E se a criança nascer enquanto sobrevoa o alto-mar? Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, caso o parto seja realizado em uma aeronave nacional enquanto sobrevoa uma área neutra (como é o caso do alto-mar), a criança tem o direto à cidadania brasileira.
No caso dos navios de cruzeiro, o registo de nascimento pode ser regido pela bandeira do navio; isto é, a nacionalidade do navio determina a jurisdição sob a qual o nascimento será registrado. Mas a maioria dos países utiliza o princípio do jus sanguinis. Os nascimentos em aviões são tratados de forma semelhante.
Se a criança nasceu em águas internacionais a regra é que ela assuma a cidadania dos pais. Neste caso a criança teria direito a dupla cidadania: indiana e australiana.
Se nascer enquanto sobrevoa o Brasil, a criança é registrada na cidade que o avião sobrevoava naquele momento. Em voos fora do Brasil, existem regras diferentes. Nos Estados Unidos, qualquer pessoa que nasça em seu território pode ser registrada como cidadã daquele país.
Tribo da Periferia - RESILIÊNCIA [Híbrido] (Official Music Video) @duckjayreal
Quem nasce no avião e ganha passagem?
Voos grátis para o recém-nascido
Para comemorar a chegada do bebê ao mundo e no âmbito dos 90 anos da companhia aérea, serão concedidos 90 voos gratuitos ao recém-nascido. “Estamos muito entusiasmados por fazer parte desta grande história que está apenas começando”, comemorou o comunicado.
O Programa Casa Verde e Amarela é uma iniciativa do Governo Federal para facilitar o acesso da população à moradia digna. A lei que institui o programa foi sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União .
Isso é conhecido como “jus soli”, o princípio pelo qual a nacionalidade é atribuída com base no local de nascimento. Nos Estados Unidos, o princípio do “jus soli” é aplicado, o que significa que uma criança que nasce a bordo de um voo com espaço aéreo sobre os Estados Unidos geralmente é considerada cidadã americana.
Todos os países, nomeadamente, os Estados Unidos, o Canadá e o México concedem a nacionalidade simplesmente por nascer nele (jus soli) e permitem a dupla nacionalidade.
Agora, quem nasce no Brasil não perderá a nacionalidade caso queira também ser cidadão de outro país. A Proposta de Emenda à Constituição que faz essa mudança foi aprovada pela Câmara dos Deputados e seguirá para promulgação, já que também já foi aprovada pelo Senado.
Oito países (Albânia, Armênia, Cuba, Estônia, Islândia, Letônia, Luxemburgo e Tajiquistão) alteraram suas leis de nacionalidade para conceder nacionalidade a crianças nascidas em seus territórios que, de outra forma, seriam apátridas.
Filhos de brasileiros nascidos em qualquer país do exterior tem direito a cidadania brasileira. Neste caso, os pais devem comparecer a um representante consular do Brasil e registrar a criança, emitindo assim a certidão de nascimento brasileira.
Qual a nacionalidade de um homem que nasce no Brasil?
A Constituição Federal define quem possui nacionalidade brasileira, sendo aquele: que nasce em território brasileiro (desde que os pais, se estrangeiros, não estejam a serviço do seu país); ou que nasce no estrangeiro de pai ou mãe brasileira (desde que algum deles esteja a serviço do Brasil); ou que nasce no ...
A principal tarefa de um piloto é operar a aeronave, controlando todos os seus sistemas e navegando de um ponto a outro de forma precisa. Antes de cada voo, o piloto realiza um planejamento minucioso, revisando as condições meteorológicas, o plano de voo e os documentos pertinentes.
Para nós brasileiros, por motivos históricos, as cidadanias mais fáceis de conseguir são a portuguesa, italiana e espanhola. Isso se levássemos em consideração o direito como descendente. O processo de solicitação de todas elas são relativamente simples.
E se o bebê nascer enquanto sobrevoa o alto-mar? De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, se o bebê nascer em uma aeronave de bandeira nacional enquanto sobrevoa uma área neutra (como é o caso do alto-mar), ele tem o direto à cidadania brasileira.
O que acontece se um bebê nascer em águas internacionais?
"De acordo com este sistema, é nacional do Estado todo aquele que nasce em seu território, não tendo qualquer relevância a nacionalidade dos pais", informa o ministério das Relações Exteriores do Brasil.
“Se o bebe nasceu durante o voo dentro do território nacional, o comandante anota no diário de bordo a coordenada geográfica, o horário do nascimento e demais dados que achar pertinente para se determinar o local exato onde isso aconteceu”, diz Ceriotti.
A árvore genealógica é uma das maneiras de descobrir se você tem direito à dupla cidadania. Com o nome de seu ascendente e a data de nascimento dele, você também pode buscar informações sobre eles em sites, como: Family Search e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.
O Casa Verde e Amarela é um programa federal voltado para a habitação que substitui, com algumas atualizações, o Minha Casa Minha Vida, criado com a finalidade de facilitar a aquisição de moradia própria pela população brasileira.