Quem pode arguir a inconstitucionalidade de uma lei municipal?
O órgão judiciário estadual pode declarar, incidentalmente, a inconstitucionalidade de lei municipal, estadual ou federal em face da Constituição da República, além da inconstitucionalidade da lei municipal ou estadual perante a Constituição estadual.
Quem declara inconstitucionalidade de lei municipal?
Am Compete ao Tribunal de Justiça: processar e julgar originariamente: e) as representações sobre inconstitucionalidade e interven- ção em Município, nos termos desta Constituição."
Como arguir a inconstitucionalidade de uma lei municipal?
É competente o Tribunal de Justiça, como órgão cúpula do Poder Judiciário do Estado, para declarar a Inconsti- tucionalidade, em tese, de lei ou ato normativo do Esta do ou de município, se contrastante com a Constituição do Estado.
Como pedir a inconstitucionalidade de uma lei municipal?
A lei municipal poderá ser declarada inconstitucional em face da Constituição do Estado , por meio de ADI no Tribunal de Justiça local (artigo 125 , § 2º , CF).
Controle de constitucionalidade de leis municipais: você sabe quais são as três formas?
Quem pode derrubar uma lei municipal?
FUNÇÕES DO LEGISLATIVO
Na lista de competências da Câmara Municipal, enumeradas pela Constituição, a principal é a de fazer, suspender, interpretar e revogar as leis de competência do Município.
O que fazer quando a lei municipal é inconstitucional?
A ADI contra leis estaduais inconstitucionais é de responsabilidade do Procurador-Geral de Justiça. Quando a lei inconstitucional é municipal, o responsável pela ação é o Promotor de Justiça.
Pode ser proposta pelo presidente da República, pelos presidentes do Senado, da Câmara ou de assembleia legislativa, pela Ordem dos Advogados do Brasil, pelo procurador-geral da República, por partido político e por entidade sindical de âmbito nacional.
Para contestar ato normativo municipal no Supremo, seria necessário ajuizar uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, instrumento jurídico que busca evitar ou reparar a violação de algum preceito fundamental da Constituição Federal.
Tribunal de Justiça pode julgar ADI contra lei municipal tendo como parâmetro a Constituição Federal, desde que seja uma norma de reprodução obrigatória.
A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental é cabível em face de lei municipal, adotando-se como parâmetro de controle preceito fundamental contido na Carta da República, ainda que também cabível em tese o controle à luz da Constituição Estadual perante o Tribunal de Justiça competente.
Em caso de conflito entre lei federal, estadual e municipal, prevalecerá sempre aquela competente para o trato da matéria. Caso a lei federal esteja, por exemplo, invadindo competência do município, a lei municipal é que prevalecerá.
Art. Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
É possível haver controle de constitucionalidade de lei municipal que viole a Constituição Federal?
(i) Lei municipal que contraria a Constituição Federal: Sofre controle de constitucionalidade difuso ou concreto, hipótese que permite a declaração de inconstitucionalidade por qualquer juiz e em qualquer grau de jurisdição, sendo a sentença dotada de efeitos “inter partes”.
Quem é competência para julgar inconstitucionalidade de lei municipal?
1. Tribunais de Justiça podem exercer controle abstrato de constitucionalidade de leis municipais utilizando como parâmetro normas da Constituição Federal, desde que se trate de normas de reprodução obrigatória pelos Estados.
Qual ação é cabível em face de lei municipal contrária à CF?
1140): “A mesma linha de raciocínio se aplica à declaração de constitucionalidade dos direitos municipal e estadual. Em face da Constituição Federal, cabe a ação de constitucionalidade apenas de lei ou ato normativo federal, excluindo-se, assim, inclusive as normas estaduais (art.
Quem pode propor incidente de arguição de inconstitucionalidade?
É legitimado para suscitar o incidente o Ministério Público – atuando como assistente, como parte ou como fiscal da lei – qualquer das partes do processo ou qualquer julgador.
O vício de inconstitucionalidade material refere-se ao conteúdo da lei ou norma. A inconstitucionalidade ocorre devido à matéria tratada contrariar os princípios ou violar os direitos e garantias fundamentais assegurados em nossa Constituição Federal. Ex: lei que venha a instituir pena de morte no Brasil.
Quem faz o controle de constitucionalidade de lei municipal?
Explicando melhor, quando uma lei municipal possui artigos que se contrapõem à Constituição brasileira, poderá o Tribunal de Justiça atuar neste controle abstrato, utilizando como parâmetro normas da CF/88, desde que se trate de normas de reprodução obrigatória pelos Estados.
A Lei Orgânica Municipal poderá ser emendada mediante proposta: de um terço no mínimo, dos membros da Câmara Municipal; do Prefeito Municipal (Art. 39, Lei Orgânica).
A ADPF não poderá ser proposta contra Lei municipal que violar, ao mesmo tempo, a Constituição da República de 1988 e a Constituição do Estado, em norma de observância obrigatória.