O Abafador de Ruído é um importante EPI para trabalhadores que realizam atividades frequentemente expostos a ruídos nocivos. Além de ser de fornecimento obrigatório por parte do empregador, o equipamento evita problemas auditivos que podem levar até mesmo à perda completa da audição, entre outros.
O uso de protetor auricular (plug ou abafador de ruído) seria a alternativa. A legislação de trânsito não recomenda tal proteção. A única opção que nos resta é reduzir o tempo de exposição do motociclista e do motorista ao ruído.
Outro ponto que deve influenciar na escolha do melhor abafador de ruído é o grau de exposição no qual os profissionais lidam no ambiente de trabalho. Para isso, a NR 15 determina que os ruídos devem ser medidos em decibéis (dB).
Abafadores de ruído para Autistas [Testes comparativos de 7 modelos]
O que o abafador faz?
É uma espécie de fone de ouvido, que não vai transmitir nenhum tipo de som, mas sim isolar o ruído do ambiente. O abafador de ruído pode ser feito de plástico e também pode ser conhecido como protetor tipo concha, exatamente pelo formato dos protetores.
Não existe lei que proíba o uso de escapamento esportivo, porém há padrões de segurança sonora e de emissão de gases tóxicos que devem ser respeitados, segundo órgãos como o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e o próprio Código de Trânsito Brasileiro.
O uso de abafadores de ruído pode ser um verdadeiro divisor de águas para muitas pessoas com TEA. Reduzindo a sobrecarga sensorial, esses dispositivos podem: Ajudar na concentração em ambientes ruidosos, como escolas ou locais de trabalho.
É permitido usar abafador esportivo? Em geral, o uso de abafador esportivo é permitido, desde que o ruído produzido não ultrapasse o limite máximo estabelecido pela lei, que pode variar de acordo com a região. No Brasil, o limite máximo de ruído para veículos automotores é de 80 decibéis.
Protetor auricular tipo concha: redução de 10 a 26 decibéis de ruído. Forneça os abafadores de ruído tipo concha para assegurar a integridade física dos operadores de sua empresa.
até 55 decibéis para o período das 7h às 20h (diurno); até 50 decibéis para o período das 20h às 7h (noturno); Caso o dia seguinte seja domingo ou feriado, a faixa de horário noturno é estendida até as 9h.
Qual a diferença entre abafador de ruído e protetor auricular?
Os protetores auriculares, quando corretamente inseridos, podem reduzir o ruído em até 30 dB, dependendo do material e do design. Por outro lado, os abafadores podem oferecer uma redução de ruído de até 35 dB, proporcionando uma proteção ligeiramente superior.
A legislação pertinente estabelece, apenas, que os protetores auriculares sejam adequados e estejam em perfeitas condições de conservação e utilização. De acordo com o Manual de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a vida útil dos protetores auditivos tipo concha/abafador pode ser estimada em quatro a 12 meses.
Crianças com condições como autismo, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e paralisia cerebral são mais suscetíveis à hipersensibilidade auditiva.
Tecnologia de Cancelamento de Ruído: O abafador utiliza uma tecnologia avançada de cancelamento de ruído para filtrar e reduzir os ruídos indesejados, proporcionando um ambiente mais calmo e tranquilo.
É muito comum ver crianças autistas taparem os ouvidos, se esconderem ou terem medo de alguns sons e objetos. Muitas vezes, esses comportamentos acontecem devido à hipersensibilidade auditiva. Essa anomalia na percepção sensorial é um sintoma frequente em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No geral, os tampões de ouvido não causam danos à audição, podendo ser usados todas as noites e sendo higienizados diariamente após a utilização. A higiene, por exemplo, é muito importante, pois o acúmulo de cerume pode causar infecção no ouvido ou perda gradativa da audição.
Ainda que o acessório seja sua ferramenta contra a insônia, saiba que ele pode fazer mal se usado com frequência. Isso acontece por causa do seu formato, criado para entrar e ficar travado nos ouvidos. Esse movimento pode contribuir para empurrar a cera de ouvido mais internamente.
Dessa forma, seu uso é bastante recomendado em ambientes que produzam ruídos entre 15 e 21 decibéis. Sendo assim, pode ser usado em ambientes que sejam barulhentos, mas não em grande intensidade, pois consegue barrar apenas uma certa quantidade de som.
O abafador da AVB é um dos melhores quando se trata de conforto e eficiência, logo, se você está a procura de um abafador de ruídos que seja diferenciado, esse é perfeito para você. Um dos grandes diferenciais deste produto é em relação a sua resistência.
Para evitar essas perturbações, eu recomendo um abafador de ruído para estudantes. Isso vale para um estudo para concurso público, vestibular, Enem, OAB, carreiras militares, residência médica, ou qualquer outro.
O silencioso intermediário serve para reduzir os ruídos de alta frequência produzidos pelo motor. Em contra partida o abafador serve para diminuir os sons de baixa frequência, os mais agudos. Ambos tem a função de reduzir os ruídos desagradáveis, porém em frequências diferentes.