Leitora de Niterói quer saber por que quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é carioca e quem nasce em Niterói é fluminense. Há um engano na sua pergunta. Quem nasce em Niterói é niteroiense. Fluminenses são todos aqueles que nascem no ESTADO do Rio de Janeiro, inclusive os cariocas.
Chama-se carioca a quem nasceu na cidade do Rio de Janeiro e carioca de gema a quem tem ambos os pais também cariocas (quem nasce no estado – não na cidade do Rio de Janeiro – é fluminense).
Até mesmo os moradores do chamado “Grande Rio”, que engloba cidades da região metropolitana, como Niterói e São Gonçalo, e municípios da Baixada Fluminense, são constantemente chamados de “cariocas”, principalmente pelos turistas pouco familiarizados com as denominações.
Com a fusão do estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro, em 1975, o então estado da Guanabara passou a integrar o atual estado do Rio de Janeiro. Oficialmente, optou-se por "fluminense" como gentílico oficial do novo estado, reduzindo-se o gentílico "carioca" a gentílico municipal.
Por ser uma palavra de origem indígena, “carioca” não era bem vista pela Corte, que preferia “fluminense”. No entanto, a expressão “carioca” sobreviveu graças ao uso popular e nas províncias do Império do Brasil.
Porque quem nasce em Niterói é chamado de Papa Goiaba? É chamado papa goiaba o cidação natural de qualquer cidade do estado do Rio de Janeiro, menos o nascido na capital. Exemplo de uso da palavra Papa goiaba: Ele diz ser carioca, mas nasceu em Mendes, é um papa goiaba.
Os belford-roxenses pertencem linguística e culturalmente à família dos cariocas, grupo ao qual pertence mais de 70% da população do moderno Estado do Rio de Janeiro. Belford Roxo cresceu muito rapidamente, e por ser um município pequeno em área, divide com São João de Meriti o título de "Formigueiro humano".
Em vez de Parati, a prefeitura municipal decidiu por usar a grafia Paraty, incorreta segundo a ortografia vigente, mas por tratar-se de nome próprio é aceitável. O gentílico, porém, escreve-se com "i": seus habitantes são denominados paratienses.
Entenda. Tudo mundo sabe: quem nasce na cidade do Rio de Janeiro é chamado de carioca, e quem nasce no estado, incluindo a capital, atende pelo gentílico de fluminense.
Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”. Refere-se à cidade do Rio de Janeiro. Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo -ense (=natural).
Quem nasce em Niterói é niteroiense. Fluminenses são todos aqueles que nascem no ESTADO do Rio de Janeiro, inclusive os cariocas. Para ficar bem claro: CARIOCA é quem nasce na CIDADE do Rio de Janeiro (antigo Estado da Guanabara);
Qual a origem do apelido "Nikiti"? Antigamente, o nome da cidade era escrito "Nictheroy" e as pessoas começaram a abreviar para "Nicthy". Em alguns anos, virou Nikiti.
Quem nasce em Nova Iguaçu é chamado de iguaçuano. Este município está localizado no estado do Rio de Janeiro. Quem nasce no Rio de Janeiro é chamado de fluminense. A área territorial de Nova Iguaçu é de 520,581 km².
Localiza-se na região da Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ocupa 34,838 km² de área. Os meritienses identificam-se linguística e culturalmente como cariocas da Baixada, e não como fluminenses.
A cidade foi fundada em 1579 por Gonçalo Gonçalves, colonizador português, e assim foi nomeada pela devoção do sesmeiro ao santo católico São Gonçalo do Amarante.
alcunha dada aos naturais ou habitantes do Estado do Rio, particularmente de Campos e da zona denominada Baixada Fluminense, onde abundam grandes plantações de goiabas. F. Papar+goiaba.
Seja como for, durante o período colonial, quem nascia na capitania do Rio de Janeiro já era conhecido como carioca. “Fluminense” veio só depois. Em 1783, por meio de um decreto do vice-rei do Brasil, D. Luís de Vasconcelos e Sousa, nascidos na província do Rio de Janeiro passariam a ser referidos com esse gentílico.