação, não podemos falar que você não pode engravidar. Faça os seus exames periódicos e de rotina.
As disfunções hormonais precisam ser investigadas: menopausa, hiperprolactinemia, disfunções da tireoide, disfunções da adrenal, síndrome do ovário policístico, etc. Alguns problemas de saúde como a obesidade podem provocar irregularidade menstrual. No entanto, o primeiro passo é sempre descartar uma gravidez.
Não é possível engravidar de forma espontânea após a menopausa, estágio atingido quando a mulher já está há pelo menos um ano sem menstruar, o que geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos de idade.
➜ É POSSÍVEL OVULAR E NÃO MENSTRUAR? É possível ovular e não menstruar somente se o óvulo tiver sido fecundado. Caso contrário, se ela ovulou e não foi fecundada, ela com certeza irá menstruar dias depois.
Sendo assim, a ovulação se torna infrequente e imprevisível. Esse período vai evoluindo até que ela entra de fato na menopausa, não libera óvulos e, consequentemente, não menstrua mais.