O representante do Ministério Público é quem possuí competência para requerer o arquivamento do inquérito. O juiz pode ou não concordar com a posição do MP. Todavia, o magistrado não pode iniciar o processo penal cujo arquivamento do inquérito foi requerido pelo Ministério Público.
Aqui depende da representação da vítima para que o autor do crime seja denunciado. Neste caso, a vítima pode "retirar a queixa", ou em termos técnicos: se retratar, até o Ministério Público fazer a denúncia (quando efetivamente sai da delegacia e vira um processo judicial).
Logo, é ao juiz das garantias que cabe ao Parquet “submeter”, rectius, comunicar, por múltiplas razões, o ato de arquivamento do inquérito policial, PIC ou peças informativas.
E, SIM, Delegado pode arquivar BO, já que se trata de um mero procedimento de verificação preliminar de informações (VPI). Só não pode arquivar IP. Se não existe o crime, não existe motivo para instaurar IP.
Qual o prazo de validade de um boletim de ocorrência?
O Boletim de Ocorrência (BO) emitido por Delegacia Policial, no local ou eletronicamente, no caso de furto, perda/extravio ou roubo de documentos terá validade de 30 (trinta) dias, a partir da data de sua expedição.
O arquivamento pode ocorrer por diferentes motivos, como a inércia processual (quando não há movimentação do processo por um longo período), a falta de interesse do autor em dar continuidade ao caso, a desistência da ação ou a ausência de elementos suficientes para prosseguir com o processo.
O arquivamento do processo é uma ação no sistema para informar que o processo foi arquivado e não terá mais movimentação. Significa, portanto, que sua tramitação cessou, e se caracteriza pelo fim da ação administrativa que determinou a produção do documento.
A solicitação do arquivamento deve ser efetuada por Promotor de Justiça, cabendo ao Juiz, primeiramente, decidir sobre o seu arquivamento ou não, entendendo de forma diversa enviará o inquérito policial ao Procurador-Geral de Justiça do Estado, que decidirá sobre o arquivamento, novas diligências ou oferecimento da ...
Contudo, quando a vítima registrou um fato alegando ter sofrido lesão corporal no âmbito doméstico, não é possível “retirar a queixa”. Isto porque, para esse crime, o processo penal não depende da manifestação da vítima para prosseguir.
Não é possível excluir a anotação de algum processo que você esteja respondendo, mas somente daqueles que já encerraram. No caso de o processo ter sido arquivado ou de você ter sido absolvido, poderá solicitar a exclusão.
Segundo alegou o parquet, nos termos da Constituição Federal e do artigo 28 do Código de Processo Penal, o Ministério Público, enquanto titular da ação penal pública, é o único que possui titularidade para o pedido de arquivamento.
1. "Ocorre a inépcia da denúncia quando sua deficiência resultar em prejuízo ao exercício da ampla defesa do acusado, ante a ausência de descrição da conduta criminosa, da imputação de fatos determinados, ou quando da exposição circunstancial não resultar logicamente a conclusão" (STJ, APn 989/DF , Rel.
Como saber se existe um processo em meu nome? Para saber se existe um processo em seu nome, acesse o site do tribunal de justiça do seu estado e faça a consulta pelo seu CPF.
Advogados têm acesso direto às informações sobre os processos, incluindo o status de arquivamento. Se você é parte no processo, pode contatar seu advogado para obter essas informações. Caso não possua um advogado, a Defensoria Pública também pode ser uma fonte confiável de informações sobre o arquivamento do processo.
No âmbito da justiça comum, somente os perfis de gerente de secretaria e Magistrado poderão arquivar “Provisoriamente” ou “Definitivamente” o processo, exceto no fluxo de Cartas Precatórias, em que todos os servidores têm acesso às tarefas de arquivamento.
Para realizar o arquivamento, é necessário primeiro criar ou localizar uma unidade de armazenamento no local em que o processo será arquivado. As Unidades de Armazenamento para arquivamento de processo podem ser: caixa digital, pasta e pasta funcional.
O artigo 10 do Código de Processo Penal estabelece, como regra geral [2], o prazo de 30 dias para conclusão do inquérito policial, caso o indiciado esteja solto.
E fixado o prazo máximo de 90 (noventa) dias, contados da lavratura do Boletim de Ocorrência, para realização de diligencias de verificação preliminar, visando a obtenção das informações necessárias para instauração dos procedimentos policiais, nas hipóteses em que ainda não haja elementos suficientes para a imediata ...
Quais são as consequências de um boletim de ocorrência?
O QUE ACONTECE DEPOIS DE REGISTRAR UM BOLETIM DE OCORRÊNCIA? Após o registro do boletim de ocorrência, o documento é encaminhado para a delegacia responsável, onde será analisado por um delegado. Dependendo da gravidade e natureza do incidente, a investigação pode ser iniciada imediatamente.
Resumindo: se foi feito um Boletim de Ocorrência contra você, fique tranquilo que não é necessário tomar nenhuma providência, todavia, caso você seja intimado para comparecer à delegacia, é sinal que pode ter sido instaurado algum tipo de investigação, onde é necessário buscar orientação jurídica.