De quem é a responsabilidade pelo hidrômetro? A responsabilidade pelo hidrômetro é geralmente atribuída a concessionárias de água como a Sabesp. Já que elas são responsáveis por fornecer água potável aos consumidores e, portanto, também possuem a atribuição pela instalação, manutenção e substituição dos hidrômetros.
São, bem na verdade, de natureza pessoal, vinculando-se a pessoa de quem efetivamente gozou dos serviços. Assim, se as despesas foram originadas pelo consumo de água e energia durante a locação, o pagamento é obrigação de quem ocupou o imóvel objeto de fornecimento, até porque se beneficiou da prestação dos serviços.
De quem é a responsabilidade do hidrômetro de água?
O vazamento de água depois do hidrômetro é de exclusiva responsabilidade do consumidor e não autoriza a cobrança da conta pela média mensal. Consumidor pleiteou a declaração de nulidade de duas faturas referentes ao fornecimento de água em sua residência.
Águas do Rio: Quem paga a conta da instalação do Hidrômetro?
Quando o hidrômetro é roubado, o que fazer?
O que fazer em caso de furto de hidrômetro
Após efetuar o registro do B.O, o cliente deve contatar a empresa responsável pelo fornecimento de água, no caso a BRK, através dos canais digitais disponíveis, para solicitar a substituição do hidrômetro.
Isso porque, como qualquer equipamento de precisão, os hidrômetros têm uma vida útil e se desgastam ao longo do tempo, comprometendo a capacidade de medição. Por isso, existe uma normativa especificada na portaria n° 246/2000 do Inmetro que recomenda a troca desses equipamentos a cada cinco anos.
Sou obrigada a deixar colocar hidrômetro na minha casa?
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados. A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3219/21, que determina que as construtoras instalem equipamentos para a aferição do consumo individualizado de água nas futuras edificações residenciais e comerciais.
Caso o hidrômetro se encontre violado, quebrado, tenha sido roubado, furtado ou esteja desaparecido, a Saeg instalará novo medidor no local. Quem pode solicitar: Pode ser solicitado por qualquer interessado.
O inquilino não deve ser obrigado a arcar com despesas que estejam além daquelas essenciais, como a taxa mensal de condomínio, salário e encargos trabalhistas dos porteiros, profissionais da limpeza e zelador, serviços de limpeza e manutenção das áreas de uso comum, reparos fundamentais para o funcionamento diário do ...
É da concessionária a obrigação pela instalação do hidrômetro, e a cobrança, no caso de inexistência do referido aparelho, deve ser cobrada pela tarifa mínima.
Quando tem vazamento de água, quem paga, inquilino ou proprietário?
O Art. 23, inciso V, deixa claro que nesses casos é o inquilino quem deve pagar pelo conserto. Resolver vazamentos entre apartamentos pode ser uma função complicada do trabalho como síndico.
O custo para adicionar um sistema de medição individualizada de consumo de água pode variar de acordo com a cidade, o número de unidades e a infraestrutura do condomínio. Em média, o valor do aparelho e a instalação de cada hidrômetro varia de R$ 350 a R$ 700, por unidade.
O custo para a troca do hidrômetro é totalmente gratuito para todos os usuários, contanto que o motivo da substituição seja o término da vida útil do aparelho. Porém, se a avaria tiver sido provocada por terceiros, então, é obrigação do usuário pagar pelo serviço de troca do aparelho.
O ponto de entrega de água ao cliente é o cavalete, onde está fixado o hidrômetro, também conhecido por relógio. A partir daí, é do cliente a responsabilidade sobre o bom funcionamento da caixa de água, torneiras, chuveiros e toda a tubulação interna do imóvel.
Sou obrigada a aceitar o hidrômetro das Águas do Rio?
Atualmente o regulamento em vigor é categórico ao dizer que a Águas do Rio deve fazer a instalação do hidrômetro sem a cobrança de qualquer custo para o consumidor. Essa regra é clara e não dá margem a interpretações.
Sim, a concessionária possui uma autorização legal para poder trocar o hidrômetro de lugar e colocá-lo do lado de fora da residência. Segundo o advogado Daniel Blanck, tal permissão está disposta no Art.
Normalmente, a substituição ou reparo do hidrômetro é realizado pela concessionária, sem custo adicional para o consumidor, desde que o problema não tenha sido causado por mau uso ou dano intencional.
"Esse decreto, regulamentando os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Estado do Rio de Janeiro, confere à empresa responsável o poder de trocar os hidrômetros quando considerar necessário, mesmo que isso implique na instalação fora da residência do consumidor", pontua.
A troca de hidrômetros com mais de 5 anos de uso é para atender uma medida obrigatória do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), firmado por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Os hidrômetros são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que recomenda a troca desse equipamento a cada 5 anos, em razão do tempo de vida útil do aparelho. A concessionária avisa previamente o consumidor sobre a troca com mensagem na fatura de água.
Um teste comum é fechar todas as torneiras e verificar se o mostrador do hidrômetro continua em movimento. Se ele continuar girando, isso pode indicar vazamentos internos na sua tubulação ou no próprio hidrômetro.