Quem pode participar da ceia? A rigor, todos que foram batizados e desejam viver com Jesus são convidados a participar da ceia. Se tomarmos como exemplo a última ceia de Jesus Cristo, até mesmo Judas estava presente. Jesus não o excluiu da comunhão, mesmo sabendo que ele iria traí-lo.
Há igrejas que só servem a Ceia para quem pertence ao seu rol de membros; consideramos isto um grande erro, pois a Ceia do Senhor é para quem o serve de todo coração, independentemente de tal pessoa congregar em nossa igreja local ou não; se a pessoa faz parte do Corpo de Cristo na terra, então deve participar da mesa.
Por incrível que pareça, assuntos como esse ainda hoje são bastante pertinentes no meio evangélico, principalmente no que tange Santa Ceia para pessoas divorciadas, que não possuem uma união civil formalizada, ou até mesmo pessoas que nunca foram casadas e estão solteiras.
Este verso, dizem eles, ensina que uma pessoa “indigna” não pode participar da Ceia. Vejamos: “Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor” (1 Coríntios 11:27).
Portanto, participar da Santa Ceia significa participar da vida de Cristo. É um momento de extrema alegria e, não de tristeza, e nada pode nos impedir de participar. Nem mesmo o pecado. O único pecado que nos impede de participar da Santa Ceia é o pecado não confessado.
DESCUBRA A VERDADE SOBRE A SANTA CEIA - Quem Pode Participar da Ceia do Senhor
É pecado tomar Santa Ceia sem estar casado?
O assunto é tão sério que o apóstolo Paulo orientou: "Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor." 1 Coríntios 11.27 O fato de chegar à Igreja vivendo em uma união estável com alguém não impede, em hipótese alguma, que a pessoa faça uma aliança ...
A Bíblia nos ensina em 1 Coríntios 11:27-29 que aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor. Isso significa que os pecados não confessados e não arrependidos podem nos impedir de participar da Santa Ceia de maneira digna.
Por causa dessa terminologia errada, baseada numa errada conceituação da Ceia do Senhor, é que entre os evangélicos disciplina-se suspendendo o(a) pecador(a) da “Santa Ceia”. Então, tais grupos evangélicos estabelecem assim a disciplina: “Você não poderá tomar a 'Santa Ceia' por três meses”.
Quem pode participar da ceia? A rigor, todos que foram batizados e desejam viver com Jesus são convidados a participar da ceia. Se tomarmos como exemplo a última ceia de Jesus Cristo, até mesmo Judas estava presente. Jesus não o excluiu da comunhão, mesmo sabendo que ele iria traí-lo.
Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último Dia.
Ao se achegar a mesa da comunhão é necessário que façamos de forma intencional, proclamando o Reino de Deus e a Salvação no Cristo. Portanto tomar a Ceia indignamente pode significar toma-lá apenas por tradição, sem consciência do porquê e para quem apontamos neste momento.
🍷 Não apenas pode, mas deve participar da ceia! Na Igreja Presbiteriana, o casamento não é um sacramento, mas sim uma benção. Então, se você é casado apenas no civil, fique tranquilo e participe da ceia normalmente.
O sacramento do Batismo foi feito para os pecadores, sem dúvida, mas quem peca "com o propósito de perseverar no pecado" obstrui a ação de Deus em sua vida e não pode ser batizado, até que tenha abandonado resolutamente a vida de pecado e inimizade com Deus.
(Mateus 18:19). Observando o parágrafo anterior podemos concluir que se as Igrejas concordar em fazer o casamento somente religioso com base na União Estável, desde que seja feito entre um homem e uma mulher, que sejam crentes e nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, DUES aceitará nos Céus.
Não tem problema casar com União Estável, basta fazer a cerimônia no religioso. Antigamente isso nem existia e as pessoas simplesmente se juntavam e comemoravam em uma cerimônia onde a aliança era reconhecida em sua fé e aos homens, pois era um mundo tribal e muito necessário de compromisso religioso.
Para tomar a ceia do Senhor, é preciso passar pelos procedimentos ensinados por Jesus e seus apóstolos; primeiro crer em Deus e em Jesus: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim” (João 14.1).
A Bíblia não afirma que seja pecado não participar da ceia, mas eu aconselho que você procure uma igreja onde possa ser um membro fiel e participar regularmente da ceia e das atividades da congregação. A ceia nos anima, nos revela a dependência que temos de Deus e da comunidade e a necessidade de perdão.
A Eucaristia católica pode ser ministrada somente por um sacerdote ordenado. Apenas ele, em nome de Jesus, pode transformar pão e vinho no corpo e no sangue de Cristo. Não é permitida a participação de não católicos. Na igreja evangélica, qualquer pessoa batizada pode tomar a Santa Ceia.