2.3.2.2 O uso de bigode é permitido para Oficiais, Suboficiais e Sargentos, desde que aparado e seu comprimento não ultrapasse a parte de cima do lábio superior.
§ 2º Não é permitido o uso de bigodes pelas praças de graduação inferior a 3º SG. Os Suboficiais e Sargentos só poderão usá-los mediante permissão do Comandante ou autoridade equivalente a que se estiverem subordinados.
O militar pode receber permissão para usar a barba com o objetivo de encobrir alguma cicatriz. Bigode pode, desde que não ultrapasse a linha dos lábios.
O militar ao fazer uso de bigode: 1 - fica obrigado a mantê-lo perfeitamente simétrico e aparado; e ။ II - fará de maneira que nenhuma parte do bigode estenda-se abaixo da linha do lábio superior, abaixo da linha horizontal que liga os cantos da boca ou além de cerca de 0,6 cm das comissuras labiais.
Única família autorizada a usar barba no Exército, os Theophilos encerraram a lenda do militar barbado —após o primeiro Manoel de cinco gerações decidir trocar o destino militar pela música. O primeiro Manoel Theophilo brasileiro (1816-1859) nasceu em Fortaleza (CE).
Dizem que somente os militares com parentesco com patronos são autorizados ao uso de barba, porém, não há uma proibição tácita, expressa ou de fato a respeito do uso, mas sim, um costume. Tal proibição é preconceituosa e discriminatória.
c) outras - é vedado o uso de corte de cabelo tipo "moicano" ou "topete"; - é vedado o uso de franja e outros penteados similares, que cubram a testa; e - é vedado raspar a cabeça ou adotar corte de cabelo com máquina inferior a nº 2, exceção para cursos ou estágios de caráter voluntário ou calvície.
Um bigode pode ir até à barreira moderada se existir algum valor na amostra que coincida com a barreira. Em geral, o bigode pára num valor que esteja na amostra (ordenada) e não chega à barreira, isto é, a observação está antes da barreira.
2.2.2.5 A coloração artificial do cabelo deve ser feita com moderação, utilizando as cores naturais, em tonalidade discreta e compatível com o uso do uniforme militar.
De acordo com a portaria nº 310, de 1995, do extinto Ministério do Exército, é vedado o uso de barba aos oficiais e praças do Exército. Os motivos são higiene e uniformização. Assim como o uso de fardas iguais, a estética do rosto também é uma forma de uniformização.
1º inciso I, alínea a, do RUIPMES, em que prevê que o bigode, quando adotado, deverá ser mantido aparado na altura máxima correspondente à máquina quatro, sendo completo até as extremidades dos lábios, devendo tal característica constar na fotografia da respectiva identidade militar.
Fim de uma era: única família autorizada a usar barba no Exército encerra tradição. A família Theophilo, única autorizada a usar barba no Exército, encerrou a “lenda do militar barbado”, após o primeiro Manoel de cinco gerações decidir trocar o destino militar pela música. As informações são da Folha de S. Paulo.
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou proposta que insere o porte de arma entre os direitos de praças das Forças Armadas – suboficial, subtenente, sargento, cabo, soldado ou marinheiro – que adquiriram estabilidade aos dez anos de efetivo serviço.
O Ministério da Defesa orienta que o jovem fique atento ao horário de funcionamento da sua junta militar e não se apresente vestido com camiseta regata ou bermuda. Tatuagens, barba ou corte de cabelo não impedem o ingresso ao serviço militar.
Esse tipo de corte é caracterizado pelo uso de máquina de cortar cabelo para deixar os fios extremamente curtos, ou até mesmo rentes ao couro cabeludo, oferecendo uma aparência clean e minimalista, destacando as características faciais e a estrutura do rosto.
no cabelo do tipo afro é permitido o penteado de "múltiplas tranças", definido por tranças de tamanho uniforme, de pequeno diâmetro (até 7 mm), não mostrando mais do que 3 mm do couro cabeludo entre as tranças.
O Serviço Militar é obrigatório por Lei, e todo brasileiro do sexo masculino deverá se alistar no ano em que completar 18 anos para a sua seleção e poderá ser incorporado para servir na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica. O alistamento está previsto na Lei do Serviço Militar e no seu regulamento.
- é vedado o uso de corte de cabelo tpo “moicano” ou “topete”, além do penteado com o cabelo levantado na parte anterior da cabeça, com ou sem gel fixador.
O cabelo curto deverá ser usado com penteado tradicional, não podendo o seu comprimento ultrapassar a altura da gola do uniforme. Nos casos de cabelos longos ou médios, estes devem estar presos em coque, com "redinha" na cor do cabelo.
A tatuagem é permitida, desde que não contrarie o disposto nas Normas para Apresentação Pessoal de Militares da Marinha do Brasil ou faça alusão à ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, à violência, à criminalidade, à ideia ou ato libidinoso, à discriminação ou preconceito de raça, ...
O que fazer para ser dispensado do serviço militar?
Os notoriamente incapazes, portadores de deficiência física ou psicológica são dispensados do serviço militar no ato do alistamento. Para isso basta informar à Junta de Serviço Militar a deficiência do alistado.