Quando os judeus de Tessalônica ficaram sabendo que Paulo estava pregando a palavra de Deus em Beréia, dirigiram-se também para lá, agitando e alvoroçando as multidões. Imediatamente os irmãos enviaram Paulo para o litoral, mas Silas e Timóteo permaneceram em Beréia.
Os bereianos eram mais nobres do que os de Tessalônica, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se era verdade o que eles anunciavam.
“Paulo escreveu de Corinto as Epístolas aos Tessalonicenses, durante a sua segunda viagem missionária”, por volta dos anos 50 a 51 d.C. (Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”, scriptures.LDS.org).
Um homem chamado Simão vinha praticando feitiçaria durante algum tempo naquela cidade, impressionando todo o povo de Samaria. Ele se dizia muito importante, e todo o povo, do mais simples ao mais rico, dava‑lhe atenção e exclamava: ― Este homem é conhecido como o Grande Poder de Deus!
As epístolas paulinas [1Ts 2.1, 2, 9 p. ex.] sugerem que Paulo ficou em Tessalônica muito mais do que três semanas. De acordo com Fp 4.16, a igreja de Filipos repetidamente lhe mandava ajuda, e a epístola aos Tessalonicenses indica que Paulo tinha podido dar extensa instrução doutrinária aos cristãos tessalonicenses.
Quando o Paulo foi expulso de Bereia com quem Timóteo permaneceu ali?
Atos 17:13-15 Almeida Revista e Corrigida (ARC)
Mas, logo que os judeus de Tessalônica souberam que a palavra de Deus também era anunciada por Paulo em Bereia, foram lá e excitaram as multidões. No mesmo instante, os irmãos mandaram a Paulo que fosse até ao mar, mas Silas e Timóteo ficaram ali.
Paulo é apedrejado e tido por morto. No dia seguinte, partiu para Derbe com Barnabé (At 14,19-20). Derbe: É a última cidade visitada, antes que retornem ao ponto de partida. Depois de anunciar o Evangelho nessa cidade, retornam, passando por Listra, Icônio e Antioquia da Pisídia, onde haviam sofrido perseguições.
Filipe, o Apóstolo foi um apóstolo de Cristo e mártir. Diz a tradição, através de Eusébio de Cesareia, que era casado, tinha duas filhas e teria realizado muitos milagres, inclusive revivido — não ressuscitado, assim como com Lázaro — um defunto em Hierápolis.
Sacrificaram os seus filhos e filhas, queimando-os no fogo; consultaram feiticeiros e adivinhos e dedicaram-se completamente a fazer tudo o que era mau e desagradava ao SENHOR, provocando com isso a sua ira.
Paulo não tinha voltado a Tessalônica após ser expulso durante sua segunda viagem missionária (ver Atos 17:10). Ele disse que não fora possível voltar porque ele foi “[impedido]” por Satanás (1 Tessalonicenses 2:18).
Qual o motivo da carta de Paulo para tessalonicenses?
Paulo expressa grande apreciação aos santos de Tessalônica. Ele relembra os leitores de seu afetuoso ministério entre eles e expressa alegria por sua fidelidade. Incentiva os santos a crescerem em amor uns para com os outros e para com todas as pessoas.
O que Paulo pediu quando orou pelas pessoas de Tessalônica?
O Apóstolo Paulo queria fortalecer a fé dos membros da Igreja de Tessalônica. Ele ensinou-lhes a doutrina da ressurreição dos mortos na Segunda Vinda de Jesus Cristo, bem como o que fazer para prepararem-se para a Segunda Vinda.
Bereia (hoje Véria, na Macedônia) foi a cidade onde o apóstolo Paulo pregou e suas palavras eram checadas com os evangelhos. O trabalho se estende a redes sociais de lideranças religiosas no Brasil e no exterior e para contas com conteúdos religiosos.
Bereia (em grego: Βέροια; romaniz.: Beroia) foi uma antiga cidade localizada na Macedônia situada no lado oriental das Montanhas Vermion (norte do Monte Olimpo) sobre a qual está edificada a atual cidade de Véria, na Grécia.
Eles são um grupo na Bíblia. que se destacaram pela. sua grande capacidade de investigação e discernimento. Os bereanos eram habitantes da cidade de Beré, na Grécia antiga, e foram identificados como um povo nobre e justo.
Os samaritanos acreditavam que adoravam o mesmo Deus dos judeus, mas não aceitavam as mesmas Escrituras dos judeus, a não ser os cinco primeiros livros, o Pentateuco de Moisés. Como não aceitavam os demais livros da revelação divina (por acharem que eram invenções dos judeus), o culto dos samaritanos era defeituoso.
Ao mesmo tempo em que adoravam ao Deus de Israel adoravam a deuses estran- geiros. Sendo assim os habitantes de Samaria, tanto hebreus como estrangeiros criaram uma religião sincrética. Essa forma de sincretismo religioso tinha muito em comum com os cultos introduzidos por Jeroboão I (1Rs 17: 34-41).
Qual a diferença entre os judeus e os samaritanos?
A religião dos samaritanos baseia-se no Pentateuco, tal como o judaísmo. Contudo, ao contrário deste, o samaritanismo rejeita a importância histórica de Jerusalém. Os samaritanos não possuem rabinos e não aceitam o Talmude dos judeus. A religião dos samaritanos é o samaritanismo.
Filipe foi pregar o evangelho em Samaria. Samaria foi a capital do reino de Israel desde os dias de Onri, pai de Acabe. Nos dias de Jesus e dos apóstolos o termo Samaria referia-se à cidade principal bem como à região que a circundava. Filipe estava simplesmente obedecendo à ordem de Jesus Cristo dada aos apóstolos.
Quando a perseguição espalhou a maioria dos cristãos, Filipe foi a Samaria; proclamou ali o evangelho, realizou milagres, e com muita alegria muitos aceitaram a mensagem e foram batizados, inclusive Simão, que praticava artes mágicas. (Atos 8:4–13).
Isto resultou na divisão do território, que colocou tanto a Judeia quanto a Samaria sob a administração de Herodes Arquelau, enquanto a Galiléia e a Peréia ficariam a cabo de Herodes Antipas, ambos filhos de Herodes Magno.