O chimarrão não é indicado para crianças, assim como é contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Por conter cafeína, o chimarrão deve ser evitado por pessoas com insônia, ansiedade, labirintite, refluxo, úlceras e gastrite.
E além disso em excesso e em temperatura muito alta (acima de 70°C) pode ser causa de câncer de esôfago e estômago. Além disso, beba com moderação pois ele não é indicado para quem precisa moderar o consumo de cafeína como por exemplo mulheres grávidas.
O consumo de erva-mate pode trazer benefícios para a saúde devido aos seus compostos Xantinas, Saponinas, Polifenóis, e etc. O seu consumo auxilia na diminuição do colesterol, na diminuição da gordura abdominal e possui propriedades anti-inflamatória e diurética.
"É contraindicado para crianças, mulheres grávidas e pessoas com insônia, nervosismo, problemas de ansiedade ou pressão alta, já que possui grandes quantidades de cafeína", alerta.
O chá mate é contraindicado para crianças, grávidas e pessoas com insônia, nervosismo, distúrbios de ansiedade ou pressão alta, devido ao seu alto conteúdo em cafeína.
Por conter cafeína, a erva-mate não deve ser consumida por pessoas com insônia, ansiedade, labirintite, refluxo, úlceras e gastrite. Pessoas que usam medicamentos de forma regular devem sempre consultar um médico antes de consumir a erva-mate, pois essa planta pode alterar o efeito de alguns remédios.
Quais os males que a erva-mate pode trazer a nossa saúde?
Ela explica que apesar da bebida conter uma considerável quantidade desses minerais, a cafeína, presente na erva-mate, em altas doses poderia ser a responsável pela elevação da excreção do cálcio através da urina, reduzindo sua absorção e contribuindo com o desenvolvimento de doenças ósseas.
Pesquisadores apontam que chimarrão faz bem ao coração. O consumo de cem gramas do chá, duas vezes por dia, ajuda a reduzir o colesterol e os níveis de triglicerídeos. Saboreie o melhor chimarrão com os produtos Erva Mate Santo Antônio.
Assim como possui cafeína e antioxidantes que auxiliam a retardar o envelhecimento da pele, a erva-mate também realiza uma desintoxicação no corpo. E com isso, tanto o chá mate, quanto o chimarrão ou tereré, ajudam a oxidar a gordura em excesso do fígado, e colaboram no tratamento da esteatose hepática.
O consumo regular e diário de ao menos um litro de bebidas feitas à base de erva-mate (chimarrão ou chá-mate, por exemplo) é capaz de reduzir os níveis de colesterol "ruim" (LDL) e de aumentar a concentração de colesterol "bom" (HDL) no sangue, aponta estudo feito na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
O consumo excessivo de chá-mate pode causar efeitos colaterais como dor de estômago, insônia, taquicardia e ansiedade. Alguns estudos sugerem que o chá possa estar associado a aumento de câncer de boca, esôfago e pulmão, sobretudo em fumantes.
A erva-mate consumida na forma de chimarrão tem uma concentração de cafeína entre 1,0% e 2,5 %, ou seja, maior que a concentração de cafeína do próprio café. E o que aconteceria se essa composição fosse modificada de forma limpa?
Chá mate e o preto devem ser evitados, pois possuem oxalato (substância causadora de cálculos renais), assim como café e refrigerantes. Evitar alimentos como: espinafre, nozes, amendoim, frutos do mar, bebidas achocolatadas, pois também possuem oxalato Ingerir bastante líquidos (2 a 3 litros/dia).
Quem tem problema de estômago pode tomar chimarrão?
Verdade. O consumo ocasional da bebida para pessoas saudáveis pode até facilitar os processos de digestão do organismo, combatendo inflamações e auxiliando na regulação da microbiota intestinal. Mas é preciso ter cuidado com o excesso: tomar todo dia a bebida pode, de fato, ser um problema para quem tem gastrite.
Ele lembra que estudos anteriores realizados pela equipe que lidera já mostraram que a infusão de erva-mate verde (tipo chimarrão) ou chá mate tostado podem diminuir a glicemia, o colesterol e os radicais livres em indivíduos com colesterol elevado ou com diabetes.
O chimarrão é seguro quando usado por até 12 semanas seguidas. No entanto, por conter cafeína, o consumo de mais de 10 xícaras (de chá) por dia de chimarrão pode causar efeitos colaterais como insônia, dor de cabeça, ansiedade, dor no estômago e diarreia em algumas pessoas.
- Segundo o médico pesquisador, Dr. Oly Schwingel, é indicado o uso do chimarrão de duas a três vezes ao dia; - Previne a osteoporose, fortalecendo a estrutura óssea graças ao Cálcio e as vitaminas contidas na erva-mate; - Contribui na estabilidade dos sintomas da gota (excesso de ácido úrico no organismo);
Apesar da erva-mate contar com inúmeros benefícios para a saúde, o ingrediente não pode ser consumido em excesso. Principalmente por pessoas que têm condições cardiovasculares e por gestantes, uma vez que a cafeína pode causar episódio de arritmia ou, ainda, interferir no desenvolvimento do bebê.
Contraindicações. A nutricionista Elaine de Araújo aponta que crianças, grávidas e pessoas com insônia, nervosismo ou ansiedade não podem consumi-lo justamente pela alta quantidade de cafeína na composição. Além disso, pessoas hipertensas devem estar atentas nesse caso.
Já para aquelas que apresentam algum tipo de risco, o recomendado é evitar o estresse emocional e físico, e não usar substâncias que possam piorar ainda mais a arritmia, como álcool, cigarro e outras drogas, substâncias ricas em cafeína tais como café, chá mate, bebidas energéticas e à base de cola, medicamentos com ...
Pessoas com problemas relacionados à cafeína como: gastrite, insônia, ansiedade, arritmias cardíacas, hipertensão, etc; Pessoas com anemia, pois há diminuição na absorção de ferro; Pessoas com problemas nos rins também devem evitar o tereré para não sobrecarregar o sistema urinário.