Como precisa de ter 2 genes recessivos para ser ruivos, é possível ter pessoas não ruivas carregando o gene MC1R mesmo sem apresentar essa cor de cabelos. Por isso, pais morenos ou loiros podem ter filhos com cabelo ruivo natural. Basta eles serem heterozigotos (Aa). Nesse caso, a chance de ter um filho ruivo é de 25%.
O ruivo natural apresenta uma mutação genética promovida por um gene recessivo que, devido a uma mutação do gene receptor Melanocortina-1 (MC1R), que é responsável pela produção da melaninaela e quem determina a pigmentação da pele e dos pelos do corpo, fazendo com que uma pessoa seja ruiva.
O gene para cabelos avermelhados é recessivo. Ruivos podem nascer depois de gerações de morenos ou loiros na família. Estudos indicam que, provavelmente, alguns neandertais eram ruivos.
Isso ocorre, em parte, porque o cabelo ruivo é uma característica exótica, ocorrendo em apenas uma ou duas em cada 100 pessoas. Embora as variantes genéticas deles sejam raras, os ruivos não estão destinados a desaparecer da população, apesar das recorrentes alegações nesse sentido.
Um teste genético pode determinar quais mutações MC1R você tem, mas muitos médicos concordam que não é necessário. Se você tem cabelos ruivos ou familiares que os possuem, ou tem pele clara e olhos claros, saiba que corre alto risco de câncer de pele e tome precauções.
Como precisa de ter 2 genes recessivos para ser ruivos, é possível ter pessoas não ruivas carregando o gene MC1R mesmo sem apresentar essa cor de cabelos. Por isso, pais morenos ou loiros podem ter filhos com cabelo ruivo natural. Basta eles serem heterozigotos (Aa). Nesse caso, a chance de ter um filho ruivo é de 25%.
Os especialistas compararam os ruivos com pessoas de cabelos castanhos e pretos, e identificaram diferenças genéticas até então desconhecidas associadas aos cabelos ruivos. Entre as principais descobertas, os pesquisadores observaram que o gene MC1R explica 73% da hereditariedade dos cabelos ruivos.
Cientistas afirmam que, a fim de que uma criança apresente cabelos ruivos, ambos os progenitores devem possuir o gene recessivo responsável por essa característica. Ambos os alelos desse gene também devem carregar a informação genética para a tonalidade ruiva.
Muitas das vezes, é associada a uma pele pálida, a sardas e a olhos claros, geralmente verdes ou castanhos. Apenas 1% dos ruivos têm os olhos azuis: é a combinação cabelos / cor dos olhos mais rara do mundo! Bastante em voga há já várias estações, ruivo é sinónimo de cabeleira exuberante.
Você já deve ter reparado que ruivos naturais são raros! O motivo é simples: a cor avermelhada dos fios e as sardas no rosto são resultado de uma mutação genética. O responsável por isso é o gene recessivo chamado de melanocortina-1 ou MC1R, que produz a melanina.
Existem poucas pessoas ruivas no mundo porque ser ruivo é uma mutação genética rara. Apenas 1-2% da população mundial possui essa alteração no gene da melanocortina, responsável pela produção da eumelanina e feomelanina, que dão a cor castanha ou avermelhada aos fios, respectivamente.
As famosas pintinhas são mais comuns em pessoas de pele clara, ruivas e com predisposição genética. Porém, a principal razão para o surgimento das sardas é o excesso de exposição solar, especialmente depois de queimaduras – aquelas que causam vermelhidão e descamação.
Da mesma forma, a região sul é a que possui mais ruivos por amor proporcionalmente. Em número, o sudeste encabeça, somente porque possuem mais população do que qualquer outra região.
Segundo estudos, o baixíssimo índice de ruivos pelo mundo (cerca de 2% da população) se deve a uma mutação do gene no norte europeu há milhares de anos. Com a mistura da globalização, o gene ficou ainda mais raro, mas não significa que vá sumir, podendo apenas ficar inativo por algumas gerações.
Mas estes 10% são suficientes para dar ao país a 2ª posição no ranking mundial de país com maior número de ruivos do mundo, ou seja, para cada 10 pessoas irlandesas, uma tem cabelo ruivo. O país em primeiro lugar é a Escócia, com percentual de 12% a 14%.
Se ela for 100% morena (AA) e você é 100% loiro (aa), há 100% de chances dela nascer morena. Se ela tiver o gene recessivo da cor loira (Aa) e misturar com seus genes da cor loira (aa), tem 50% de nascer morena e 50% para nascer loira.
Pessoas com cabelos ruivos naturais são cerca de 70 milhões a 140 milhões, ou seja, apenas 1% a 2% da população. E o que se deve a esta raridade humana? É pelo facto de uma mutação genética promovida por um gene, no recetor Melanocortina-1 (MC1R), que é responsável pela produção da melanina.
Em 2002, pesquisadores da Universidade de Louisville (EUA) provaram o que os anestesistas já desconfiavam há décadas: ruivos são mais resistentes à anestesia. Em média, eles precisam de uma dosagem 20% maior do que os loiros e morenos. A explicação para isso está na genética.
Ao longo do século XVI, os ruivos também foram considerados infiéis como amigos, sendo que a Bíblia endossou ainda mais esse estereótipo com Judas, o traidor de Cristo, tendo cabelos ruivos. Maria Madalena, como pecadora, também foi constantemente retratada em obras de arte da Idade Média com cabelos ruivos.